Dá para ser Líder sem dominar a Comunicação?
Um líder corporativo domina a Comunicação ou é dominado por ela?
É inquestionável que o desafio da liderança envolve a comunicação. Muitas pessoas acreditam que os melhores líderes já nasceram com esse espírito em sua personalidade e que desde pequenos demostraram uma força específica de motivar, se comunicar e chegar a resultados. Outros, porém, preferem afirmar que essa habilidade foi construída ao longo da vida.
No mundo corporativo, a competência de liderança, por ser fundamental, pode ser tanto desenvolvida ou aperfeiçoada por meio dos desafios do dia a dia, quanto trabalhada e assimilada por meio de cursos específicos, aconselhamentos profissionais ou mesmo coaching.
Independente da maneira como essa habilidade é adquirida, todos os gestores de uma organização que está realmente comprometida com resultados são constantemente cobrados por sua competência de mobilizar e gerenciar pessoas.
Nesse sentido, um dos desafios das empresas é o de transmitir aos gestores informações e estratégias que os capacitem a serem líderes mais inspiradores e cuidadosos com sua equipe e na interlocução com outras hierarquias.
Esse é um dos principais desafios da liderança: desenvolver uma boa comunicação para conseguir envolver sua equipe e atingir as metas, interagir com seus pares administrando conflitos e construindo parcerias, identificar motivadores e desenvolver negociações estratégicas.
Essa habilidade necessita ser constantemente trabalhada, um vez que, por esbarrar em questões primárias de construção da personalidade, não é simples de ser adquirida e mais difícil ainda de ser colocada em prática.
A comunicação é o pilar básico que sustenta a liderança: maus comunicadores criam e nutrem a incerteza, enquanto bons comunicadores constroem equipes confiantes, buscam superação constante de metas e trabalham em sinergia com seus pares.
Se você gostou deste artigo e quer conversar sobre o assunto, seja para desenvolvimento pessoal ou para cursos in company, envie um email para mgold.contato@gmail.com
Um abraço,
Miriam Gold