Desafios e caminhos nesta nova onda de transformar o digital com Inteligência Artificial Generativa

Desafios e caminhos nesta nova onda de transformar o digital com Inteligência Artificial Generativa

A inteligência artificial (#IA), agora generativa, está rapidamente transformando mais uma vez, visto a primeira ter sido alimentada pela pandemia, a paisagem de vários setores no mundo, oferecendo oportunidades sem precedentes para melhorar a eficiência, a tomada de decisão e a prestação de serviços com uma boa/ótima experiência, seja para um cliente ou um #cidadao - quando da perspectiva de um #governodigital. No entanto, a jornada para a adoção da IA não é isenta de desafios significativos, especialmente quando se considera a complexidade das relações entre pessoas, segurança da informação, legislação e a necessidade crítica de uma sólida governança tecnológica.


  • Desafios Iniciais: Pessoas e Conhecimento


A primeira etapa da jornada com a IA envolve as #pessoas. O conhecimento dos consumidores da informação de forma emergente é essencial. A resistência à mudança, o medo da substituição de empregos e a falta de compreensão sobre o potencial da IA podem ser barreiras significativas quando não explicadas de forma simples e concreta. Investir em programas de treinamento e conscientização é fundamental para superar esses desafios.


  • Segurança da Informação em Foco


A segurança da informação é uma preocupação central na implementação de soluções de IA. Dada a sensibilidade dos dados, é imperativo estabelecer protocolos e formatos rigorosos de segurança. A proteção contra ameaças cibernéticas, a privacidade  e a integridade dos dados são elementos-chave a serem considerados. A colaboração voltada a segurança cibernética é uma medida vital para mitigar riscos, muitos vezes nem mapeáveis.


  • Navegando no Labirinto Legal


A legislação brasileira, embora progressiva, ainda está em fase de adaptação à rápida evolução da IA. Desafios legais relacionados à responsabilidade, ética e transparência estão sendo abordados. Leis específicas para orientar o uso da IA no governo são essenciais para garantir que as práticas se alinhem aos valores e às necessidades da sociedade - vide o Projeto de Lei n° 2338, de 2023 no Brasil, e a Ordem (como um decreto) assinada pelo Presidente Biden no início de Novembro que traz como atenção pontos como: compartilhar testes de segurança por desenvolvedores da tecnologia; definição de padrões rigorosos antes de uma divulgação tecnológica; riscos químicos, biológicos, radiológicos, dentre outros que a IA possa gerar; uso por militares dos EUAs na aplicação da IA para missões críticas com ética; relatórios com potenciais riscos; e por fim, a aceleração de parcerias com outros países para que seja possível garantir que a IA “seja segura e confiável”.


  • #Governança como Pilar Fundamental


A implementação bem-sucedida de IA depende criticamente de uma governança sólida. É necessário estabelecer grupos multidisciplinares para orientar o desenvolvimento, a implementação e a supervisão contínua de iniciativas de IA. A transparência, a responsabilidade e a participação devem ser integradas à estrutura de governança na esfera de processos e embutida na tecnologia para garantir uma adoção ética e eficiente.


  • Plataforma Tecnológica como Facilitadora


Uma plataforma tecnológica robusta é o alicerce de qualquer jornada de IA bem-sucedida. Isso inclui infraestrutura escalável, capacidades mais “low-codes”, recursos que habilitem uma suave interoperabilidade entre sistemas e o uso eficaz de dados. Investir em uma arquitetura tecnológica que suporte a implementação, o monitoramento e a otimização contínua de soluções de IA é imperativo.


Conclusão


A adoção de IA é uma jornada desafiadora, mas também repleta de oportunidades transformadoras. Ao enfrentar  desafios relacionados a pessoas, segurança da informação, legislação e governança, é claro e possível a condição de posicionar-se como líder na utilização ética e eficaz da inteligência artificial para o bem-estar de todos.


A colaboração entre especialistas, a capacitação contínua e a implementação cuidadosa de medidas de segurança são alicerces fundamentais. A governança transparente e responsável, aliada a uma infraestrutura tecnológica robusta, pavimentará o caminho para uma era de inovação alimentada pela inteligência artificial.

#watsonx #aigovernance #responsibleai #inteligenciaartificial #aigen #governodigital #ethicalai #datadriven #cybersecurity #userexperience

Fábio Oliveira

Data Governance Specialist , Analytics Architect, Data Engineer and Technical Sales at IBM do Brasil

1 a

Excelente reflexão Henrique Almeida Em meio a este momento incrivelmente transformador, é inspirador testemunhar o avanço da IA, que traz maravilhosas facilidades para o dia a dia das pessoas, mas também responsabilidades como descrita no seu texto. Essa revolução tecnológica promete moldar nosso futuro de maneiras surpreendentes. ✨ Estou particularmente amando esse momento !! Vamos juntos vivendo e curtindo todo esse avanço. 🚀🚀🚀🚀 um abraço

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos