De #PolíticasDeRHMaisHumanas a #PolíticasDeRHDesumanas: Uma Reflexão Urgente
Voltamos à nossa temática preferida: #PolíticasDeRHMaisHumanas. No entanto vamos olhar com outros olhos e abordar #PolíticasDeRHDesumanas. Um exemplo contundente? O #Mercadona, que recentemente foi destaque na reportagem da RTP #provadosfactos.
Surpreendentemente, este tema já era notícia em Espanha há um ano. A Ministra Ione Belarra Urteaga no início do ano, classificou o dono desta cadeia de supermercados como um "capitalista sem piedade" como relatou o observador neste noticia em Janeiro de 2023.
Em 2018, uma situação semelhante veio à tona noutro gigante espanhol em Portugal. Para quem já lá trabalhou, sabemos que isto é apenas a ponta do iceberg…
Numa conversa com a minha querida amiga e colega de #RH, Ana Ruivo Sabino , enquanto víamos o documentário “American Factory” do Netflix falávamos de temas e situações com as quais já tivemos de lidar em posições de liderança em #RH. E como somos uma sandes no meio de tudo isto (palavras dela). Tentamos equilibrar o poder e as pessoas, e estamos sempre no gume da navalha. Não deixo de pensar nos colegas de #RH que trabalham no Mercadona, que precisam de viver e pagar as suas contas. Testemunhar estas medidas e políticas de RH desumanas, e remeter-se ao silêncio perpetua o problema. Soluções não as tenho, mas sei o que é estar entre a espada e a parede.
Por tudo isto, é que para mim, seguindo a vertente de #blockchain e Web3 os RH têm de ser descentralizados. Mas isto é uma conversa para outro post.
Falávamos também, este fim-de-semana sobre o poder do ativismo. Ativismo não se resume a protestos com cartazes, furar pneus ou mandar com tinta. É algo que acontece no nosso dia-a-dia, nas nossas ações e escolhas. Nós, enquanto consumidores, temos igualmente o poder de sermos ativistas e escolher não nos calarmos e não compactuar com isto. Eu costumava ser fã dos produtos do #Mercadona, posto isto, não serei mais. Como não sou de certos suplementos alimentares, ou de certas massas homofóbicas - apesar de muito marketing para fazer mudar a opinião dos consumidores.
Podemos ser ativistas ao tomar decisões conscientes. Onde íamos às compras antes do mercadona abrir? Exato, quem sabe voltar aos hábitos antigos pode ser uma forma de ativismo. Apesar de algumas teorias dizerem que não tem efeito, eu pessoalmente acredito no poder do boicote.
Recomendados pelo LinkedIn
O mercado está a mudar, já nos apercebemos na tecnologia que os processos têm de ser candidate-driven. As estruturas patriarcais estão aos poucos a ser expostas. Finalmente, estamos a trazer à tona estes assuntos e formas de estar desumanas. É crucial ampliar essa conversa, pois há muitas vozes silenciadas e histórias não contadas. Um grande obrigada à Rita Oliveira pela sua coragem e por dar a cara por este tema.
Os custos associados a uma cultura organizacional negativa são significativos, embora muitas vezes passem despercebidos nas folhas de excel e #dashboards dos decisores. No documentário de sábado, falavam de a empresa de vidro em cause ter gasto mais de 1 milhão de dólares em consultores para não deixar os trabalhadores da fábrica se sindicalizarem. E se todo esse dinheiro tivesse sido investido em humanizar os processos e no treino das lideranças nesta fábrica? Tenho plena confiança que teríamos chegado mais longe, e atingido muito melhores e maiores objetivos.
Há alguns anos, a #TedTalk da Christine Porath "O Custo da Incivilidade", destacou e quantificou alguns dos custos de culturas tóxicas. Esses são os chamados custos indiretos, frequentemente negligenciados, mas que impactam profundamente o ambiente de trabalho, a produtividade, o desempenho, retenção - TUDO!
Se lideras uma empresa e procuras um profissional de RH com experiencia em Humanizar processos de #RecursosHumanos, e queres estar a par e passo com o mercado e rever as tuas políticas de RH de forma a se tornarem mais humanas, sabes como me contactar. Uma cultura organizacional positiva não só impulsiona a moral das nossas pessoas, mas também possui efeitos positivos infinitos.
Contacta-me se estiveres determinado/a a entrar em 2024 de forma mais humana e em transformar a tua empresa num ambiente onde as pessoas prosperam e a produtividade dispara.
#CulturaOrganizacional #RHPositivo #TransformaçãoEmpresarial #AtivismoNoConsumo #RHConsciente #MudançaComeçaComEscolhas
Account Manager | 15+ years of International B2B Business Development & Sales Strategy Experience | Customer Support & Loyalty Program Management Specialist
1 aDeixo um link com a peça completa. https://www.rtp.pt/noticias/pais/prova-dos-factos-rede-mercadona-acusada-de-agir-como-uma-seita_v1534194
Segurança no trabalho | Psicoterapia Positiva | Saúde Ocupacional l Coaching | Formação | Bem-Estar
1 aMuito obrigada pela menção. Desconhecia esse documentário e também a reportagem do ano passado em Espanha. Se puderes partilhar os links por mensagem agradecia. Queria muito ver. Eu quero também tornar as empresas mais humanas, autênticas, felizes e espirituais. Pois sei que impactam tanto a vida dos colaboradores, como fornecedores, como clientes, como gestores. A corrente do bem a partir das empresas para as famílias portuguesas.