Desenvolvimento de skills no contexto acadêmico: comunicação.

Desenvolvimento de skills no contexto acadêmico: comunicação.

Um dos desafios da transição academia-mercado é não saber expressar (seja no currículo, seja nas entrevistas) as habilidades que desenvolvemos ao longo dos anos de formação. 

Hoje, vou falar da skill: comunicação.

A comunicação é uma das habilidades que mais desenvolvemos na universidade e que pouco valorizamos. 

No mercado, a comunicação está presente em em vários espaços e momentos, por isso é tão importante saber expressar essa habilidade. Se você lida diretamente com o cliente vai ter que se comunicar com ele, com sua equipe e gestor você vai estar se comunicando o tempo todo, se você lida com diferentes fornecedores, também vai precisar se comunicar. E há também as minúcias da comunicação, a depender do público, da idade, do nível de escolaridade, você vai precisar adequar sua comunicação para se fazer entender. Mais do que isso, você vai usar essa comunicação em interface com outras habilidades- como a delegação de tarefas, a negociação, o gerenciamento de conflito. Tudo isso junto e misturado de modo a garantir a solução e a entrega a ser feita. 

Mas, como a gente desenvolve essa habilidade na academia? Vamos para alguns exemplos práticos:

Na pesquisa (com pessoas): negociando entrevistas- explicando e convencendo um interlocutor a conceder uma entrevista gravada (vejam o grau de negociação que a gente tem e que a gente não valoriza). 

Na pesquisa (de novo)- comunicando os resultados em eventos acadêmicos- apresentar trabalho em evento é saber comunicar resultados utilizando uma linguagem formal, lidando com uma audiência exigente (professores, acadêmicos), estruturando o pensamento de modo conciso (no geral, temos de 10 a 20 minutos para apresentarmos), além de demonstrar outras habilidades como o uso de outros recursos (como powerpoint, canvas) que ajudam a apresentar e comunicar esses resultados. 

Na relação interpessoal com superiores hierárquicos- sim, nosso orientador é nosso superior hierárquico. No mercado, poderíamos comparar a um gestor/ líder. Saber lidar e se comunicar com quem está num nível acima da gente  é uma outra habilidade. Conhecer o estilo de liderança, o modo de conduzir os processos, até que ponto negociar, todas essas nuances de uma comunicação e de uma relação interpessoal estão presentes no cotidiano de uma empresa assim como estão na academia. Comunicar de modo claro, sem ruídos, buscando sempre uma negociação de ganha-ganha são elementos que a gente desenvolve sem nem perceber. 

Atividades acadêmicas- mediando grupos de estudos- uma das atividades que mais fiz durante a pós (tanto no mestrado como agora no doutorado) foi mediar grupos de estudos e leituras. O que mais identifico nesse processo é a capacidade de traduzir uma linguagem mais erudita e formal (dos textos) para uma linguagem mais acessível (sobretudo, quando o grupo é composto por pessoas de vários níveis- graduação, pós graduação- ou mesmo de vários cursos). Essa capacidade de traduzir e comunicar é essencial quando estamos, por exemplo, em um contexto de documentos complexos que precisam ser explicados para um público de baixa escolaridade, por exemplo. Se você está buscando uma vaga para lidar com o público, ressalte essa capacidade de tradução e comunicação já no currículo. 

E além disso, somos especialistas na comunicação escrita já que boa parte do nosso trabalho é produzir artigos, resenhas e ensaios. 

Por hoje é isso, mas tem mais skills a serem comentadas. 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos