DESABAFO DE QUEM FOI E VOTOU!
Todo sujo, cheio de pó na roupa e no rosto, despenteado, transpirado... MAS FUI!
Depois de um raide de 500 kms (350 dos quais fora de estrada) EU FUI!
Cheguei às 18:00h MAS FUI!
E VOTEI!
E tu, qual foi a tua desculpa?
Mesmo achando que a esmagadora maioria dos que foram a votos não nos merecem, EU FUI E VOTEI!
Mesmo sabendo que nestas eleições todos perdemos (a julgar pela abstenção), EU FUI!
E por isso vou reclamar, tenho MESMO esse direito!
Enquanto as campanhas forem feitas sempre com os mesmos rostos que pululam de cargo em cargo, de ato eleitoral em ato eleitoral, não podemos esperar resultados diferentes!
Enquanto as campanhas continuarem a ser feitas da forma que eram feitas há 30 anos (de feira em feira, de arruada em arruada, de comício em comício), não esperem resultados diferentes.
Enquanto os políticos não perceberem que mais importante que debates, ofensas e contra-argumentação o que interessa, verdadeiramente, é comunicação e FEEDBACK, não esperem resultados diferentes!
Enquanto a comunicação social continuar a dar 60 minutos para um debate entre candidatos e 120 minutos para o programa de comentários ao debate, não esperem mais interesse das pessoas, não esperem melhores resultados!
Enquanto houver gente que faça da política profissão, esquecendo que o tempo que lá estão não é mais do que missão, não podemos esperar resultados diferentes.
E enquanto preferirmos assobiar para o lado, fazendo qualquer outra coisa que não seja votar no atos eleitorais, não damos valor à democracia, esquecemos a importância e do peso da nossa decisão e, acima de tudo, também nós falhamos permitindo que tudo isto continue a perdurar, a acontecer.
Pedro Neves