CUSTOMIZAR SEM PERDER A IDENTIDADE
É POSSÍVEL VER ALGO ATRAVÉS DA MARCA SEM PERDER A ESSÊNCIA.
Vestir uma marca sólida e consagrada, como é o caso da TV Cultura, não é uma tarefa simples. Antes de tudo, precisa haver relevância no conteúdo, na mensagem proposta. Neste artigo quero exemplificar algumas ocasiões em que a padronagem do logo foi alterada. Isso para permitir passar uma outra informação. Mesmo quando relacionamos situações cotidianas ou factuais à marca, deve-se ter o cuidado de manter a essência do símbolo, não descaracterizando aquilo que representa toda a história, força e solidez da organização.
No caso específico da Cultura, nosso desafio constante é o de nunca perder os propósitos contidos numa emissora pública e de função social, isto é, educar, formar e informar o cidadão/telespectador. Isso tudo, por sinal, está muito bem especificado como missão no estatuto da FPA (Fundação Padre Anchieta).
Diversificar texturas e fazer inclusão física da marca em situações cotidianas, requer cuidado com todas as possíveis interpretações. No último ano, trabalhamos com vinhetas que possibilitaram muitas variações, seja para sinalizar uma estação do ano ou marcar um conteúdo de segmento específico. Nas fotos que ilustram o artigo, revelo alguns exemplos de bastidores. Observe que em todos eles, a simetria e a proporção foram seguidas à risca de acordo com o manual de estilo do logo criado em 1969 pela Cauduro Martino, empresa pioneira em design gráfico no Brasil.
É preciso respeitar a criação e zelar por uma imagem construída durante muitos anos.
Personalizamos. Humanizamos. É possível somar diferentes pontos de vista, e mesmo assim manter a marca fortalecida.
Acima a equipe do núcleo de arte da TV Cultura na gravação de uma vinheta customizada com o mockup do logo para o dia da crianças.
FUSÃO DE MARCAS
Outro assunto relacionado à manipulação da marca e que requer cuidado é associá-la a uma outra marca/identidade igualmente consagrada. Agregar valores em uma ação conjunta pode justificar e enobrecer ambos os lados.
Um exemplo: No lançamento do conteúdo da Turma da Mônica na programação da TV Cultura, vestimos a marca, de forma muito divertida, com alguns dos principais personagens do Maurício de Sousa (foto).
Veja a vinheta pronta:
Para apoiar TEATRO.
Para valorizar e segmentar o conteúdo de um programa:
Para anunciar a chegada de uma estação:
TER CULTURA PEGA BEM
Copyright © 2019 TV Cultura. Todos os direitos reservados.
Fundador do Canal Flashback - Documentarista, produtor, redator e repórter
5 aExcelente, Bacana!
Editor de Vídeo | Operador de Câmera | Designer Gráfico
5 aQue trabalho fantástico Henrique!!! Parabéns! Cada post um aprendizado.