Desafios na Cadeia de Suprimentos

Desafios na Cadeia de Suprimentos

Diferentemente do passado, nunca as pessoas estiveram tão conectadas. O acesso à tecnologia e à informação online influência a forma como pessoas e stakeholders interagem nas suas relações e escolhas. A chamada transformação digital contribui para um fluxo mais comunicativo, descentralizando processos e ampliando fronteiras.

           Na indústria, essa realidade não é diferente, amplia-se as interações com os diferentes parceiros, assim como a atuação territorial, impactando diretamente na complexidade das cadeias de suprimentos.

           Atender às necessidades atuais da sociedade pode-se tornar um grande desafio em função dessa complexidade, tornando-se necessário o mapeamento correto das demandas e elos da cadeia para manter-se competitivo, equilibrando custos e qualidade de atendimento promovendo a melhor experiência para o consumidor final.

           Integrar processos, dados e pessoas é um dos grandes desafios nas cadeias de suprimentos, onde exige-se que os diferentes macro processos funcionem de forma sincronizada, ou seja, é necessário promover a eficiência entre demanda, compra, estoque e distribuição em conjunto com o estabelecimento de boas relações com os times, áreas de sustentação e fornecedores, esse último grupo com um papel de extrema relevância dentro da cadeia, onde inconsistências na comunicação e no modelo de contratação podem incorrer em impactos no atendimento correto da demanda e na  produtividade. Além disso, também é fundamental bases de dados consistentes e soluções tecnológicas que possam contribuir em melhores análises e tomadas de decisão.

           Bases de dados consistentes associadas a definição de indicadores de desempenho são a fundamentação para outro tema polêmico: a correta mensuração de impactos e resultados.  A análise produtiva de dados promove avaliações mais assertivas sobre o processo, equipes e parceiros e respaldam correções de curso e definições de estratégia.

           É válido destacar outros dois grandes desafios nessa cadeia: o controle de estoque e a distribuição. A ineficiência nas definições de demanda e giro dos produtos resultam em estoques desequilibrados onerando em custos e/ou rupturas de abastecimento. A determinação dos níveis ideais de estoque é impactada pela qualidade da distribuição. No Brasil, a dependência do modal rodoviário, a infraestrutura e a extensão territorial influenciam diretamente nessa qualidade também incorrendo em custos e pior desempenho.

           Os desafios na cadeia de suprimentos não são exclusivos para um determinado negócio ou segmento e diante da realidade atual que possui aceleração de alterações de cenários e necessidades, estar atualizado e disposto para adaptar-se é fundamental e mandatório. Discussões sobre o tema, pesquisa e interações entre diferentes realidades e negócios é a melhor forma de buscar soluções para os desafios de agora e do futuro.

Victor Saraiva Rocha

Engenheiro de Produção - Estudante de Data Science e Python

3 a

Muito legal o artigo, Je. Realmente temos diversas adversidades quando falamos de supply chain aqui no Brasil. Está totalmente certa quando diz: "Bases de dados consistentes associadas a definição de indicadores de desempenho", se não conseguimos medir não temos como controlar, a definição de métricas sólidas é fundamental! Parabéns!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos