De repente, 2023 chegou...
Claro que não foi de repente. Passaram, como todos os anos, 365 dias (a não ser anos bissextos..rs)
Quis trazer esse tema para o último artigo do ano para te dizer uma coisa: TÁ TUDO BEM SE VOCÊ NÃO FEZ O MELHOR ANO DA SUA VIDA.
E mais uma coisa: RELAXA, PORQUE NOSSA VIDA NÃO SE RESUME ANO A ANO.
Ou seja, não zerou para 2023 entende?
Esse é um artigo sobre consistência e sobre enxergamos as viradas de ano mais como rituais do que como fins de ciclos.
Claro que existe em todo o contexto de festas, férias, contagem de dias e meses, uma situação de fim de um ciclo para início de outro. Mas não deveria ser a mesma coisa quando fazemos aniversário?
Não precisamos a cada ano começar do zero e também não precisamos achar que não evoluímos até aqui. Ao contrário.
Tenho certeza que nos últimos 12 meses você realizou muitas coisas. Teve alegrias e decepções. Essa é a vida.
E, nesse caminho de melhorarmos e evoluirmos a partir do que construímos até aqui é o que me interessa abordar.
Existe um conceito na neurociência chamado SAR (sistema de Ativação Reticular) que, segundo os cientistas, é a parte do nosso cérebro responsável por filtrar informações que processamos. Uma pesquisa recente mostrou que 9 em cada 10 profissionais de sucesso ativam o SAR constantemente no dia a dia de trabalho.
Um jeito fácil de tangibilizar esse conceito é quando você resolve comprar alguma coisa ou está pensando em algo muito. De repente você começa a ver aquilo em todo lugar. Já pensou em comprar um carro vermelho da marca X e repente só ver aquele carro na rua? Parece até perseguição do marketing digital no mundo físico…rs
Recomendados pelo LinkedIn
Estou dizendo isso porque tenho sido exposto a muitos e muitos desafios do mundo corporativo dentro dos treinamentos que conduzo. Desafios e desejos de pessoas comuns que estão tentando lidar com o dia a dia insano que muitas vezes são expostos.
E, basicamente, o desejo que mais aparece é a vontade de conseguir equilibrar vida pessoal e profissional. Ou será que estou filtrando meu olhar para essa informação? Acredito que não.
Porque temos visto que, o excesso de informação, demanda e pressão, têm tirado a chance de muitas pessoas equilibrarem as diversas áreas da vida, além do trabalho. E, cá entre nós, trabalhar é ótimo e necessário. Mas viver também não é mesmo?
Os resultados disso são exaustão, falta de sentido e perda de felicidade com a rotina do dia a dia, dentre outros.
Portanto, nesse final de ano, eu gostaria muito de fazer mais 7 recomendações:
Um excelente 2023 pra você e pra sua família
Fiquem com Deus
Abs
Stenio
Excelente texto para reflexão nos últimos dias do ano!