Porque fazer um Planejamento Agrícola?

Porque fazer um Planejamento Agrícola?

Bem, existem várias respostas para essa pergunta. Mas uma boa resposta que engloba praticamente todas as outras é: “para ser mais eficiente na utilização dos recursos”

Simples assim.

Via de regra, nós quase nunca temos todos os recursos necessários para fazer o ótimo. Sempre irá nos faltar algum recurso, seja ele dinheiro, seja ele insumos, seja ele tempo.

Por isso precisamos planejar. Para garantir que usemos os recursos que temos disponíveis da melhor maneira possível.

Além de ser mais eficiente no uso dos recursos, outro fator também colabora para a importância de se planejar, que é a jornada do agricultor.

Todo ano, o agricultor tem uma jornada longa a cumprir. 

Essa jornada compreende as etapas de pré-plantio, plantio, manejo, colheita e pós colheita, e a forma com que eu vou conduzir essa jornada é que vai ditar se eu vou conseguir alcançar meus objetivos e metas que estabeleci para aquele ano-safra. 

Normalmente os objetivos são produzir mais e gastar menos, e para isso, você precisa de um plano, pois a jornada do agricultor é muito longa, então a chance de se perder ao longo dela é muito grande.

Se perder significa ser ineficiente na utilização dos recursos. 

Podem aparecer novos recursos que você não tinha e você não sabe como usar, você opta por seguir os caminhos mais fáceis ou você toma decisões olhando apenas para o “hoje”, e esquece que no ano que vem, a jornada começa tudo de novo, e se você não fez as escolhas certas “hoje”, o seu “amanhã” será prejudicado.

Alguns agricultores mais desenvolvidos já fazem um planejamento agrícola, mas a maioria dos agricultores não têm organização suficiente para fazer um planejamento agrícola eficiente.

“Mas como é feito então nesses casos em que o agricultor não faz o planejamento agrícola?”

Quando chega o momento de fertilizar a lavoura, de aplicar nutrientes, o agricultor olha para o que ele comprou no ano passado. Se o agricultor enxergar que o fertilizante está um pouco mais caro, ele compra menos. Se ele enxergar que está barato, ele compra mais.

Isso porque a compra de fertilizantes é o único fator que o agricultor tem pleno controle sobre o custo, e tendo em vista que esse isso representa de 40% a 60% de todo o custo da produção, é ali que o agricultor, se precisar cortar custos, vai cortar.

Ele não vai deixar de aplicar fungicida ou inseticida, porque ele sabe que se ele não aplicar, ele pode perder de 50% a 70% da sua produção.

Mas o que ele normalmente esquece de considerar, é que esses 50% a 70% são em cima de um potencial que é definido justamente pela quantidade de nutrientes que está sendo colocado no solo. 

Então se ele não cuidar desse fator, no ano seguinte, ele vai estar deixando de perder 50% a 70% de nada.

“E como a InCeres pode ajudar o agricultor no momento do planejamento agrícola?”

Com a nossa plataforma, ajudamos o agricultor num primeiro momento a organizar os dados da sua propriedade.

Com os dados históricos da propriedade, entregamos um “Plano de Amostragem” de toda a propriedade do agricultor, que vai dizer qual tecnologia vamos utilizar em cada talhão: amostragem em UGD (zonas de manejo), grades ou convencional.

Com o resultado da análise de solos, nós construímos o “Detalhamento da Recomendação” de aplicação e a “Prescrição de Insumos”.

Esse material já é a base para a construção de um “Plano Nutricional” e um “Plano de Compras” para a safra seguinte, ou seja, para daqui 18 meses.

Essa antecipação desses planos é justamente o que permite ao agricultor identificar e aproveitar o melhor momento de compra de insumos, fazendo com que ele utilize de seus recursos financeiros da forma mais eficiente possível, focando em alcançar seus objetivos que já foram estabelecidos.

Se quiser entender melhor sobre como a InCeres ajuda no momento do planejamento agrícola, fale com um de nossos especialistas através do nosso site.

Matheus Tobias Fernandes

Planejamento Estratégico, Controles orçamentários e Tecnologias Agrícolas

7 m

Bacana essas abordagens sobre a importância de um plano agrícola bem delimitado. A otimização de recursos e como traçar a melhor estratégia na produção agrícola de forma eficiente é o único caminho la rentabilidade e sutentabilidade!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos