De repente, invisível
Foto retirada do Tumblr via busca no google.com

De repente, invisível

Acontece assim, de repente. Em um dia você está reclamando do excesso de trabalho, da falta de tempo, da falta de reconhecimento e no dia seguinte está demitido.

De repente se sente invisível.

Quando se perde um emprego, não se perde somente a estabilidade financeira, mas a rotina, o contato com os colegas de trabalho, aqueles que com o tempo já pareciam fazer parte da sua família. O seus caminhos mudam, porque aquele caminho de todo dia já não faz mais parte da sua rotina. É preciso tirar o pijama e se vestir para não ir a lugar nenhum. E além disso tudo, tirar força, sabe-se lá de onde, para seguir em frente, mesmo sem ter a menor ideia de onde ir.

Enquanto sua rotina muda completamente, da noite para o dia, a vida de todos a sua volta permanece igual. Os amigos não ligam com frequência, porque já não ligavam antes, mas agora que você tem tempo, começa a perceber a ausência. A vida do resto da família e a rotina de sua casa seguem sendo as mesmas. E no meio dessa loucura que é a vida, está você, desempregado, sem pressa e com todo o tempo do mundo, o tempo que você sempre desejou e que agora que tem, mas que não faz a menor ideia do que fazer com ele.

Quando tudo permanece igual e você não, você começa a achar que ficou invisível.

Você precisa de um novo emprego porque as contas não vão parar de chegar e então para de se lamentar, arregaça as mangas e começa a trabalhar duro nas tentativas de se candidatar para vagas, nos pedidos de apoio aos amigos e conhecidos e na reconstrução do seu networking. Tudo parece estar encontrando o seu lugar e você finalmente acredita que tudo vai dar certo. Mas, de repente aquela vaga que era a sua cara desaparece e o headhunter, que um dia atrás parecia tão interessado, some. A conversa inspiradora não surte o efeito em indicações de currículo que você esperava e seus amigos parecem não querer tanto que você consiga um emprego como você quer.

Depois de tanto tentar e nada conseguir, você constata que é de fato invisível.

A grande verdade da história é que ninguém quer tanto arrumar um emprego para você mesmo, como você quer. Essa é a sua prioridade e de mais ninguém e a sua rede vai te apoiar, mas não fará nada além disso. Errado é você em pensar assim e gerar essas expectativas irreais para você mesmo porque nesse processo, tudo que você não precisa é se frustrar.

Você demora para entender que precisa fazer a sua parte, que sua conquista é sua prioridade e de mais ninguém, que o “não” faz parte do processo de busca e ele mostra que você está tentando e evoluindo, que a direção é mais importante do que a velocidade, que você é muito bom no que faz, que existe uma forma incrível de vender sua experiência, que estabelecer contato com novos profissionais pode ser enriquecedor para a sua carreira e você levará isso para sempre, que é preciso plantar para colher, que não existe fórmula milagrosa, que você precisa se valorizar e conhecer o seu valor e que você é muito mais capaz e corajoso do que imagina. Você demora para entender que você precisa muito de você!

Faça a sua parte e entenda suas prioridades. Dessa forma vai concluir que definitivamente você não é invisível, o que precisa é se fazer notar.

Texto feito por Sabrina Almeida Pinho para o blog do William Mazza www.blogquerotrabalhar.com


Luciana Correa Monteiro

Senior Marketing & Communication Manager SAMCAM/ Marketing Specialist passionated about strategy, consumer goods, digital marketing.

7 a

Sabrina, em breve farei um ano de invisibilidade. Muito provavelmente um dos períodos mais difíceis da minha vida. Ficar sem trabalho é se desnudar de toda a vaidade, de todo o ego. É trilhar um caminho difícil , apoiando-se em decisões para não se afundar em arrependimento . Me identifiquei muito com o seu texto, e espero que todas as invisibilidades sejam passageiras.

Cleomar Luis Piola

Diretor de Operações / Corporativo Rede Caitá

7 a

Artigo Realista ! Devemos trabalhar c sentimentos de Dono, Paixão e Foco em nosso dia a dia . Não podemos esquecer que temos um CPF e que muitas vezes absorvemos o CNPJ das empresas , e quando ocorre o inesperado ( demissão ) nos tornamos Invisíveis ! Neste momento nos damos conta que perdemos a nossa identidade ! Acreditamos que devemos trabalhar c Entusiasmo sempre , e deveríamos Priorizar a Empresa VOCÊ SA , está é a que merece mais atenção !

Claudenir 'Klaus' Ferreira

Desenvolvedor de Software | Angular | TypeScript | Git | Linux | Java | SQL | Criador e Gestor do DevCaminhante.t.me (Comunidade de Programação Sem Fins Lucrativos)

7 a

Uau! Emocionante! Transmitiu com clareza os sentimentos de quem está nessa posição. Continue a compartilhar essas pérolas :)

Meiry Castro

#Controllership Analyst Sr#Cost Analyst Sr#Budget-Fcst#Capex#Financial Planning#Consultor SAP S4HANA-CO#Key User SAP FI/AA/CO#Implantação SAP ECC/S4HANA FI-CO

7 a

Show...muito realista seu post.

Sabrina, uma realidade tão presente nos dias atuais, o que realmente está expresso na postagem é o que ocorre. Porém, na vida, embora não desejemos e nem esperemos, ocorrem os imprevistos, tristes e até mesmo alegres. São inesperados. Parabéns pelo artigo, o importante é não deixar a vida parar e cairmos no abismo. É necessário unir todas as forças, como citas, e seguir em frente... pois lá adiante, juntando uma pedra aqui, outra acolá, recebendo ajudas, mudando posturas, agregando conhecimento, podemos renascer e muito melhor. Parabéns!!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Sabrina Almeida Pinho

  • Carta aberta a mim mesma #MulheresInquietas

    Carta aberta a mim mesma #MulheresInquietas

    Oi Sabrina, Durma tranquila. Você não precisa perder o sono por ter dúvidas sobre o melhor lugar para estar ou por se…

    23 comentários
  • Viva! Pare de esperar pelo extraordinário.

    Viva! Pare de esperar pelo extraordinário.

    Pare de esperar pela sexta, pelo ano novo, por um sinal divino. Pare de esperar pela segunda chance, pela grande…

    4 comentários
  • A vida não oferece mapas

    A vida não oferece mapas

    A vida. Não é climatizada e tampouco tem sua temperatura definida.

    8 comentários
  • Quando foi a última vez que você se sentiu inspirado?

    Quando foi a última vez que você se sentiu inspirado?

    Quando foi a última vez que você se sentiu inspirado depois de um dia de trabalho, na hora de se arrumar para um evento…

    6 comentários
  • 9 mulheres não fazem 1 filho em 1 mês

    9 mulheres não fazem 1 filho em 1 mês

    Passei muitos anos da minha carreira liderando projetos de inovação. Isso só aumentou minha ansiedade.

    4 comentários
  • De repente tudo muda. E você? Se redescobre!

    De repente tudo muda. E você? Se redescobre!

    De repente tudo muda. A vida muda.

    20 comentários
  • Quando a vida pede mudança ou te obriga a mudar

    Quando a vida pede mudança ou te obriga a mudar

    De repente seu maior desejo se realiza ou a vida te surpreende e você tem uma enorme oportunidade de mudança. E na hora…

    7 comentários
  • Perdi o meu emprego! O que fazer agora?

    Perdi o meu emprego! O que fazer agora?

    A resposta para essa pergunta parece obvia. Se perdeu o emprego, precisa arrumar outro emprego! Sim e não.

    42 comentários
  • O futuro do marketing multinível

    O futuro do marketing multinível

    Tenho refletido muito sobre o marketing multinível ou marketing de rede. Nesses últimos meses em busca de recolocação…

    8 comentários
  • Pessoas Mudando. Mundo Mudando.

    Pessoas Mudando. Mundo Mudando.

    Pare e pense por um momento em todas as maravilhas que a tecnologia nos proporcionou até agora e nas promessas das…

    2 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos