Tendência de inovação na Engenharia Civil
Eis aqui a tendência mais interessante. Seu nome se dá à área da ciência que visa estudar estruturas biológicas e suas funções com o objetivo de aprender com a natureza. A sociedade está passando por mudanças no jeito de viver e consumir, se preocupando cada vez mais com a sustentabilidade. Em nosso setor, uma das tendências que visa diminuir o impacto ao meio ambiente é a biomimética.
O segmento da construção civil pode perguntar o que a natureza faria em uma dada circunstância do projeto ou da execução de uma obra, o que ajuda a tomar decisões inteligentes, sustentáveis e eficazes.
No estudo de 2017, “Biomimetic reivention of the construction industry: energy management and sustainability”, aborda essa relação entre o tema com a área do conhecimento tratado.
Nele, conclui-se que globalmente, o mundo natural mostra atributos e destreza significativos para inspirar inovações sustentáveis e soluções tecnológicas para desafios humanos.
Podemos usar de exemplo as fibras que aparecem nas raízes dos cogumelos, cuja a resistência é maior que a de estruturas de concreto armado. Outro exemplo é o projeto do Votu Hotel, na Bahia. Onde os profissionais para solucionar os problemas de superaquecimento na cozinha implantaram uma laje jardim que mantém a temperatura agradável no ambiente e reduz o gasto com climatização. E por isso que continuamos acreditando que a natureza tem muito a ensinar, o que torna a biomimética uma potencial tendência na construção civil.