Custos de Produção Agrícola
Olá amigos, hoje vou abordar um pouco mais sobre os Custos de Produção Agrícola e sua composição. Espero que gostem!
A empresa Rural
Para uma tomada de decisão segura, o administrador da empresa rural ou o proprietário, necessita utilizar de ferramentas que possibilite reduzir os seus custos de produção através de uma gestão eficiente.
E como dividir os seus custos de produção e tomar uma decisão mais eficiente? Apesar de algumas variáveis internas e externas ao ambiente no qual está inserido a empresa rural, vamos abordar sobre o acompanhamento realizado pelos COE, COT e CT.
Definição do COE, COT e CT
Para análise dos custos de produção e viabilidade econômica da agropecuária, foi desenvolvido pelo Instituto de Economia Agrícola de São Paulo (IEA) através da estruturação proposta por Matsunaga (1976) os custos de Produção Agrícola. A estrutura do custo de produção é composta por:
- Custo Operacional Efetivo (COE) formado por todos os custos variáveis, sendo desembolsados no processo de produção;
- Custo Operacional Total (COT) no qual inclui o COE e mais uma parcela dos custos fixos, ou seja, COE + depreciação;
- Custo Total (CT) no qual inclui outra parcela dos custos fixos, sendo o custo de oportunidade da remuneração de terra, capital e empresário (COT + Custo de Oportunidade).
Fonte: Manejo mecanizado da lavoura de montanha
Análise do COE, COT e CT
Após o mapeamento, estruturação e acompanhamento dos custos de produção agrícola da empresa rural, deve observar os seguintes itens:
- se a Receita da venda da produção for menor que o COE, o projeto se torna inviável;
- se a Receita cobrir o COE mas menor que o COT, o projeto apresenta riscos, podendo continuar mas coma atenção redobrada;
- se a Receita cobrir o COT, o projeto é viável
- se a Receita cobrir o CT, o projeto é lucrativo
Podemos perceber que partindo destas premissas acima, se a Receita pagar o COE, o projeto deve ser continuado, caso contrário, o projeto deve ser paralisado.
Destrinchando os Custos de Produção Agrícola
O Custo Operacional Efetivo (COE) é formado pelos custos de operações, insumos, administrativos, arrendamento e serviço terceirizado. O Custo Operacional Total (COT) é composto pelo custo com depreciação e custo financeiro a longo prazo. Por fim, o Custo Total (CT) é formado pelo custo de oportunidade (remuneração de terra, capital e empresário ou proprietário).
A efetivação da qualidade do acompanhamento dos custos de produção para as empresas rurais produtoras e exportadoras, independente da atividade de cultivo, deve estar ligada a produção eficiente e a redução dos custos para se obter um resultado positivo sobre as despesas.
E como está o seu custo de produção?
Juliano Vital
Economista - Analista de Novos Negócios: E-Agro/Controle de Gado