De onde tirar ânimo? Como se motivar?
Estamos vivendo um período tão conturbado de crises, corrupções, falta de investimentos em vários setores importantes, desempregos... Isso tudo me leva a crer que ser Brasileiro está acima do emocional, do bem e do mal.
Tanto nas empresas como em nossas vidas, temos que aprender a lidar com as variedades de situações que nos cercam sem perder o entendimento, sabendo de fato que temos que lutar pela harmonização das coisas em nosso entorno, pela valorização do ser humano, para que o bem esteja sempre disponível para todos.
Pela minha experiência, de uma coisa eu tenho certeza: "tudo passa" tanto as coisas boas quanto as coisas ruins, e se tirarmos proveito dessas experiências, ficará uma lição importante e “nunca mais seremos os mesmos”.
Temos que ter amor por tudo que fazemos para conseguir produzir algo útil em meio a tantas loucuras, para obter resultados, mesmo diante de tantas e naturais imperfeições que nos cercam.
O mundo que chamamos de competitivo, na verdade foi desenhado pela agressividade, amparado por um marketing nem sempre feito de forma honesta. Tudo para poder gerar impulsos e decisões na hora da compra pelo cliente, como temos visto nos noticiários. Por exemplo: carne com papelão, queijo ralado misturado a farinha de rosca etc.
Às vezes assistindo a tantas coisas erradas, a tendência natural é desanimar, mas eis que surge a pergunta: De onde tirar ânimo? Como se motivar?
A resposta parece ser louca, mas ainda é o que funciona. A resposta é "trabalhe duro". Duro não significa trabalhar sem dinheiro, isso (e talvez você que esteja lendo) mais de 80% dos trabalhadores já o fazemos. Mas quando eu me referi a trabalhar duro, é trabalhar com determinação e afinco. Somente assim poderemos mudar as coisas ao nosso redor. Os resultados positivos poderão até demorar, mas serão inevitáveis, pode acreditar.
Creio que quando acreditamos em Deus e temos fé em um futuro promissor, podemos aumentar nossa determinação, aumentar nossa paciência para gerenciarmos nossas ansiedades e precipitações, garantindo munições frente a essa guerra, garantindo a persistência necessária para vencer essa batalha que às vezes surge em nossa frente de forma invisível aos nossos olhos.
Para finalizar, pense positivo. Os pensamentos positivos são como vozes recebidas em forma de músicas, aquelas belas canções que não paramos de querer ouvir, são típicos das coisas que escrevemos e fazem parte do que sentimos.
Boa sorte!!!
Miguel Santos
Analista Ambiental | Bacharel em Química | Gestão de Processos | KPI | Dashboard | Qualidade da Água Potável | Qualidade do Ar Climatizado | Controle de Pragas e Vetores | SGI | Gerenciamento de Resíduos
7 aItalo Lira Machado