Do Obvio ao Disruptivo

Do Obvio ao Disruptivo

Oi pessoal! Adoro quando as leituras que faço, me inspiram a trazer ações e reflexões fáceis de implementar no meu dia a dia.

Eu acredito muito que nós assimilamos melhor quando o contexto e insights dos conteúdos que acessamos, são semelhantes ao nosso contexto. Cria conexão e inspira a gente aplicar logo!

Compartilho algumas dicas legais e práticas do livro: “ Obvio Adams" Autor é Robert R. Updegraff”.

Conta a história de um jovem rapaz, de família pobre que decidiu seguir a carreira de publicidade.

A leitura é gostosa e mostra os passos de Adams Obvio (nome que foi “reconhecido” pela sua objetividade e obviedade) até se tornar um empresário de sucesso.

O famoso Adams ajudou muitas empresas a se revigorarem, com aplicações de sua filosofia de obviedade, objetividade e simplicidade, pós análise detalhada, refletida, com base em fatos e dados! Um mergulho profundo para reflexão e busca de soluções.

O Autor do Livro, a partir do conto, sugere princípios para auxiliar os criativos e disruptivos, ousados com planos e ideias engenhosas, que nem sempre o que é obvio é facilmente evidenciado.

Tive o privilégio de interagir com pessoas incríveis e muito inteligentes! Pessoas que me estimularam a sempre oferecer mais e melhor! E em uma dessas interações com um CEO de uma das empresas do Grupo Stefanini, ele me disse a seguinte frase: “O Obvio precisa ser dito” e as vezes é exatamente o ponto falho.

Assim, vamos aos pontos:

1) Problema depois de resolvido, será simples! Essa é a grande moral da história da humanidade né? Homens encontrando soluções fáceis para problemas complexos.

2) Óbvio está em harmonia com a natureza humana, as pessoas precisam compreender e também achar simples.

3) Dá pra escrever essa ideia no papel? Ela precisa ser simples e clara o suficiente para ser reproduzida.

4) Óbvio faz Brilhar o olhar das pessoas – a Sensação provocada no outro deve ser: “Como eu não pensei nisso antes”

5) Tem que ter a hora certa: As vezes vamos ter que engavetar ou até esquecer, pois não se aplica ao momento ou contexto (lidar bem com isso)

Essa nem é uma literatura nova, mas trazendo ao nosso dia a dia, são totalmente relevantes ao conceito das organizações exponenciais.

Esse sim tem sido tema fortemente abordado nos dias de hoje. E olha como tudo faz sentido né?!

Se analisar o Propósito das empresas que mudaram totalmente os modelos de negócios tradicionais, todas elas seguem a essência dos insights de Obvio Adams.

Sabe porque fez sentido? Porque no nosso dia, na rotina maluca e no volume que temos de entregar, precisamos ser assim Objetivos e Assertivos. Mas não dá pra ser só mais um, eu pelo menos não consigo me conformar com a mesmice.

Então, o convite é : Como podemos trazer mais eficiência a nossa rotina de vida, de trabalho e de realidade? Não se aplica somente ao trabalho e sim a forma de viver.

Afinal somos o mesmo em casa, na rua, no trabalho... Precisamos estar inteiros em tudo que fazemos, para que seja feito com amor. E essa ser então, a nossa marca registrada!

E ai, bora exercitar?

5 questões pra pensar rápido - A sua ideia, sugestão, plano, proposta...

1) Apresenta a forma mais simples de resolver a questão?

2) Se a solução for ineficaz ela pode ser revertida ?

3) Ela tem o objetivo massificado? Será que todo mundo vai aprovar essa ideia? (afinal, o publico alvo, determina o sucesso)

4)A oportunidade está passando despercebida? Trabalhe nos detalhes, precisam apresentar objetivos diferentes

5) Quais são as necessidades específicas que você pretende resolver? Tem tempo para implementar? É viável?


Espero que tenham gostado, e tomara que faça sentido pra vocês!

Beijo

Franklin Toledo

Qualidade | Treinamento | Sales | Growth | Líder do futuro | Singularity University | Yellow Belt

6 a

A impressão que dá é que você está falando na minha frente, uma leitura muito boa e além disso agrega. Não imaginava que o óbvio poderia ser tão importante e interessante.

Luciana Eduardo

Gestão de Times | Liderança | Governança | Privacidade | LGPD | Projetos | Produto | Processos de Negócio | Métodos Ágeis

6 a

Parabéns pelo artigo Day...como sugere o tema, simples, objetivo e didático, pois nos leva de fato a repensar nossa relação diária com o que precisa ser obvio!! E que digamos o obvio em todas as vezes que precisar ser dito...sucesso amiga!

Alan de Freitas Bernardo

Governança | Gestão de TI | Service Delivery Manager | IT Business Partner

6 a

Muito bom texto, Day: Leve, cativante e simples. E realmente, por vezes faz-se necessário explicar o óbvio, pois cada cabeça tem um entendimento de mundo e vc expressou bem isso no texto. Parabéns e que venham muitos outros. Sucesso!!

Rafael Caetano

HR Business Partner Consultant | DHO | Tech Business Partner | People Experience & Culture | Leadership Development| Diversidade & Inclusão

6 a

Day, Gostei da leitura do artigo, faz muito sentido, às vezes acreditamos que as ideias mirabolantes cheias de criatividade é inovação, mas não sabemos que as grandes transformações que geram impactos na sociedade e são coisas óbvias e simples, exemplo disso é são as empresas que redesenharam o seus produtos, e de forma óbvia conquistaram novos mercados e usuários para os seus produtos. Para mim a inovação acontece quando vc torna coisa complexas em acessíveis, mudando o pensamento da sociedade. Continue nos presenteando com esses conteúdos! Abraços e Sucesso!

Eliezer Silveira Filho

Managing Director at Roost / Recognized five times as one of the of top 100 LGBT+ Executives Globally (2019, 2020, 2022, 2023 and 2024) / Associate MBA Professor at FIA and FIAP / Keynote Speaker / D&I Consultant

6 a

Muito bom.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Dayanna Rodrigues

  • Não tem "hora certa" pra se reinventar!

    Não tem "hora certa" pra se reinventar!

    Eu nunca fui o tipo de pessoa acomodada, que esperava a oportunidade bater à porta. Não venho de escolas renomadas, não…

    26 comentários
  • Independente do gênero

    Independente do gênero

    Eu tenho acompanhado o movimento e o crescimento do tema diversidade (principalmente de gênero). Como gerente de…

  • De zero a 10, que nota você dá?!

    De zero a 10, que nota você dá?!

    Oi pessoal, trouxe aqui mais uma dica de leitura rápida, do jeito que a gente gosta,rs! Vou convidá-los a uma reflexão…

    5 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos