Desenvolvedor precisa de portifólio?

Desenvolvedor precisa de portifólio?

Imagina só, um profissional que trabalha na frente do computador o dia inteiro, virando noites e noites, trabalhando feriados e finais de semana, que os pais, tios, irmãos, primos e amigos e namorada(o), nem sempre conseguem compreender totalmente, o que há de tão espetacular naquele computador, que suga o tempo desta pessoa, de forma a fazê-lo caminhar pelo quarto, pela casa e até pela rua falando sozinho, movendo as mãos como se estivesse puxando dados em sua frente de um lado para o outro ou fazendo um fluxo de informação visual interativo, buscando prever não o que o usuário poderia fazer, mas sim o que as rotinas dependentes da sua lógíca, farão ao interagir com o seu programa.

Programar é uma arte!

Confesso, que não é fácil entender mesmo, mas posso dizer em posse da minha carteirinha que já está se esfarelando, que este profissional veste uma pessoa incrível, que consegue criar universos paralelos, situações, formas e movimentos que de fato, fazem todo e qualquer sentido para este mundo que fora criado há algumas dezenas de anos e que tomou conta das nossas rotinas, que é a linguagem da tecnologia.

E quantas e quantas rotinas são criadas por dia ou por hora, com lógicas de funcionamento diferenciada e até mesmo aquelas que somente se faz uma atribuição simples, tem seu papel muito importante no programa que está sendo desenvolvido. O desenho de um programa, com suas endentações que fazem parecer uma estrada longínqua, quando percorridas linha a linha e para cada qual, uma ação, uma novidade, tal qual um ponto de parada de uma viagem qualquer.

Uma obra de arte não pode ficar guardada, ela precisa ganhar os olhos do mundo!

Para desenvolvedores, um currículo é muito pouco para ser mostrado, diante de tudo o que criam diariamente, embora que em muitos casos, quem os entrevista, procura apenas palavras chave em seus currículo, para atender ao script anotado em bilhete de blocos montados a partir de páginas em branco descartadas.

Eles em muitas vezes, não sabem expressar da melhor forma sobre o que fazem, pois é nestes códigos fonte, de rotinas que é onde o seu mundo é revelado e onde sabem orquestrar e palestrar as mais incríveis formas de expressão imaginadas. Logo, seus olhos pode não ser tão expressivos, nem sua voz tão alta e vibrante. O sol nem sempre os vê, nem parques, nem academias, afinal este tempo também é muito precioso, para se desenvolver lógicas e aplicar soluções que ecoam em suas cabeças, o tempo todo.

A expressão de um desenvolvedor deve ser apresentada e vista, não somente por uma folha de papel impresso, mas sim onde ela faz sentido, onde ela tem vida e respira livremente.

Portanto, aos desenvolvedores, é fundamental que criem um repositório de programas, onde possa ser acessado publicamente ou mesmo que seja de forma privada, na presença de vocês, mas que contenha alguns exemplos de rotinas, telas, relatórios e se possível, vídeos curtos que apresentem o funcionamento de algum programa ou site ou aplicação que já desenvolveram. Esta é a melhor forma de apresentarem seus trabalhos, que são obras de arte.

Tenham em mãos o melhor que puderem, para apresentar para oportunidades que realmente valham a pena, para seu crescimento profissional, pois bem sabemos que nesta área, o céu não é o limite!

***

Já são 6.000 leitores desta newsletter... muito obrigado!

Meu nome é Odair Garcia Arouca, profissional da área de TI há mais de 25 anos. Casado, pai e escritor. Autor do livro Tecnologia A Carreira dos sonhos - Comportamento e procedimento e também da série de livros medievais Callouny.

Me siga no Linkedin e assine esta newsletter para receber mais conteúdo.

Conheça meu livro sobre carreira na área de TI. Onde abordo sobre dificuldades, desafios, benefícios, áreas de negócio, carreiras em expansão, comportamento e perfil do profissional de TI, bem como o perfil do profissional em relação ao seu meio. Lhe convido para fazer uma viagem fantástica e inesquecível neste livro! Boa leitura.


Caso também aprecie literatura com uma pitada de aventura, conheça a série Callouny, começando pelo livro Callouny A cidade de pedra. Aconselho a se segurar na cadeira, pois as emoções serão fortes! Lhe convido para fazer uma viagem fantástica e inesquecível neste livro! Boa leitura.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos