DDC Samsys

DDC Samsys

No passado dia 7 Junho, no multiusos de Gondomar ocorreu o fabuloso Dia do Conhecimento @samsys.

O Ricardo Costa iniciou de uma forma que elevou o evento para níveis incríveis.

A ideia do Ricardo das redes sociais, das frases feitas rapidamente se desvaneceu. A proximidade, a simplicidade do seu discurso conquistou-me.

Falou-nos de forma transparente do Departamento de felicidade que criou na Bernardo da Costa. Além dos serviços que são prestados, o mais importante é as pessoas saberem que tem uma empresa que a vai ajudar a ficar bem nos momentos mais difíceis. E isto é de uma profundidade incrível, o cuidar do outro, o estar lá para....

Depois ensinou-nos a nova forma de medir o sucesso, com as mudanças do mercado imposto pelas novas gerações. O sucesso não é medido pelo cargo e ordenado, mas tem em conta a saúde física, a saúde mental, o gostar do que se faz e o equilíbrio entre vida profissional e a vida pessoal.

Sucesso é quando rimos muito, quando temos o afecto de uma criança e quando impactamos positivamente a vida de alguém. Para uma empresa ser eficaz tem de promover a simplicidade e a liberdade. A liberdade é a maior conquista do ser humano e quantas vezes abdicamos dela para sermos aceites, pensamos, sentimos e não dizemos com medo, todas essas vezes dizemos Não a nós próprios.....

E para os mais céticos, a felicidade é de facto lucrativa, porque Colaboradores satisfeitos são 20% mais produtivos e Colaboradores insatisfeitos são 30% menos produtivos. É importante viver um clima seguro, onde o erro é aceito, onde o medo não impera.

A mudança é a única constante na vida. Já não há heróis… os líderes precisam de uma equipa com diversidade. Liderança não é sobre lutar sozinho, mas sim incluir todos na luta.

Em Portugal nós não somos pouco produtivos, somos é mal pagos. Devemos apostar em nós, na formação e na requalificação constante.

A felicidade começa dentro de cada um de nós. E devemos assumir essa responsabilidade.


A Madalena Carey , foi uma surpresa de encher o coração. Uma verdadeira inspiração. E tenho a convicção de que um dia a vou conhecer. CEO da Hapiness Business School.

Sofreu na pele o que é ser diferente num mundo de “normais”.

Interiorizei que a minha dor é válida, mesmo que nos digam que temos tudo e não temos motivo para ter essa dor. A nossa dor é válida mesmo que pareça mais pequena ou menos importante que a do outro.

95% das pessoas têm crises ansiedade… provocadas pelo local de trabalho. Dá que pensar não dá?

Ao contrário do que possamos achar, o ser humano não foi programado para ser feliz.

Somos uma sociedade que se voltou para fora, achamos sempre que a relva do vizinho é melhor que a nossa.

Andamos a responder às expectativas, valores, objetivos dos outros e desrespeitamos as nossas, o que nos vem de dentro. Por vezes somos umas Galinhas sem cabeça, estamos sempre em estado de reação.

A psicologia positiva salvou a Madalena e pode e deve salvar-nos a todos. O sogro da Madalena é uma inspiração para a vida. Aprendi que os nossos problemas são quase sempre privilégios de muita gente. Achamos que devemos procurar o nosso propósito, mas procuramos algo megalómano, e por vezes ter impacto na vida de alguém de forma simples é um enorme propósito.

Aprendi ainda que um resiliente não pergunta porquê eu mas sim porque não eu?

Eu não sou o que eu sinto, eu não sou o que eu penso. Qual a história que eu escrevo?  

Finalmente ouvi alguém referir o que tantas vezes penso e refiro nos últimos dois anos, temos de liderar reforçando os talentos ao invés de tentar corrigir constantemente as fraquezas. Focar no bom e não no menos bom.

E também a Madalena tal como o Ricardo reforça que cada um de nós tem de se Salvar. Assumir a responsabilidade, parar de esperar que alguém a salve, que o mundo à sua volta mude.

Por fim, uma das frases que mais me ficou: Só há duas formas de influenciar o comportamento humano: ou manipulamos ou inspiramos. E que bom que é Inspirar.

Fátima Lopes

A Fátima Lopes , a quem devemos um agradecimento enorme, porque mesmo tendo iniciado a manhã de uma forma que nenhum de nós deseja, assumiu o COMPROMISSO e partilhou com todo o seu Amor que nós devemos cuidar dos outros, mas temos também de cuidar de nós: Dormir bem, fazer coisas que gostamos de fazer, priorizar-mo-nos.

Ensinou-nos que devemos saber:

Escutar-me, tomar as decisões por mim, não paralisar com o medo dos outros sobre a nossa jornada. Aprender a silenciar, a escutar-mo-nos a nós próprios.

Escolher-me, todos os dias. Num avião a primeira máscara deve ser para mim, para a seguir poder cuidar dos nossos, assim deve ser na vida.

Respeitar-me, conhecer os meus limites, as minhas necessidades e respeitá-las. Respeitar as minhas escolhas.

E por fim, SONHAR sempre, visualizar, acreditar, sonhar por nós.

A Rita Piçarra era talvez a oradora que me dizia menos. A Reforma aos 44, parecia uma história da Disney.

Mas a Rita é um Ser muito especial, com uma energia e uma luz no olhar que contagia tudo à volta. A Rita é simples, tem sorriso de menina, e como me identifiquei com a sua história de vida. O seu pragmatismo, o acreditar que se alguém conseguiu nós também conseguimos, a persistência, que alguns confundem com arrogância, o viver na Luz, com uma alegria e irreverência pouco comuns no mundo empresarial.

A Rita falou sem receios de dinheiro, ensinou-nos que ambição não é ganância. Ambição são os nossos objetivos. E a ambição de ser CFO da Microsoft em Portugal parecia muito, mas foi pouco para alguém como a Rita que atingiu e superou esse objetivo.

E foi nos momentos mais difíceis como a morte do próprio PAI  que a Rita ganha vida e determina que não vai sobreviver mas vai viver em pleno.

A Rita já trabalhou muito, já ficou sem palavras perante o Bill Gates e tanto que ela queria dizer algo inteligente... falhou? Talvez. Preparou-se para não falhar uma segunda vez, e não falhou.

Agora dedica o seu tempo ao Surf, à família, e a estas palestras que tanto valor nos trazem. Ela ganhou liberdade, com toda a sua estratégia ela comprou o seu tempo. Vou-me lembrar sempre da tua história Rita e acreditar que é possível.

Gostava de conhecer mais sobre a Rita, comprei o livro, não sei se será suficiente. Não tive a estratégia dela, nem os ordenados para me reformar aos 44, mas seguramente ao ouvi-la senti que me estava a ver. E acredito que um dia poderei ser eu a estar ali a contar a minha história...Porque a vida não pode esperar.

O Tarantini Vaz , é um cromo, mas um cromo incrível de energia, de luz, de agarrar todos os momentos que a vida nos dá.

Com ele percebi que a vida é uma série de coincidência positivas e negativas… mas nunca devemos perder as oportunidades

Que é preciso acreditar no helicóptero, porque um dia ele chega para nos levar ao sonho. E que o helicóptero vale mais do que as “Carlas” da nossa vida.

A bola de ouro dele foi o doutoramento que fez sendo jogador de futebol profissional, e que grande determinação....

Compromisso é dar o nosso melhor com a realidade que temos.

Compromisso coletivo é um facilitador de resultados individuais.

Compromisso é vestir a camisola por uma causa e deixar a nossa marca.

Compromisso é nunca deixar a equipa sozinha.


Pauê Aagaard sofreu um acidente aos 18 anos e perdeu as pernas. Não há forma de dizer isto sem que doa. Mas ele escolheu seguir em frente.

Pediu-nos para na vida não andarmos em piloto automático: Pare, escute e olhe para recuperar a sua vida.

Partilhou connosco a mensagem da Mãe dele, que me fez chorar: “As pessoas vão-te ver como você se impuser. Se se vir como um coitadinho vão-te ver como o coitadinho que perdeu as pernas, mas se você for de bem com a vida e se der graça a Deus por estar vivo? Se for feliz, as pessoas vão-te ver com orgulho e admiração”.

A pedra no caminho pode ser um diamante. Nem sempre o que parece é.

É importante Entender - Aceitar- Superar

Pauê contou-nos todo o seu percurso e etapas com uma alegria e humor incríveis e deixou um pedido. Quando virmos alguém desesperado coloquem-se próximo. Isso é dar suporte. E normalmente é o que basta para o outro seguir a sua jornada.

Sofia Fernandes

A Sofia de Castro Fernandes com quem já tive o prazer de privar num evento que organizei para a equipa de projeto enquanto responsável de Change Management do projeto de transformação digital, é hoje uma Sofia ainda mais incrível.

Com ela aprendemos que temos de ser melhor que desculpas. Para resolvermos um problema ou sermos capazes de mudar precisamos de:

Saber - tomada de consciência

Querer - queremos que tudo mude, mas nós temos de querer mudar - a nossa atitude - atitude alex.

Fazer - pôr em prática com disciplina

No caso da Sofia ela já tinha toda a estratégia mas o Gatilho foi o seu filho. Que história de amor incrível. Independentemente das mudanças físicas a Sofia é incrível, ela tem noção do seu próprio valor, não precisa de validações externas, e como tal não há ninguém que a possa pôr em causa.

Contou-nos a História do Cão e do Prego. Adorava que a pudessem ouvir. É tão o reflexo da nossa vida quando estamos em sobrevivência..... Quando o prego dói, mas não o suficiente nós ficamos todos os dias na dor mas não temos a motivação suficiente para sair do local onde o prego nos está a magoar.

Às vezes só precisamos de mudar a conversa cá dentro. Contar a narrativa de uma perspetiva ganhadora. “Em vez de eu vou perder peso, acreditar que eu vou ganhar saúde....”

Na vida temos de ser mais ALEX (disney) e ir. E logo se vê. Eu felizmente nasci com o verbo ir e agradeço a Deus todos os dias por isso. Mas eu sou um Alex sem Matin, sem aquela pessoa que está lá presente todos os dias para nos impulsionar, que acredita em nós, que acredita que vamos conseguir brilhar sempre.

Depois a Sofia disse que não tem paciência para Calimeros e eu concordo muito com ela. Aqueles que não aceitam elogios nem críticas. Aqueles para quem nada é possível. Aqueles cujas frases começam por: É difícil.... sem sequer tentarem....Mas eu normalmente acho que preciso salvar essas pessoas e a Sofia disse algo que mexeu comigo: Cuidado com estas pessoas… há muitas pessoas que não querem ajuda. Dizem muitas vezes: Ah isso és tu que tens sorte, no meu caso não dá.....


E encerramos com a Dose de energia nota 10 do Fred Canto e Castro .

Que nos levou a questionar quem sairá vencedor: os nossos Desejos e ou os nossos Medos?

Fez-nos meditar sobre qual a viagem queremos fazer? A Viagem da nossa vida? Como a visualizamos?

Será que para sermos extraordinários temos de abdicar de ser feliz? Não, mas nós somos seres multidimensionais. E precisamos de preencher várias áreas da nossa vida para nos sentirmos felizes. Assim precisamos dedicar tempo, foco, energia a área da nossa vida que não nos satisfaz. Para a nossa vida mudar nós temos de mudar primeiro.

Depois levou-nos a uma viagem ao passado para agradecer pelo que passamos, ou agradecermos a alguém bem especial. Pela pessoa que me fez acreditar ser o que sou sem limites. Para mim essa pessoa era a minha Mãe. E ao agradecer, só ouvia a voz dela a dizer, segue filha tu és capaz! E eu sei que vou ser!

Por fim, agradecer ao Samuel Soares mas acima de tudo ao Ruben Soares que me desafiou a fazer o vídeo no qual vos convidei para o samsys 2024, e com quem tive o prazer de conversar no evento. Que casal simpático, que energia boa a do Ruben e da sua esposa. Obrigada pela vossa generosidade.

Obrigada a toda a equipa da Samsys .

Depois de tudo isto, se não se inscrevem já no evento DDC Samsys 2025, andam mesmo a sobreviver.... Dia 6 Junho 2025!!!!!

Inscreve-te aqui

VIVAM! VIVAM MUITO.

Vejam o video com este resumo aqui: Video

Ana Rita Carneiro

Visual Act | Fashion Retail | Digital Marketing | Design | Trainee Counselor

6 m

Eu vi-te! Estavas, como sempre, maravilhosa! ❤️

Ruben Soares

Promotor de uma Cultura Empresarial Humanizada | Co-Propriétario da Samsys | Empresário | Empreendedor | Desenvolvimento de Negócios

6 m

Uau!!!! Que depoimento, que sintese, que partilha tão rica e detalhista! Muito, muito, muito obrigado Marta Mota! Já consegui descarregar o video e com a tua permissão vou partilhar nas minhas redes sociais! Muito, muito grato!

Samuel Soares

CEO da Samsys - Consultoria e Soluções Informáticas

6 m

Muito obrigado pela atenção Marta Mota! 😊 🤗 👍 🙏

Marta Mota

General Director | Business Unit Director | Head Of Change Management | Business Strategy | Organizational Transformation | Retail | Fashion

6 m

Inscreve-te já no de 2025 em : https://academia.samsys.pt/eventos/ddc-samsys-2025/

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos