Descubra agora mesmo como ter resiliência em vendas
Comecei a me envolver com vendas quando percebi que para ser veterinário precisava aplicar as técnicas que estudava e aprendia no meu dia a dia durante as consultas. A partir daí passei a ter um interesse pela neurociência e uma formação em Negociações e formação de equipes de alta performance. Esta edição resume o que aprendi sobre como ajudar as pessoas a controlarem a ansiedade, lidar com clientes estressados e construir um futuro melhor.
Há uma ideia fundamental para ser um vendedor: como lidamos com os desafios, como protegemos nossas vulnerabilidades e como aumentamos nossas metas. Precisamos estar atentos ao mundo, o corpo e a mente. Ao combinar esses fatores temos novas maneiras de tornar nossa vida melhor.
Controlar nossas emoções tem um poder singular. É o que oferece mais oportunidades, já que, temos mais domínio sore a mente do que sobre o mundo. Também é o que tem maiores benefícios já que a nossa mente nos acompanha em todo lugar. Nem sempre podemos contar com os outros ou com o mundo. Em vendas, atendemos infinitos clientes, e por vezes o mesmo cliente tem reações inesperadas a depende do momento dele. Por isso essa newsletter precisa falar sobre o que você pode contar: você mesmo!
Determinação e autoconfiança são recursos mentais que nos tornam resilientes – capazes de lidar com a adversidade e abrir caminho superando os desafios. Vamos falar sobre a verdadeira resiliência, aquela que busca a paz e a sensação de bem-estar.
O segredo é saber em questões de minutos e não de horas transformar aquela situação problema em como vou solucionar isso? Essa é a essência que você vai aprender a usar para desenvolver qualidade de vida resiliente.
Como treinar o cérebro?
Nosso cérebro se remodela continuamente à medida que aprendemos com as experiencias. Quando estimulamos corretamente, repetidamente, seus componentes se fortalecem. Aprendemos a ser mais calmos ou compreensivos da mesma maneira que aprendemos qualquer coisa: treinando. Nosso cérebro é como um músculo, precisa de muitos estímulos positivos, e isso não é uma ação rápida, mas é bem simples.
Todos temos necessidades. Quando elas não estão satisfeitas, é natural que o nosso bem-estar diminua e nos deixamos levar pelo estresse, preocupações e frustrações.
Todo ser humano tem três necessidades básicas – segurança, satisfação e conexão.
Percebemos que quando estamos com fome ou sono, não vamos render o suficiente, e talvez até aquela mesma situação, tenhamos atitudes diferentes.
Por isso primeiro precisamos desenvolver a compaixão, por nós mesmos, pois reconhecer nossas necessidades profundas e ter vontade de fazer algo para satisfazê-las é o primeiro passo necessário. Precisamos estar bem. Isso passa pela importância de nos planejarmos, estar nos sentindo bem com as roupas que colocamos, fazer exercícios que gostamos, nossos hobbies.
À medida que desenvolver essas potencialidades e se tornar mais resiliente, você experimentará menos ansiedade e irritação, terá menos decepções e frustrações e sentirá menos solidão, mágoa e ressentimento. E quando as oscilações da vida baterem, você receberá com paz, segurança e amor.
Essa newsletter sempre terá o propósito de facilitar a vida de todos os profissionais do mercado pet e vet.
Vou contar brevemente o que fiz para melhorar a minha performance:
Encontrei um horário que conseguia realmente parar tudo (na hora do almoço) e fazer 45 minutos de exercício, busquei na academia, na musculação uma motivação diária. A ideia de ir melhorando o peso das cargas e por consequência, melhorar a estética do corpo me motivaram.
Percebi que os gatilhos que me faziam não ir como preguiça quando coloquei como obrigação, pouco tempo, uma vez ao dia – me fizeram adquirir o mini-hábito, como mini metas possíveis. Com a introdução dessa rotina de exercícios, a alimentação acabou vindo junto, procurei organizar o café da manhã, e como fico muito na rua, preferi comer saladas e proteínas, por vezes comprei marmitas ou comia na rua em lugares como o Hortifruti que posso montar a minha salada.
Sai de 120 kilos para 95 kilos em 6 meses. Busquei acompanhamento médico, e sem nenhuma rigidez nesse processo comecei a me sentir melhor para até colocar a camisa por dentro da calça, algo me derrubava a minha autoconfiança
Com esses dois pilares ajustados, comecei a perceber que estava me concentrando melhor nas atividades e para continuar lendo muito, consegui aumentar o meu poder de concentração.
Certo de que, o que funciona para algumas pessoas pode não funcionar para outros, por isso que lhe dar muitas opções. Descubra o que é melhor para você.
Para entender sobre resiliência precisamos levantar juntos algumas questões:
Por que algumas pessoas passam por adversidades e não esmorecem?
Qual é exatamente essa característica da resiliência que faz com que pessoas sigam em frente?
De fato, é um dos grandes mistérios da natureza humana.
No ambiente corporativo, a resiliência é um assunto em alta. Muitos profissionais falam que a principal característica é a resiliência e muitas empresas buscam profissionais com essa virtude. Hoje em dia, sobram teorias acerca do que compões a resiliência.
Vamos explorar algumas das principais características que encontrei nas literaturas:
Senso de humor: oferece um senso de perspectiva crítico, isso faz com que as pessoas formem um escudo protetor ou vistam um personagem bom durante o dia a dia.
Recomendados pelo LinkedIn
Capacidade de se conectar: essa capacidade faz você estabelecer relações com os outros e de delimitar um espaço psicológico interno, o que te protege em relações abusivas.
Tá, mas seria a resiliência algo que alguns seres humanos nascem com essa capacidade ou seria absolutamente treinável? Algumas linhas de estudiosos mostram que é genético, mas um conjunto cada vez maior de evidências demostra que a resiliência – pode ser aprendida.
Para desenvolver essa habilidade explore o que a maioria dos autores dizem sobre o padrão:
Uma aceitação ferrenha da realidade;
Uma crença, profunda, com frequência baseada em valores, de que a vida tem sentido;
E uma capacidade sensacional de improvisar. É possível se recuperar dos problemas com apenas uma ou duas dessas qualidades, mas a pessoa só é realmente se tiver as três.
Agora separei algumas dicas para ativar essas qualidades:
1. Exercite a criatividade, busque ver vídeos de palestras com temas de vendas e faça teatro, se possível ou assista peças do seu interesse.
2. Não se compare aos outros – essa não é uma boa comparação, pois você não buscará o seu melhor e sim o que superficialmente os outros estão fazendo – preocupe-se em superar a si mesmo
3. Invista numa rotina de autocuidados – bons hábitos aumentam a sua força mental e física
Sempre busco alguma dinâmica empresarial para ilustrar, para que vocês, como gestores ou profissionais de vendas possam fazer juntos:
Dinâmica do Desafio:
Faça uma caixa de papelão pequena e coloque muitas guloseimas dentro.
Peça para os membros do grupo fiquem em círculo. Uma pessoa apenas de costas, e essa pessoa com celular na mão, e colocar uma música. As pessoas vão passando a caixa no ritmo na música. Quando a pessoa parar a música, quem estiver com a caixa, deve fazer o desafio, ela pode abrir e seguir o desafio ou passar a caixa.
Estipule o tempo. Pode acontecer de alguém abrir logo ou não.
Muitas vezes nos paramos no meio do caminho quando estipulamos algum objetivo ou alguma meta por medo. O novo nos deixa com medo, então muitas vezes não abrimos as caixas. Dentro da caixa não existe nenhum desafio. Apenas balas.
Aquilo que parece muito grande ou monstruosa, pode ser o medo interno, que nos impede de bater a meta e entrar em um estado de conforto. Quem vive em alta performance, e quem quer viver de vendas, precisa ter os objetivos claros.
Se você quiser saber mais sobre os meus treinamentos para o mercado pet e vet: que desenvolvem pessoas e aceleram negócios.
O conteúdo é prático e relevante, com uma metodologia criada para o seu time comercial sejam para os líderes ou para os seus vendedores. E o melhor: levo dados personalizados para a sua Empresa.
Me envie uma mensagem e vamos agendar a sua reunião de avaliação gratuita,
Abraços,
Marcus Nogueira
21 97979 7575