Decisões colegiadas
Instâncias Colegiadas são aquelas em que há representações diversas e as decisões são tomadas em grupo, com o aproveitamento de experiências diferenciadas.
Não tenho duvida de que os gestores que estarão na frente do tempo, irão introduzir e efetivar praticas de decisões colegiadas no seu cotiano. Rotinas que irão redundar em qualidade de vida para seus colaboradores, sejam eles nas micros, pequenas, medias ou grandes corporações, simplesmente porque eles irão perceber seus valores dentro do sistema e nos processos produtivos. Mas não se esqueçam, que para manter o alto astral ou a moral alta do grupo temos que melhorar sempre nossos Feedbacks, cuidado com as procrastinações do tipo: Se sobrar um tempinho podemos conversar. Então a minha proposta é você priorizar na sua agenda anual estes encontros periódicos.
Não podemos admitir ou achar que o nosso pragmatismo acadêmico é o suficiente para humanizar nossos ambientes de trabalho, devemos abrir nossas janelas para sugestões empíricas, pois a visão de quem esta fora do processo, poderá indicar novas possibilidades para eliminar duvidas sobre como colocar em pratica nossas estrategias corporativas. Tenho consciência de que muitas vezes temos que recorrer aos métodos do Taylor e Fayol para alcançarmos nossos objetivos, pois o tempo urge. O nosso papel e tentar desenvolver no colaborador a visão holística em nossa organização, pois sua formação escolar ainda carece de uma mentalidade empreendedora. Mas temos que sempre criar novos canais para inovar nossa gestão, eu penso que o Taylor e o Fayol iria ter dificuldades com as gerações y e x. Mas estamos no seculo XXI.
Decisões colegiadas não acontece de um dia para o outro, este é um caminho de via dupla, pois as partes envolvidas não podem duvidar das intenções dos seus pares, isto requer a quebra de padrões pré-concebidos por gestores que estão parados em suas zonas de conforto. Pior ainda, não aceita que a humanidade esta em movimento, e se acham vitima do tempo.
Não depende somente da vontade do gestor para obter o sucesso na implantação de qualquer ferramenta para aprimorar a gestão, mas também do balanço de competências emocionais e técnicas de todos departamentos da organização, tratar com muito profissionalismo as relações com a pessoa jurídica, pois ela não irá abrir mão dos resultados.
Prof. Palestrante Motivacional Joel Souza
Boa leitura, se vocês gostarem dos meus textos, por favor divulguem em suas redes para seus amigos. Este é o penúltimo texto, e o último do ano de 2016. Eu lhes desejo muita prosperidade em 2017.