De vento em popa
Chegou assim, meio sem avisar, tirou meu sono, mexeu com a minha razão, abriu os meus olhos, me fez pensar, no presente, no futuro.. isso mesmo, chegou a hora de rever o meu plano de carreira!
E como é difícil! Para mim, trata-se de um processo, ao mesmo tempo, concreto e abstrato. Concreto porque trata-se da minha vida profissional, de qualificações que devo obter, ações que devo tomar, em um tempo definido, com metas palpáveis; abstrato porque é um desenho, um plano que não necessariamente vai se cumprir daquela forma como estou planejando, mas que deve ser o meu norte a cada decisão que tomar.
Em uma das muitas leituras que fiz sobre o tema, aqui mesmo no LinkedIn, a autora dizia que mais do que saber onde você quer chegar na sua carreira, você deve saber quais os preços que está disposto a pagar, e é verdade. Uma das formas de saber isso é realizando um teste de âncoras de carreira - respondendo a 40 perguntas você saberá quais seus três principais drivers e essa é uma ferramenta que auxilia e muito na elaboração de metas de carreira, saúde, vida pessoal, etc.
Os Resultados
Impressionante como na vida adulta os teste tendem a ser muito mais assertivos do que os que costumava fazer na adolescência! Segurança e estabilidade, Puro desafio e Estilo de vida são, de fato, meus drivers. Preocupo-me com a segurança e a estabilidade, gosto de resolver problemas praticamente insolúveis, me forço a ser melhor sempre e vejo muita importância naquilo que faço fora do trabalho, na integração de todos os aspectos da minha vida.
E você? Faça o teste, saiba mais sobre as suas âncoras, essa é uma ferramenta interessante, simples e bastante útil para pensar e estabelecer metas nesse mar de possibilidades chamado carreira.