“(Des)Encanto” – Animação medieval acerta no conceito mas frusta com história dispersa
Prestes a completar 30 anos de sucesso com “Os Simpsons” e trazendo ainda as sete temporadas de “Futurama” no currículo, a dupla Matt Groening e Josh Weinstein chega à Netflix, resgatando a narrativa da idade média carregada de críticas e temas atuais, para contar a história do reino de Dreamland e sua Princesa Tiabeanie.
Na contramão das animações voltadas para o público adulto atuais, “(Des)Encanto” chega cheia de ótimos personagens e grandes possibilidades em seus respectivos arcos narrativos, mas o resultado final decepciona com uma trama altamente dispersa. Trazendo uma nova versão do conceito de princesa rebelde, a novidade do catálogo conta sobre as desventuras da “ovelha negra” da família real do reino de Dreamland, em uma versão feminista, alcoólatra e sem devoção alguma aos votos de castidade.
Em contraponto, a experiência da equipe envolvida acaba se tornando visível em uma narrativa que grita sua singularidade em cada um de seus episódios ainda que não consiga abandonar de fato suas inspirações e referências, como por exemplo o histórico conto de “João e Maria” ou até mesmo a participação do Trono de Ferro.
Uma questão que merece ser reconhecida é a ambientação marcada no grande contraste entre ideais fantasiosos e a dura realidade da época retratada, como a fictícia fartura do reino se opondo a miséria e mortalidade do seu povo. Além disso, a produção também se apóia em questões históricas como as doenças e guerras desnecessárias, mas também não economiza em elementos mágicos como fadas, bruxas, elfos e até mesmo demônios de estimação.
Um pouco distante do que foi prometido, o resultado final acaba pagando caro por sua estrutura dispersa e entrega um humor ácido completamente dependente da interpretação do público. Inundada em elementos fantasiosos e clinicamente demarcada por problemas reais, “(Des)Encanto” constrói sua versão genuína das animações para o público adulto mostrando ousadia em um terreno já conhecido, mas acaba sem apresentar pontos verdadeiramente memoráveis.
Conteúdo publicado originalmente em Portal Famosos Brasil.
Confira o trailer: