De repente, 2023 chegou...
Imagem: Canva

De repente, 2023 chegou...

Claro que não foi de repente. Passaram, como todos os anos, 365 dias (a não ser anos bissextos..rs)

Quis trazer esse tema para o último artigo do ano para te dizer uma coisa: TÁ TUDO BEM SE VOCÊ NÃO FEZ O MELHOR ANO DA SUA VIDA.

E mais uma coisa: RELAXA, PORQUE NOSSA VIDA NÃO SE RESUME ANO A ANO.

Ou seja, não zerou para 2023 entende?

Esse é um artigo sobre consistência e sobre enxergamos as viradas de ano mais como rituais do que como fins de ciclos.

Claro que existe em todo o contexto de festas, férias, contagem de dias e meses, uma situação de fim de um ciclo para início de outro. Mas não deveria ser a mesma coisa quando fazemos aniversário?

Não precisamos a cada ano começar do zero e também não precisamos achar que não evoluímos até aqui. Ao contrário.

Tenho certeza que nos últimos 12 meses você realizou muitas coisas. Teve alegrias e decepções. Essa é a vida.

E, nesse caminho de melhorarmos e evoluirmos a partir do que construímos até aqui é o que me interessa abordar.

Existe um conceito na neurociência chamado SAR (sistema de Ativação Reticular) que, segundo os cientistas, é a parte do nosso cérebro responsável por filtrar informações que processamos. Uma pesquisa recente mostrou que 9 em cada 10 profissionais de sucesso ativam o SAR constantemente no dia a dia de trabalho.

Um jeito fácil de tangibilizar esse conceito é quando você resolve comprar alguma coisa ou está pensando em algo muito. De repente você começa a ver aquilo em todo lugar. Já pensou em comprar um carro vermelho da marca X e repente só ver aquele carro na rua? Parece até perseguição do marketing digital no mundo físico…rs

Estou dizendo isso porque tenho sido exposto a muitos e muitos desafios do mundo corporativo dentro dos treinamentos que conduzo. Desafios e desejos de pessoas comuns que estão tentando lidar com o dia a dia insano que muitas vezes são expostos.

E, basicamente, o desejo que mais aparece é a vontade de conseguir equilibrar vida pessoal e profissional. Ou será que estou filtrando meu olhar para essa informação? Acredito que não.

Porque temos visto que, o excesso de informação, demanda e pressão, têm tirado a chance de muitas pessoas equilibrarem as diversas áreas da vida, além do trabalho. E, cá entre nós, trabalhar é ótimo e necessário. Mas viver também não é mesmo?

Os resultados disso são exaustão, falta de sentido e perda de felicidade com a rotina do dia a dia, dentre outros.

Portanto, nesse final de ano, eu gostaria muito de fazer mais 7 recomendações:

  1. Pegue leve com você: diminua a autocobrança e não ligue para o que os outros estão dizendo ou vão dizer sobre sua trajetória. As pessoas sempre terão uma opinião pra dar sobre a sua vida que te desencorajará. Não tome essas opiniões como verdade. Apenas agradeça caso cheguem e siga na sua trajetória, respeitando os seus limites e com consciência sobre suas escolhas.
  2. Comece devagar e uma área de cada vez: sem pressa e com pausas estratégicas. Não precisamos transformar a nossa vida e nossos objetivos em uma corrida de 100m rasos. E nem em uma maratona. Vamos construir uma vida mais equilibrada e leve, sem loucuras e fazendo escolhas mais conscientes em cada área da vida. Olhe para cada uma nesse final de ano, com compaixão e com consciência. Escolha aquele que mais te incomoda e comece a mudar devagar. Depois a próxima área, e assim por diante. Sem pressa e com pausas estratégicas. Afinal, quem não dorme não sabe nem o que está fazendo no dia a dia. Você e eu precisamos descansar.
  3. Faça diferente: procure aprender novas formas de fazer o que você já faz hoje para tornar seu dia a dia mais fácil e menos maçante. Sua saúde mental, emocional e física agradecem.
  4. Não se compare: a trajetória do amiguinho do lado sempre vai parecer melhor e mais fácil. Mas concentre-se apenas no que você está fazendo e na sua própria evolução. Sua saúde emocional e mental agradecem.
  5. Consuma menos: não é sobre comprar, é sobre onde você coloca sua atenção. Escolha investir seu tempo mais em coisas que estão na sua zona de interesse de desenvolvimento e aprendizado e menos tempo com notícias de tragédia, crises e desgraça. Sua saúde mental agradece.
  6. Consistência no lugar da intensidade: sempre que tiver a chance de dizer isso, direi. É tentador fazermos ações pirotécnicas e contar pra todo mundo que conseguimos ler 1 livro inteiro em um dia ou que conseguimos correr 40km em uma semana. Não tem nada de errado com isso mas, na busca pelo equilíbrio, mais vale fazermos um pouco todos os dias respeitando os nossos limites do que sairmos correndo e não vermos a curva que tem logo em frente que fará você bater se estiver em alta velocidade. ;)

Um excelente 2023 pra você e pra sua família

Fiquem com Deus

Abs

Stenio

Excelente texto para reflexão nos últimos dias do ano!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos