Debates municipais
Pensei muito se escreveria sobre este assunto.
Está em evidência em nossos jornais e nos diversos meios televisivos, nem vou falar do meio digital.
No final o barulho em todos é o mesmos.
Se existe uma uniformidade curiosa é esta nos meios de comunicação. Acredito que isto é por uma causa infalível. Somos todos homens e mulheres sujeitos ao meio em que vivemos e nos apresentamos. As mazelas sociais e humanas estão aí presentes e se não cuidarmos caímos na velha armadilha.
Discursos de baixo nível porque sabem que a maioria se interessa por um BBB ao vivo onde a conversa de boteco reina solta a sua mãe, não a sua e por aí vai.
Candidatos se deleitando em afirmar indiretamente coisas sobre o caráter do outro. Através de relações ou ideias que falaram ou disseram.
Todos indubitavelmente querendo prevalecer como os bonzinhos do pedaço. Ades e Zeus em discussão sobre quem é melhor depois de terem despedaçado cronos e todos terem seus filhos bastardos com semideusas menores, sobrinhas, filhas e com humanos.
Um discussão de mazelas daqueles que se querem vender como deuses da bondade e da compreensão. Naturalmente dando maior ênfase em vender a imagem para seus apoiantes e roubar um pouco do outro.
Neste coliseu mais do que um debate temos discursos eloquentes sem profundidade, que se satisfazem não por provar sua ideia ou por a prova no bastião da hipóteses e teses, mas em provar que o outro é errado, mas do que isto, que o outro é a encarnação do próprio mal.
O que deveria ser uma Ágora é um Coliseu com leões cruzes e sacrifícios.
Não há discussão de programas ou propostas tudo que há é uma troca de ofensas e quem é bom de resposta ou astúcia dela. Sobretudo um show sem valor algum que a comédia da distração, Sejamos francos ao dizer que é alimento para os instintos e não para razão. Um fortificante do emburrecimento coletivo.
Recomendados pelo LinkedIn
Não é privilégio do Brasil parece que o mundo está sofrendo disto. O nível dos debates em todo canto virou um efeito de instagram ou face. Parece que todos estão pousando para o seu self do momento, mas preocupados com suas imagens no post do que em dar resposta ao que propõe para todos ou a comunidade local.
Em nossos debates municipais a característica marcante é o desconhecimento do limite de autoridade a atuação do prefeito ou câmara de vereadores. Os candidatos a prefeito parecem acreditar que são presidenciáveis ou até o legislativo para mudar a revelia da constituição e das instruções do modelo republicano seu munícipio de modelo politico e econômico ou até de governo.
Sejamos francos que o alvo da vez em todos os casos o ocupante em reeleição ou seu apoiado é a bola da vez, Talvez realmente o único que já saiba seus limites por ter estado lá.
A discussão não segue um curso de programas e ideias factíveis, até porque muito poucos a tem. Foram lá por sua capacidade de voto, E o que estão vendendo é a si mesmos, Maldito populismo que mata a verdadeira inteligência e pensamento e sem dúvida a escolha acertada.
Não nos contentemos em acusa-los a culpa é nossa. Assistimos, rimos, achamos que é um programa de humor e dali teremos de decidir quem irá governar nossas cidades. Sensatos escolheriam pessoas com programas sóbrios e factíveis dentro da realidade e limites da autoridade própria, sem ranço ideológico, com critério de caráter.
O preço a pagar por achar que é sonho a escolha dos sensatos é ganhar uma espécie de megalomaníaco, um semideus: Zeus ou Ades, um Cronos, uma Atena, um mercúrio. No panteão das mazelas mais do que no panteão da sobriedade e do caráter.
Tudo menos um ser humano.
Adamario Maximo dos Santos Filho
Analista Desenvolvedor .Net Sênior FullStack
4 mPior debate político que já vi. Um show de despreparo dos candidatos a prefeito da maior cidade do Brasil. O preocupante é que o despreparo de todos, isso que assusta mais!
Minha missão é Transformar Dados em Resultados.
4 mConcordo contigo! ontem fiquei até tarde assistindo um show de horrores gratuito. Perdi algumas horas de sono, mas sabe o que foi bom? eu decidi meu voto e escrevo com toda a segurança aqui. Não vou votar em nenhum candidato apresentado ontem. TODOS ELES, vou repetir, TODOS ELES SÃO DESPREPARADOS EMOCIONALMENTE para assumir um importante cargo. Alguns agressivos, outros despreparados, estão ali por conta de ser conhecido, outros na velha política tanto de esquerda, como direita. Por fim, é a velha história da América Latina pobre, rasa, ideias que não funcionam a curto prazo, ou seja, de novo, o povo brasileiro vai regredir mais anos em vez de acelerar.