Desafios e Tendências Tecnológicas para 2025: Engenheiros(as) há muito o que explorar

Desafios e Tendências Tecnológicas para 2025: Engenheiros(as) há muito o que explorar

Fala, engenheiro(a), tudo bem?

A Engenharia é um ramo vasto, como nosso tema aqui é Engenharia Civil, vamos conversar principalmente sobre esta área, mas quero convidar você, caro(a) leitor(a) a realizar suas pesquisas voltadas para sua área, caso não seja da engenharia civil.

Constantemente somos bombardeados por inovações tecnológicas, algumas realmente funcionam, outras são meras promessas, conhecer os desafios poderá ser uma chave importante rumo ao sucesso no desempenho profissional.

Desafios na Engenharia

Acompanhamento de tecnologias - A Engenharia Civil vem se tornando uma área cada vez mais promissora ao longo do tempo aonde somos incentivados cada vez mais pelo mercado a conhecer as novas tecnologias para poder apresentar soluções as necessidades de nossos clientes;

Recursos Humanos - Preparar, investir, cuidar e apoiar os recursos humanos deve ser um dos objetivos dos profissionais de engenharia, afim de cultivar grandes especialistas nas empresas, com isso contribuindo para a diminuição da rotatividade dos empregados, agilidade e eficiência do serviço ofertado;

Compatibilização dos interesses políticos com interesses tecnológicos do País - Caríssimos a Engenharia Civil tem grande demanda em nossas cidades, construção e manutenção de pontes, rodovias, estradas, escolas, infraestruturas, e prédios públicos. É necessário que os políticos revisem quais são seus reais interesses quando o assunto é Construção Civil. Se quiserem realmente investir em durabilidade do bem público, há que se investir alto nos bens públicos, além de investir em educação e conscientização em relação aos cuidados com bens públicos, afim de garantir-lhes durabilidade, ok este desafio requer investimento alto e tempo, mas senhores cada um de nós profissionais podemos fazer um pouco.

Investimentos em novas tecnologias - Há várias tecnologias sendo criadas para a engenharia civil, precisamos explorar, conhecer e investir nessas tecnologias, pois através delas podemos garantir o tão sonhado aumento da vida útil das construções.

Tendências Tecnológicas

As inovações tecnológicas estão por todos os lados, investir em tecnologia é investir muitas vezes na vida útil das estruturas.

  • Digitalização do canteiro de obras - O uso de tecnologias como o Building Information Modeling (BIM), drones, sensores IoT e softwares de gestão em tempo real permite monitorar o projeto de forma precisa. Isso ajuda a registrar e acompanhar o desenvolvimento da obra, assim como será capaz de prever problemas, reduzir desperdícios e otimizar recursos. 
  • Construção modular - Uma tendência para soluções inovadoras e sustentáveis, a construção modular deve ser adotada em larga escala no Brasil em 2025. A Construção modular pode garantir o controle de qualidade técnico de peças empregadas, assim como pode auxiliar na diminuição do prazo executivo;
  • Equipamentos de proteção individual inteligentes - Equipados com tecnologia avançada, como sensores em capacetes e roupas conectadas, esses EPIs podem monitorar o ambiente e detectar situações de risco.
  • Captura da realidade - Novas ferramentas de construção permitem que as pessoas capturem digitalizações e imagens diretamente em seus celulares e tablets. É necessário investimento por parte de nossos estudantes, estagiários e corpo técnico no conhecimento de formas de captura e digitalização das construções, afim de garantir o registro da mesmo, podendo ser utilizado posteriormente, seja por necessidade ou com objetivo de buscar melhorias.
  • Infraestrutura adaptativa - Investimentos em infraestruturas adaptativas, que possam resistir a inundações, terremotos e outros eventos extremos, devem crescer 23% até 2025.  Precisamos muito de iniciativas como essa em todo nosso país.
  • Reciclagem de água - Estamos num momento aonde se você observar as cidades como um todo estão sofrendo com o abastecimento de água potável, sendo assim se fazem necessários a criação de sistemas para captação, tratamento e armazenamento de água, bem como inclusive a água de chuva e tecnologias de reciclagem de água, se faz necessário também o tratamento de águas e maior investimentos em águas de reuso afim de modernizar nossas construções e garantir o perfeito abastecimento de água para todos. 
  • Economia circular - O propósito é fazer o maior uso possível dos recursos e insumos, reaproveitando aqueles que podem ser aplicados novamente. Podemos fazer a economia circular literalmente quando nos unimos e nos conhecemos como profissionais e utilizamos nossa rede de contatos para alimentar e retroalimentar essa economia, ao conhecermos os profissionais estamos mais aptos a propor ações e negócios que podem favorecer toda a rede.

Observar as tendências e atender as demandas pode colocar você como um profissional versátil, atraindo clientes, criando oportunidades e criando novos contatos.

Quero aproveitar este artigo de hoje para três pedidos que quero fazer a você, caro leitor(a),

1º - Se inscreva no meu Canal no Youtube - Inscrever-se

2º - Se inscreva no Canal do Engenharia Civil Classificados no Youtube - Inscrever-se

3º - Siga a Página do Facebook do Engenharia Civil Classificados - Seguir


#engenharia #engenhariacivil #construcaocivil #engenhariacivilclassificados #carreira #profissional #avançostecnológicos

Por Engª. Danielle Ramos

Siga-me nas redes sociais e confira minhas redes sociais

Acesse o link.

Concordo

Reginaldo Ribeiro

Montador de Andaime na FGTECH Instalações e Manutenção Elétrica

1 sem

Concordo

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos