Desafios de um gestor de TI

Desafios de um gestor de TI

Estes são os desafios do meu dia a dia, sendo gestor de TI, e meus "dois centavos" de como lidar com eles, espero que isso de alguma forma.

1 - Conflito geracional: como motivar diferentes gerações de profissionais?

O mercado de trabalho tem recebido novas pessoas todos os dias. Na área de TI, eu vejo os mais jovens cada vez mais decididos a respeito do foco que querem ter em suas carreiras. Em certos aspectos, isso é bom, mas, por outro lado, muitos acabam não se abrindo para fazer e aprender coisas diferentes. Isso pode gerar alguns conflitos, porque nem sempre o projeto que precisa ser desenvolvido corresponde ao desejado.

Eu acredito que é preciso Identificar que cada perfil de pessoa precisa de um tipo de motivação diferente. Para a geração mais jovem, que foi o enfoque que dei acima, é preciso mostrar os benefícios de trabalhar com outras tecnologias, as experiências valiosas, o aprendizado de soft skills e os impactos na sociedade que determinado projeto pode proporcionar.


2 - Encontrar mão de obra adequada

Não é novidade para o mercado de TI que existe um gap muito grande de mão de obra. Com isso, aqueles que possuem mais experiência são muito disputados.

Eu acredito que o caminho mais saudável seja treinar pessoas sem qualquer experiência dentro da própria empresa. 

No momento de dimensionar os times de TI, eles já precisam incluir alguém que não tenha prática alguma. Essa é a pessoa que entra nos projetos com mais vontade e realmente se desenvolve. No futuro, podem, até mesmo, tocar projetos semelhantes quando as pessoas mais seniores saírem para tocar outras frentes.

Na minha visão, todos os projetos precisam ser pensados dessa maneira. Com isso, você consegue ter uma garantia maior de mão de obra no longo prazo.


3 - Desenvolver novas lideranças

Um líder precisa ser bom não apenas tecnicamente, mas também para lidar com o cliente e com a equipe. No caso dos profissionais de TI, por exemplo, não basta terem muita facilidade com exatas e linguagem de programação, mas é preciso, também, terem boa comunicação e relacionamento interpessoal.

Essas habilidades são fundamentais para que um projeto dê certo. Elas auxiliam no diálogo, na negociação e na exposição de ideias.

Possíveis soluções:

  • A importância das soft skillsPrecisamos ser capazes de transmitir, aos profissionais, a importância das chamadas soft skills, que são as habilidades sociais, de comportamento, associadas à comunicação, ao relacionamento interpessoal e à forma como as pessoas lidam com diversas situações.As soft skills podem ser aprendidas, do mesmo modo que as hard skills – que é o conjunto de competências técnicas. Ninguém nasce bom em tudo. Todos precisamos nos desenvolver. Para isso, é preciso se expor e praticar.
  • Dar autonomia às pessoasAlém disso, uma visão que eu tinha – e que acredito que muitos costumam ter, como técnicos – é que, para executar um projeto da maneira correta, é preciso seguir passos pré-determinados e específicos.Porém, com o tempo, fui aprendendo que existem outras formas de resolver o mesmo problema. Para desenvolver lideranças, penso que é preciso deixar as pessoas terem autonomia para fazerem as suas próprias escolhas e terem as suas próprias experiências. Não dá para querer que todo mundo faça do meu jeito.Existem outras rotas para conseguir o mesmo resultado. Isso foi algo que eu precisei desenvolver em mim: aceitar que nem tudo vai ser do meu jeito e está tudo bem. Mais do que isso, pode dar certo e até ser melhor do que o imaginado!Essa maneira de pensar, que reflete muito a cultura da Programmers, surgiu ao olhar o que deu certo dentro de casa, analisando como eu cheguei até onde estou hoje. Eu sempre tive liberdade para fazer as coisas como eu gostaria, dentro das expectativas, dos objetivos e dos valores da empresa, obviamente. Por isso, agora, eu busco passar isso para frente, com a minha equipe.Lembre-se: é preciso encontrar um ponto de equilíbrio entre padronizar as formas como as coisas são realizadas – para ter qualidade nos resultados – e dar autonomia às pessoas – para não inibir o desenvolvimento das lideranças e o surgimento de novas formas de trabalhar.


➡️ Você se identifica com essas questões? Me conte o que você pensa...


Faz um SetUp Talk sobre... 🙃😏

Muito bom Rafael Monteiro Dourado Acredito muito no desenvolvimento de novas lideranças, deixando as pessoas terem autonomia para fazerem as suas próprias escolhas e terem as suas próprias experiências.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Rafael Monteiro Dourado

  • Melhorando o desempenho dos projetos de IA

    Melhorando o desempenho dos projetos de IA

    Muitos projetos estão tendo dificuldade com o desempenho e a velocidade que as respostas estão retornando das APIs de…

    2 comentários
  • Evolução Conjunta: Como o Xadrez Ensina a Prosperar na Era da Inteligência Artificial!

    Evolução Conjunta: Como o Xadrez Ensina a Prosperar na Era da Inteligência Artificial!

    O confronto entre Garry Kasparov e o supercomputador Deep Blue da IBM em 1997 marcou um momento emblemático na história…

  • O que mais gostei da MS Fabric Community Conference

    O que mais gostei da MS Fabric Community Conference

    Nesse ano de 2024, aconteceu o primeiro evento do Microsoft Fabric em Las Vegas, pude participar e quero compartilhar…

    2 comentários
  • Iniciando com Banco de dados Vetoriais

    Iniciando com Banco de dados Vetoriais

    Quando a gente acha que está ficando bom em algo, surge uma nova tecnologia, que nos faz voltar a estudar 😅 Dessa vez…

    3 comentários
  • Guia: Prompt Engineering

    Guia: Prompt Engineering

    Acho que todo mundo já sabe que para ter bons resultados com ChatGPT ou qualquer outra inteligência artificial…

    8 comentários
  • Como usar ChatGPT na sua empresa com Azure?

    Como usar ChatGPT na sua empresa com Azure?

    Desde o lançamento do ChatGPT, inúmeras aplicações têm sido descobertas, revolucionando diversos setores. No entanto…

    4 comentários
  • Produtos de dados: o salto rumo à jornada digital

    Produtos de dados: o salto rumo à jornada digital

    Cada vez mais a ciência de dados revoluciona o mundo dos negócios. Não é por acaso, portanto, que a utilização de dados…

  • Data & AI Summit 2022 - Dia 2

    Data & AI Summit 2022 - Dia 2

    Opening Keynote O dia 1 foi recheado com lançamentos e novidades em toda plataforma (Link para o artigo com resumo do…

    5 comentários
  • Data & AI Summit 2022 - Dia 1

    Data & AI Summit 2022 - Dia 1

    Opening Keynote A abertura do evento foi feita pelo CEO da Databricks, Ali Ghodsi, que explicou um dos problemas mais…

    9 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos