Da certeza para clareza. Do pensamento binário para pensamento em espectro.

Da certeza para clareza. Do pensamento binário para pensamento em espectro.

Há cerca de 1 ano, motivado pela busca e curiosidade sobre inovação, me deparei com a buzzword "Futurismo". Comecei a estudar "futures literacies" de forma despretensiosa, motivado por tal curiosidade e entendendo como poderíamos aplicar dentro da BRF. 

Busquei escolas como o Institute For The Future e a Aerolito para entender como ciência, tecnologia e novos modelos de negócio podem moldar o comportamento humano no futuro emergente (até 5 anos) e pós emergente (5-10 anos).

Meu desenvolvimento pessoal e profissional nos últimos meses foi embasado em muitas das reflexões que cursos, livros, filmes, palestras e conteúdos voltados a essa disciplina me provocaram. Além das trocas de ideias com outros colegas e amigos que se interessam e trabalham com este assunto.

Aprendi que falamos de futuro sempre no plural, afinal não existe um único destino para nossa realidade, sociedade ou para a humanidade. 

O pensamento binário de certo ou errado passou a ser mais amplo e a analisar perspectivas em espectros. Trazendo mais intensidade na busca por clareza e por mais perguntas do que a procura por certezas.

Aprendi que o passado conta muito sobre o nosso futuro e que nos conhecermos (como indivíduo e sociedades) é extremamente importante para pensarmos em soluções para os futuros que queremos construir. 

A tecnologia é e sempre será "human centered". A automação de processos e atividades irão coexistir com tarefas e processos essencialmente humanos. 

Precisamos ser todos camaleões e termos a capacidade de aprender a reaprender para se adaptar as diferentes situações e oportunidades que esse mundo VUCA/BINA vai nos trazer.

Aprendi a ver a sinais de futuro em 3 ondas de impacto e como construir visões correlacionando cada um deles depois de pós-categoriza-los. Parece complexo, mas não é.

Tenho muito a agradecer às pessoas que me incentivaram a expandir meu intelecto e fizeram minha empatia crescer nesse processo de aprendizagem (que ainda continua). Feliz por poder compreender e aprender um pouco mais sobre o comportamento humano, relacionado a dois tópicos por qual me interesso tanto (tecnologia e inovação) e ainda poder aplicar na minha rotina profissional e pessoal.

Futures are not written in stones, let's build them!

Fernanda Prestefelippe

Business Strategy | Organizational Culture | Leadership

3 a

Paulo, que demais! Que prazer ler essas palavras. E sou suspeita pra falar, mas você ARRAZÔ na foto! <3

Demais ler seu relato Paulo, obrigada por compartilhar.

Leonardo Maciel de Freitas

Sr Manager, Global Credit & Collections at Grupo Boticário

3 a

Que legal Paulo!!! Muito interessante, me motivou a procurar e entender um pouco mais... obrigado pelo insight

Marina Trevizolli

M.Sc., MBA, Eng., Product Manager, Geotechnical Analysis Software

3 a

Estou adorando Full Spectrum Thinking!

Luiz Thereza (Filho)

Group Manager Productivity Services, Electromobility @Volvo Group | Business Engineer | Mechanical Engineer

3 a

Great reflections mate. Isso ai. Abs

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Paulo H. de Abreu Filho

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos