Decreto de Sustentabilidade
Um incentivo à arquitetura verde em Porto Alegre
Em 2022, a Prefeitura Municipal de Porto Alegre lançou o Programa de Premiação e Certificação em Sustentabilidade Ambiental de Porto Alegre. O objetivo é reconhecer e incentivar empreendimentos que se comprometam com a preservação dos recursos naturais e a reciclagem de resíduos sólidos. Mas o que este decreto muda nos empreendimentos na prática?
O programa oferece uma variação de certificações, dependendo das práticas de sustentabilidade adotadas nos empreendimentos. Cada ação de sustentabilidade recebe uma pontuação específica, e a soma dessa pontuação indica a certificação.
Seguem algumas das ações previstas:
Telhado verde
Auxilia na diminuição da temperatura, da edificação e também de centros urbanos, além de ser uma alternativa para a gestão de águas pluviais em áreas urbanas.
Fachada térrea com materiais translúcidos
Incentiva o uso dinâmico dos espaços públicos e contribui para que pedestres e moradores locais impulsionem o comércio e serviços no térreo dos prédios.
Lugares sentáveis na área frontal da edificação
Também incentiva o uso e a permanência no espaço de circulação, além de uma arquitetura agradável e convidativa para o transeunte.
Horta comunitária
A horta comunitária pode ser uma fonte de atividade física e de lazer, além de mais área permeável para a edificação, mais espaços verdes e consumo sustentável de alimentos.
Pavimentação permeável drenante
É antiderrapante, evitando acidentes, e por conta da porosidade, não acumula lama e nem água, garantindo conforto e segurança.
Dentro do Place, você pode calcular e visualizar de forma fácil e intuitiva essa área e altura adicionais cedida pelo Programa de acordo com as ações e pontuações, escolhendo a certificação que se encaixa no seu projeto!