De repente, invisível
Acontece assim, de repente. Em um dia você está reclamando do excesso de trabalho, da falta de tempo, da falta de reconhecimento e no dia seguinte está demitido.
De repente se sente invisível.
Quando se perde um emprego, não se perde somente a estabilidade financeira, mas a rotina, o contato com os colegas de trabalho, aqueles que com o tempo já pareciam fazer parte da sua família. O seus caminhos mudam, porque aquele caminho de todo dia já não faz mais parte da sua rotina. É preciso tirar o pijama e se vestir para não ir a lugar nenhum. E além disso tudo, tirar força, sabe-se lá de onde, para seguir em frente, mesmo sem ter a menor ideia de onde ir.
Enquanto sua rotina muda completamente, da noite para o dia, a vida de todos a sua volta permanece igual. Os amigos não ligam com frequência, porque já não ligavam antes, mas agora que você tem tempo, começa a perceber a ausência. A vida do resto da família e a rotina de sua casa seguem sendo as mesmas. E no meio dessa loucura que é a vida, está você, desempregado, sem pressa e com todo o tempo do mundo, o tempo que você sempre desejou e que agora que tem, mas que não faz a menor ideia do que fazer com ele.
Quando tudo permanece igual e você não, você começa a achar que ficou invisível.
Você precisa de um novo emprego porque as contas não vão parar de chegar e então para de se lamentar, arregaça as mangas e começa a trabalhar duro nas tentativas de se candidatar para vagas, nos pedidos de apoio aos amigos e conhecidos e na reconstrução do seu networking. Tudo parece estar encontrando o seu lugar e você finalmente acredita que tudo vai dar certo. Mas, de repente aquela vaga que era a sua cara desaparece e o headhunter, que um dia atrás parecia tão interessado, some. A conversa inspiradora não surte o efeito em indicações de currículo que você esperava e seus amigos parecem não querer tanto que você consiga um emprego como você quer.
Depois de tanto tentar e nada conseguir, você constata que é de fato invisível.
A grande verdade da história é que ninguém quer tanto arrumar um emprego para você mesmo, como você quer. Essa é a sua prioridade e de mais ninguém e a sua rede vai te apoiar, mas não fará nada além disso. Errado é você em pensar assim e gerar essas expectativas irreais para você mesmo porque nesse processo, tudo que você não precisa é se frustrar.
Você demora para entender que precisa fazer a sua parte, que sua conquista é sua prioridade e de mais ninguém, que o “não” faz parte do processo de busca e ele mostra que você está tentando e evoluindo, que a direção é mais importante do que a velocidade, que você é muito bom no que faz, que existe uma forma incrível de vender sua experiência, que estabelecer contato com novos profissionais pode ser enriquecedor para a sua carreira e você levará isso para sempre, que é preciso plantar para colher, que não existe fórmula milagrosa, que você precisa se valorizar e conhecer o seu valor e que você é muito mais capaz e corajoso do que imagina. Você demora para entender que você precisa muito de você!
Faça a sua parte e entenda suas prioridades. Dessa forma vai concluir que definitivamente você não é invisível, o que precisa é se fazer notar.
Texto feito por Sabrina Almeida Pinho para o blog do William Mazza www.blogquerotrabalhar.com
Senior Marketing & Communication Manager SAMCAM/ Marketing Specialist passionated about strategy, consumer goods, digital marketing.
7 aSabrina, em breve farei um ano de invisibilidade. Muito provavelmente um dos períodos mais difíceis da minha vida. Ficar sem trabalho é se desnudar de toda a vaidade, de todo o ego. É trilhar um caminho difícil , apoiando-se em decisões para não se afundar em arrependimento . Me identifiquei muito com o seu texto, e espero que todas as invisibilidades sejam passageiras.
Diretor de Operações / Corporativo Rede Caitá
7 aArtigo Realista ! Devemos trabalhar c sentimentos de Dono, Paixão e Foco em nosso dia a dia . Não podemos esquecer que temos um CPF e que muitas vezes absorvemos o CNPJ das empresas , e quando ocorre o inesperado ( demissão ) nos tornamos Invisíveis ! Neste momento nos damos conta que perdemos a nossa identidade ! Acreditamos que devemos trabalhar c Entusiasmo sempre , e deveríamos Priorizar a Empresa VOCÊ SA , está é a que merece mais atenção !
Desenvolvedor de Software | Angular | TypeScript | Git | Linux | Java | SQL | Criador e Gestor do DevCaminhante.t.me (Comunidade de Programação Sem Fins Lucrativos)
7 aUau! Emocionante! Transmitiu com clareza os sentimentos de quem está nessa posição. Continue a compartilhar essas pérolas :)
#Controllership Analyst Sr#Cost Analyst Sr#Budget-Fcst#Capex#Financial Planning#Consultor SAP S4HANA-CO#Key User SAP FI/AA/CO#Implantação SAP ECC/S4HANA FI-CO
7 aShow...muito realista seu post.
GESTÃO DE PESSOAS
7 aSabrina, uma realidade tão presente nos dias atuais, o que realmente está expresso na postagem é o que ocorre. Porém, na vida, embora não desejemos e nem esperemos, ocorrem os imprevistos, tristes e até mesmo alegres. São inesperados. Parabéns pelo artigo, o importante é não deixar a vida parar e cairmos no abismo. É necessário unir todas as forças, como citas, e seguir em frente... pois lá adiante, juntando uma pedra aqui, outra acolá, recebendo ajudas, mudando posturas, agregando conhecimento, podemos renascer e muito melhor. Parabéns!!!