De zero a 10, que nota você dá?!
Oi pessoal, trouxe aqui mais uma dica de leitura rápida, do jeito que a gente gosta,rs!
Vou convidá-los a uma reflexão dentro e fora do ambiente de trabalho!
Dentro se aplica a relação: fornecedor – cliente, relações de fornecedor e cliente interno, áreas parceiras enfim, pode ajudar a aplicar boas práticas para oferecer a todos steakholders uma experiência agradável de atendimento.
Qual empresa não quer ser vista e reconhecida por ter um bom atendimento e bom relacionamento com seu cliente?
A verdade é que mesmo tendo uma fala forte sobre o cliente ser o centro de tudo, muitas ainda oferecem serviços medianos. O famoso “feijão com arroz”.
Esse livro dá dicas e fala sobre como oferecer uma experiência inesquecível para o cliente e ter êxito em seus projetos, negócios, ações e etc,
Através de uma metodologia chamada ICARE o autor Kenneth Blanchard, americano especialista em Gestão traz uma reflexão importante.
É conhecido por nós quais são os desejos comuns das organizações, são eles: aumentar lucro, conquistar clientes e que sejam clientes leais...
E aí, o que fazer?
Faça seu cliente se sentir importante! Ele precisa ter uma jornada excelente do início ao fim.
Um atendimento excelente e ele precisa saber que de fato nos importamos com eles.
Uma premissa importante é coerência!
Para garantir uma Experiência inesquecível a experiência de quem vai oferecer o serviço ao seu cliente, precisa ser proporcional ao que você quer entregar.
Afinal, ele é quem efetivamente faz acontecer.
Faça uma rápida avaliação de como está a relação “dentro de casa”:
- Como é seu relacionamento com seus funcionários? Eles se sentem importantes?
Fato é: eles compartilham isso com cliente final, talvez ele não verbalize, mas de alguma forma ele comunica: expressões de cansaço, fadiga, insatisfação, se sente pouco valorizado, que seu trabalho é só mais um na multidão...
As pessoas precisam entender e se identificar com o que fazem, para que se conectem de fato e façam com coração.
O convite do momento é refletir sobre PROPÓSITO! O Que te move?
E seu propósito, como ele se conecta com o propósito de onde você está?
A experiência de trabalho positiva reflete na experiência positiva do cliente externo.
Quando foi a última vez que se sentiu super bem atendido? Você sabe falar sobre isso?
O que o modelo ICARE de Kenneth Blanchard fala é:
(I) Comece pelo serviço ideal
(C) Envolva todos na Cultura
(A) Mantenha sua atenção no cliente
(R) Seja responsivo
(E) Empodere seus funcionários
O desejo por sair da estatística de ser mais um “fornecedor” mediano já te coloca em uma posição diferenciada. Sair do conformismo e zona de conforto!
Um mindset de crescimento, entende os pontos como ferramentas e caminhos, não é uma receita de bolo, é a experiência de cada um! E cabe um exercício a cada um de nós, dentro dos nossos contextos, entender como tem sido nossa interação e como podemos aplicar os aprendizados para melhorar a experiência de quem “servimos” ,“atendemos” ou nos relacionamos.
Eu gostaria de desafiar você a fazer uma reflexão comigo, tem me feito rever alguns conceitos e maneira de ver as coisas:
Como tem sido a experiência das pessoas ao se relacionar com você, em todos os ambientes e contextos?
Num almoço com um amigo há algum tempo atrás, ele falou assim: "Falar sobre o que a gente faz bem é legal, mas quando suas atitudes falam por você, é bem mais interessante! Elas envelopam muito melhor a oferta de quem nós somos!"
(I) Ás vezes o serviço ideal que devemos oferecer é tempo.
(C) Talvez envolver todos na cultura, é manter seus amigos e familiares queridos, atualizados sobre o que tem acontecido na sua vida, de bom ou que tem sido desafios e oportunidade de crescimento... Quem sabe sua história vai encorajar alguém?
(A) Pode ser que manter o foco, seja ouvir mais e falar menos! Afinal, são dois ouvidos, isso não deve ser por coincidência!
(R) Ser responsivo? Porque não mostrar para quem você ama, que você realmente ama! Que tem ciúmes, que tem saudades! Que existem desconfortos e tem coisa que não tá legal e pode melhorar! Porque não abrir mão do orgulho e vaidade de querer sempre a razão e estar “por cima”
(E) Empodere as pessoas ao seu redor! Não tem problema serem melhor que você! Não tem problema elogiar o outro. Mas é mais fácil criticar e apontar o dedo, é mais fácil evidenciar o erro do outro do que valorizar o que ele tem de bom e talvez faça melhor que você.
Pense na sua experiência, se você fosse seu fornecedor, que nota você se daria?
Você tem oferecido uma experiência seria incrível?
A boa notícia é, todos os dias a gente tem a oportunidade de fazer diferente!
Não deixe para amanhã! Comece já!
Inteligência de Mercado e Comercial | Marketing
6 aKkkk O. . .
Coordenador de TI na Mineração Morro do Ipê + Porto Sudeste Brasil
6 aÓtimo texto. Tudo começa, inevitavelmente, com a recepção ao consumidor. Coloque-se no lugar do cliente e reflita se ao ser abordado por uma recepcionista ou vendedor, você escolheria negociar com aquele que apresenta um comportamento automatizado ou o que se esforça em humanizar a abordagem, dando ao cliente um tratamento especial? É necessário se sentir importante. Se antecipar em atender as necessidades do seu público representa zelo, é o diferencial entre ser bem tratado e se sentir integrado, participante . Paranbéns Dayanna.
Coordenadora Pessoas & Cultura | HR Business Partner | DHO | Psicóloga Organizacional |Tech Recruiter |Consultora de Carreira |Diversidade & Inclusão |PCD
6 aShow!!! 👏👏👏
Gestão de Times | Liderança | Governança | Privacidade | LGPD | Projetos | Produto | Processos de Negócio | Métodos Ágeis
6 aTexto objetivo e instigante, nos leva a refletir com praticidade sobre nossas relações sejam elas profissionais ou não, e em como devemos ser e praticar o "ser diferente". Arrasou Day!!!!
Gerente Gente e Cultura na Stefanini Brasil
6 aArrasando mais uma vez