A DÚVIDA COMO ALIADA
Fomos ensinados a valorizar a certeza e achá-la bonita. Já a dúvida sempre foi mal vista e temida. E ela também é uma emoção difícil de assumir porque causa desconforto. Mas, por sorte, eu aprendi na terapia e na própria pele, que a dúvida pode ser também uma forte aliada. Como assim aliada? A dúvida faz você ampliar o olhar, investigar, flexibilizar. A dúvida faz tremer as suas certezas absolutas, as suas crenças. Ela abre espaço para o novo. Lembra da frase " Vou lhe dar o benefício da dúvida" ? Então, duvidar pode gerar benefícios temporários. E pode ajudar a suspender o julgamento, a mudar definitivamente o olhar e mudar algumas certezas de lugar.
Usar a dúvida como aliada para quebrar crenças ou pensamentos negativos ou suspender julgamentos, é poderoso. Quando abraçamos o desconforto da dúvida, desenvolvemos a capacidade de entrega ao mistério e descobrimos nossas possibilidades. Ás vezes, as verdades absolutas e o apego podem limitar a nossa expansão e crescimento. Pense nisso. E da próxima vez que você se julgar ou se autocriticar, chame a dúvida para conversar: será que sou isso mesmo? É um bom caminho para quebrar crenças e descobrir (ou reafirmar) a certeza genuína, aquela que te ancora e não que cristaliza o seu olhar.
#duvidas#certezas #desenvolvimentopessoal #comunicacao #terapia #empatia #julgamento #autoconhecimento #desenvolvimentopessoal