DE ONDE VIM, ONDE ESTOU E O QUE TENHO
Minha trajetória profissional fará mais sentido para os que acreditam em conciliação entre lucro e as questões sociais e ambientais.
Quantas horas passamos ou no trabalho ou por conta dos afazeres profissionais? Quantas noites de sono perdemos preocupados com carreira ou negócios? No ambiente profissional, há um intenso convívio e acredito que podemos promover nesse espaço relações mais saudáveis, sem discriminações, derrubando muros e construindo pontes. Considerando a saúde mental, uma emergência dos tempos pós-pandêmicos.
Além do lucro, condição única da existência empresarial, também é meu desejo devolver humanidade nas relações de trabalho, por exemplo por meio do encontro do jovem com sua trajetória profissional, porque assim aconteceu com meu pai.
DE ONDE VIM: O VALOR DA ORIGEM E A ORIGEM DOS VALORES
Meu pai, Paulo Salkini, nasceu na década de 1940, em Maricá, município da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Eu nasci em maio de 1976, na cidade do Rio de Janeiro, no bairro do Flamengo, nome do meu time do coração, e cresci em Niterói/RJ, onde permaneço e de onde escrevo.
Diante das ausências – de comida e de escola –, o Coroa foi enviado para morar e trabalhar com parentes na cidade do Rio de Janeiro. Ele mudou-se várias vezes, talvez pela dificuldade dessas casas absorverem mais um para alimentar. Trabalhou muito, vendendo balas, cadernos, apetrechos carnavalescos nos trens e na lotação (assim ele chamava os ônibus da época). Ou seja, era um empreendedor informal que definia suas mercadorias pela sazonalidade.
A superação da fome começou em um curso de datilografia. Um dos maiores bancos comerciais pediu à professora do curso de qualificação profissional (a época datilografia era fundamental), os dois melhores alunos da turma. Meu pai me contou que ele não estava entre os melhores, mas sua professora viu naquela oportunidade a solução da necessidade do meu pai. Assim, foi indicado para ser ajudante de office boy.
Quando cheguei ao mundo, meu pai já tinha superado a fome, a distância da família e os trabalhos informais. Eu, seu caçula, fui recebido por um pai amoroso, presente, piadista e contador de histórias. Seu amor e sua presença me deram o exemplo. Seu humor me fez adotar o sorriso na vida. Suas narrativas, cheias de ensinamentos sobre o universo do trabalho, me moldaram desejoso de iniciar a vida profissional cedo, aos 14 anos. O velho Salk é o grande amor da minha vida e sua saudade diária iniciou-se em 1993. No dia em que o Brasil ganhou a Bolívia de goleada, confirmando-se para a Copa de 1994 (jogo que meu pai teria adorado assistir), eu perdi o homem que mais admirei. Esse dia é daqueles inesquecíveis.
Assim como seu legado, uma vida de valor e com valores, é inesquecível também e ele vive nas memórias diárias do caçula, Administrador e Pedagogo Social, ciências que trabalhadas simultaneamente conciliar e pacifica o ambiente produtivo.
ONDE ESTOU
A história do meu pai me inspirou a construir conexões com os centros de formação profissional, destaco o Senac Brasil , o SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial , e o NATA – Núcleo Avançado em Tecnologia de Alimentos /C.E. Comendador Valentim dos Santos Diniz. Nesta formação dos jovens de escola pública, descobri servidores/professores que enxergam o caminho profissional como possibilidade de superação social.
Reporto em seguida os projetos de conclusão do curso de pós-graduação em Pedagogia Social, projetos para concurso, e vitória, com tintas de bicampeão, no Prêmio Ser Humano da Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRH-RJ . O que descrevo é fruto da minha esperança em um mundo melhor, no encontro das potências humanas, no mundo corporativo pautado pelo ESG.
O ESG é um caminho amenizador dos danos que causamos (pela valorização literal das ações na bolsa de valores ou na bolsa do consumidor) via boas práticas Sociais, Ambientais e de Governança.
Valuation ou avaliação de uma empresa é o processo de estimar o seu valor de uma forma sistematizada
O QUE TENHO
Tenho encontrado e ocupado com regularidade espaços, de fala ou de escrita, nos encontros de empreendedorismo, de franquias ou do empresariado em geral. Assim como Darcy Ribeiro, que era considerado muito político para os filósofos e sociólogos e, ao mesmo tempo, muito filosófico-sonhador para os políticos, enfrento algo semelhante. Os acadêmicos me lançam olhares de estranhamento por julgarem minha caminhada muito prática. Paralelamente, em outras esferas, sou avaliado como muito teórico para o empresariado realizador.
Apresento três projetos nos quais me envolvi ao longo da minha trajetória
MOBILIDADE PÚBLICA E ASCENSÃO CULTURAL: o Projeto Tarifa Zero de Maricá Construindo Co-Responsabilidades Sociais.
Link de acesso: https://bit.ly/tarifazeroMarica
Recomendados pelo LinkedIn
Este trabalho teve como objetivo a articulação entre mobilidade urbana e cultura, a partir de uma Autarquia Pública Municipal. São questões sociais e políticas que envolvem o tema da mobilidade, a importância da articulação entre educação e cultura, que culminaram com o exemplo de sucesso do projeto Tarifa Zero do município de Maricá, no estado do Rio de Janeiro. Estive na coordenação desse trabalho, quando exerci funções na Ouvidoria e, posteriormente, Relações Institucionais da Empresa Pública de Transporte – EPT Maricá.
FORMAÇÃO CULT: Responsabilidade Social, Experiência Cultural e Qualificação Profissional.
Link de acesso: https://bit.ly/FormCult
A Formação Cult é a solução diferenciada e inovadora, via cultura, para as pequenas e médias empresas formarem suas equipes e oportunidade de praticarem a pauta ESG ou por meio de Governança de uma equipe treinada ou por meio do Social pela oferta da arte no horário de trabalho.
Ao mesmo tempo em que a empresa gera acesso aos espaços culturais para jovens desfavorecidos economicamente, dá a eles qualificação técnica e operacional, além de gerar hábito de ir a museus, bibliotecas, teatros e afins.
Vencedor do Prêmio Ser Humano da ABRH Brasil , categoria “Pequena e Média Empresa”, no ano de 2019, e ganhador do selo Diversidade pela Franqueadora Rei do Mate , passou a ser uma metodologia ensinada. É lecionada, por exemplo, nas turmas de supermercadistas, de todo Brasil, que realizaram o curso on-line “Recursos Humanos para o Varejo”, do Dois no Varejo , além do curso para técnicos de administração, na matéria de Treinamento, quando lecionada pelo professor Leandro Condeixa
PRIMEIRO TRABALHO DECENTE: Formando Jovens e Transformando Futuros – deles e das empresas
Link de acesso: https://bit.ly/primeirotrabalhodecente
O Projeto Primeiro Emprego Decente trata da empregabilidade de uma geração de jovens, não somente como uma ação de responsabilidade social, mas como decisão estratégica para o pequeno empresário e para a sociedade.
Trata-se, afinal, de um tema relacionado à minha pesquisa na universidade, de uma bandeira que defendo nos fóruns dos quais participo como convidado e escolha nas franquias que tive experiencias - Kopenhagen Franquias , Bob´s e Rei do Mate
A atitude é tanto de disputa empresarial como de cidadania. Cada empresa que contrata jovens experimenta a possibilidade de uma virada no padrão de atendimento, com a criação de uma nova experiência para seu consumidor e da primeira experiência profissional decente, auxilio fundamental para tirar uma família da informalidade e da vulnerabilidade social.
CONCLUSÃO
Retomando os meus antepassados, em especial ao meu pai, Paulo Salkini, construo ações onde o sustento das famílias e das empresas são vivenciados à luz da legalidade, dignidade e respeito ao Ser Humano.
Diversidade é convidar para a festa; inclusão é chamar pra dançar.
É com esse espírito e esses ensinamentos que, enquanto empreendedor, decido seguir investindo na juventude, principalmente nos oriundos de comunidades menos favorecidas economicamente – lançando um programa de incentivo ao primeiro emprego, em paralelo à Formação Cult. Porque, é claro, contratar jovens em primeira experiência profissional, traz a necessidade de formação profissional, registro aqui que os experientes se apresentam carentes de formação também. Logo formar a equipe é condição para qualidade no serviço prestado.
Foram aproximadamente quinze operações de franchising, localizados em shopping, supermercado, rua e estação de transportes (barcas, trem e metrô).
O segmento tem seus marcadores de gestão e entrego índices e indicadores totalmente alinhados à franqueadora, e por encontro dos resultados com humanidade, nada mais que ESG, fui convidado pelo Rafael Ponzi Ribeiro a assumir a coordenação do Núcleo Franquias.(https://bit.ly/nucleofranquiasCEB ) do Clube Empreendedor Brasil de onde começo a escrever novas linhas, com a mesma pegada conciliatória, letras ainda mais coletivas por sermos um clube, na defesa do franchising íntegro e das franquias como local de oportunidades de negócios e de inclusões.
CONSULTOR, PALESTRANTE, AUTOR, CRIADOR E APRESENTADOR | ONE - O Negócio É
6 mTrajetória vencedora e edificante. Reunindo o social com o empreendedorismo e navegando por diversos mares: negócios, valores individuais, visão social, ESG, poesia. Rico e inspirador relato.
Gerente de Recursos Humanos I Departamento Pessoal l Segurança do Trabalho I DHO
1 aHistória de muita dedicação e empenho diário! Parabens Mauricio Salkini
Coordenadora Acadêmica e Pedagógica na Faculdade Senac RJ. Pedagoga e Mestre em Educação pela UFF
1 aMuito bacana o seu relato!! Parabéns pela trajetória inspiradora.