De onde vem as ideias?

De onde vem as ideias?

De onde vem as ideias?

A maior parte do marketing de conteúdo envolve o pensamento do cérebro esquerdo (estratégia, codificação, dados, desenvolvimento web, algoritmos, SEO) e uma variedade de outras ferramentas conhecidas por uma sopa de letrinhas de acrônimos. 

Mas os melhores momentos do marketing de conteúdo geralmente vêm do casamento entre o pensamento do cérebro esquerdo e direito. A criatividade é fundamental na indústria de publicidade, e o marketing digital não é exceção. 

Descobrir como usar com sucesso esse novo canal de mídia social para a vantagem de sua marca, como fazer o próximo sucesso viral ou como melhorar a experiência do seu cliente requer um grau de inovação que não pode ser alcançado apenas com o pensamento do cérebro esquerdo.

Então, como você traz criatividade para sua estratégia de marketing de conteúdo?

Cérebro esquerdo x Cérebro direito

Assim como muitas empresas de sucesso sabem o valor de contratar pensadores do lado esquerdo e direito do cérebro, muitas boas ideias são o resultado de duas entidades aparentemente não relacionadas que se unem para criar um pensamento “louco” e brilhante.

 Como afirma o blogueiro Seth Godin, “As ideias ocorrem quando universos diferentes colidem”. Adotar uma abordagem interdisciplinar em seu processo criativo é notoriamente bem-sucedido em ajudar os pensadores a terem as “grandes” ideias. 

O popular autor de ciência Steven Johnson concorda: “Ideias inovadoras quase nunca surgem em um momento de grande insight em um súbito golpe de inspiração. A maioria das ideias importantes leva muito tempo para evoluir e passam muito tempo adormecidas em segundo plano. 

Não é até que a ideia tenha dois ou três anos, às vezes 10 ou 20 anos para amadurecer, que de repente ela se torna bem-sucedida e útil para você de certa forma. E isso ocorre em parte porque as boas ideias normalmente vêm da colisão entre pequenos palpites, de modo que formam algo maior do que eles próprios.”

Pensamentos de “chuveiro”

Todos temos eles. Talvez seja porque os chuveiros não causam distrações. Ou talvez seja a água limpa e quente que corre do chuveiro para o seu cérebro. De qualquer forma, os pensamentos do chuveiro têm o potencial de ser poderosos. 

Existe até um artigo do Buzzfeed sobre eles: “Seu estômago pensa que toda batata está amassada” e “Quando você bebe álcool, está apenas pegando emprestado a felicidade de amanhã”.

Às vezes, as ideias surgem em um momento eureca semelhante ao que Arquimedes teve em sua banheira. Keith Richards acordou no meio da noite com o riff principal de “satisfação” totalmente formado em sua cabeça. 

Willie Nelson escreveu três de seus maiores sucessos em uma semana. Algumas ideias surgem aos borbotões e, quando isso acontece, você tem muita sorte. A realidade é que a maioria das “inovações” é produto de trabalho árduo e concentração cuidadosa. 

É a rotina diária de escrever, ler, praticar, lutar e trabalhar com as ideias medíocres. Às vezes, se você tiver ideias ruins o suficiente, você terá uma boa. Não importa o que aconteça, boas ideias exigem paciência.

Preparação

Thomas Jefferson disse uma vez: “Acredito muito na sorte e acho que quanto mais trabalho, mais tenho dela”. Uma coisa é ter uma boa ideia, mas se você não for capaz ou não estiver preparado para reconhecer sua existência, ela escapará de você. 

Frequentemente, a melhor preparação que você pode fazer é prestar atenção ao mundo ao seu redor, seja lendo notícias, tendências digitais ou fazendo pesquisas. Aqueles que não se prepararam para ser criativos raramente o são.

Curiosidade

A curiosidade vai além de apenas prestar atenção. Vem da vontade de fazer perguntas (mesmo as estúpidas), de entender mais e de desmontar as coisas, literal ou figurativamente. Surge do desejo de saber “e se...” e depois seguir essa pergunta até chegar a algum lugar interessante. Godin escreve: “As ideias temem os especialistas, mas adoram a mente de iniciante. Um pouco de consciência é uma coisa boa.”

A curiosidade requer proatividade. Se você encontrar um trecho de algo interessante, persiga-o. Não ande da mesma maneira para o trabalho todos os dias. Não se sente na mesma cadeira na sala de conferências sempre que houver uma reunião. 

Experimente um novo aplicativo ou canal de mídia social. Passe um dia prestando atenção especial aos cheiros ao seu redor. Aprenda sobre um tópico novo. Quando você pratica ativamente a criatividade, é mais provável que você ganhe perspectivas diferentes, que podem ser a inspiração que acende dois pensamentos de esquerda naquela ideia indescritível e tentadora que você está procurando.

Meio Ambiente

Seja no chuveiro, na mesa ou no carro indo para a academia, as ideias podem surgir na sua cabeça, independentemente de onde você está e do que está fazendo. No entanto, existem certos ambientes em que as ideias geralmente não prosperam.

As ideias odeiam espaços onde há um histórico de críticas, ataques pessoais ou tédio. Às vezes, eles se saem bem na rotina, enquanto outras vezes exigem uma programação completamente diferente. 

Aprenda como aproveitar esses padrões de pensamento e fazê-los trabalhar a seu favor.

Apesar de todos os seus esforços na preparação, curiosidade e banho em busca dessa grande ideia, ocasionalmente ela só virá por acaso. Quando você estiver no “lugar certo na hora certa”, fique aberto para fazer conexões entre coisas ou eventos não relacionados. Você pode encontrar o que estava procurando.

Renata Pádua

Especialista em produção de conteúdo

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos