De VUCA ao BANI : duas formas para descrever os cenários no mundo Atual
Você Já ouviu falar em VUCA ou BANI ?
A sigla VUCA foi criada pelo Army War College, nos EUA, em meados de 1980 para descrever o mundo pós-Guerra Fria, que consistia em um cenário de volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade.
Esse conceito se espalhou entre as lideranças militares, e agora passou a ser adotado por diversas empresas para descrever os problemas que enfrentam.
Cada letra da sigla VUCA tem o seu significado e você vai conhecê-los agora:
V - Volatilidade: imprevisibilidade e mudança. Operação de trabalho em um ambiente volátil que contém diversos desafios e que podem atrapalhar as atividades diárias.
U - Incerteza (traduzido do inglês “uncertainty”): Ninguém consegue prever o futuro e antecipar os desafios. A letra U significa isso, a incapacidade de antecipar e medir eventos.
C - Complexidade: refere-se a uma gama de informações que podem formar um cenário, mas o volume de informação é tão grande pode ser difícil de serem processadas e organizados como deveria ser.
A - Ambiguidade: Impossibilidade de compreender uma situação, já que aqui tratamos de uma grande emissão de mensagens diferentes que causam confusão e nada pode ser resolvido.
A criação de MUVUCA
A sigla VUCA transformou-se MUVUCA, acrescentando mais duas letras à sigla e novos conceitos atrelados a ela, que são:
M - Significativo (traduzido do inglês “meaningful”): tudo que fazemos precisa de um significado e propósito para que dê sentido às escolhas e atos.
U - Universal: decisões que impactam tudos.
Recomendados pelo LinkedIn
A criação da sigla BANI e seu significado
Como pudemos acompanhar e observar, a sigla VUCA trata de um mundo volátil que já não parece com a nossa realidade. Como a visão de mundo VUCA parece ultrapassada e está longe de retratar a vida que temos agora principalmente depois do periodo pandêmico, com isso um pesquisador e professor da Universidade da Califórnia, chamado de Jamais Cascio, criou uma nova sigla, com a nomeclatura BANI.
Cuja a sua premissa também está desdobrada no senário atual confome as siglas a seguir:
B - Fragilidade (traduzido do inglês "brittleness''): o mundo é frágil. De uma hora para outra tudo pode mudar, um vírus pode assolar o mundo, guerras, crises. Dessa forma, pode haver falta de emprego, mudanças de carreiras e etc.
A - Ansiedade: sabendo que o mundo é frágil, a toma de decisões está muito mais rápida e não podemos desperdiçar qualquer minuto
N - Não linearidade: quando estamos em um ambiente confuso e não linear, uma pequena decisão pode ter graves consequências, como por exemplo, um enorme investimento não ter retorno. Sem a linearidade nada mais parece o certo, não há planejamento.
I - Incompreensibilidade: Tudo sempre está em constante mudança, então ao mesmo tempo que temos dados e informações precisas, parece que já não sabemos de mais nada.
Aplicando BANI aos negócios
Como vimos, os movimentos do mundo são incertos. Nunca sabemos o que irá acontecer amanhã, daqui a um mês ou no próximo ano.
O que sabemos é que precisamos manter a sobrevivência de nossos negócios e BANI está para nos orientar que o mundo em si não tem nenhum planejamento, ele segue o curso do tempo, uma hora tem sol e na outra chuva. É o que acontece nas empresas. Às vezes temos altos e baixos, mas o principal é sobreviver e atravessar os obstáculos e imprevistos.
BANI já nos mostra como devemos agir em meio aos desafios, se algo é frágil, temos que tomar cuidado e ponderar nossas decisões. Se estamos ansiosos, é preferível sentar e prestar a atenção nos próximos passos a seguir. Se nada está linear, comece um planejamento e coloque tudo nos trilhos, e por fim, se algo é incompreensível, traduza as suas barreiras e siga em frente.
Partilha e comenta! porque sua opinião nos importa e se não me segues no instagram marca ai @atchinguelessy para conteúdos diários. Até o proximo mês.