A demanda do mercado: contratar com assertividade

A demanda do mercado: contratar com assertividade

Atire a primeira pedra quem nunca reclamou de um emprego. Pois é, a pedra não veio e isso é um sinal de como o mercado de trabalho brasileiro está com o desafio em relação a contratação. A constância desse tipo de situação fez com que as empresas entendessem esse movimento com naturalidade, mesmo que estivessem aumentando a rotatividade, diminuindo a produtividade e, consequentemente, alterando o lucro. Assustador? Muito! Mas tem uma solução.

A Gestão Comportamental tornou-se tendência a partir da demanda de contratações mais assertivas, já que no Brasil a “cada cinco pessoas admitidas, três são demitidas por questões comportamentais”, segundo a pesquisa realizada pela Catho. Administrar pelo comportamento é focar no lado humano e natural de cada um. Como você age diante de determinadas situações, qual área de atuação se identifica mais, quais pontos são necessários desenvolver, habilidades, maneira de pensar, valores e etc. Em resumo, mapear o seu perfil. Lembrando que não é personalidade, é tendência comportamental. A partir daí, a empresa e o colaborador conseguem criar uma parceria com objetivos comuns e múltiplos benefícios. É uma forma de todos saírem ganhando, porque a pessoa está desempenhando um papel satisfatório para ela dentro da organização; e a organização tem uma pessoa mais produtiva.

Portanto, podemos afirmar que contratar somente pelo currículo e questões técnicas já não funciona mais. É fundamental analisar o comportamento do indivíduo para assim conseguir contratar de maneira assertiva. O trabalho e o funcionário ideal existem, só não é o mesmo para todo mundo. Cada um tem o seu e encontrando-o, enfim, as reclamações, a rotatividade e baixo desempenho acabam.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos