DESENVOLVIMENTO HUMANO EM PAUTA
O tema “Desenvolvimento Humano” está em alta hoje com profissionais ligados à Psicologia, Coach, Administração e RH, onde o mapeamento e o estudo da excelência do comportamento humano são constantes e primordiais para realizações de sonhos, atividades desafiadoras e processos de mudanças, principalmente na vida profissional (sua principal função). Diante dos desafios atuais é justificável que estejamos no centro das atenções de profissionais e acadêmicos.
Apesar de ser uma tendência muito forte hoje, o desenvolvimento humano sempre foi o protagonista na formação da espécie, afinal, conhecer talentos, superar limites, mapear comportamentos que a evidenciam e a formação de uma grande rede de colaboração são características que nos diferenciam na natureza para o bem e para o mal, logo, fizeram com que a gente chegasse até os dias atuais numa constante evolução de todas essas forças que conduzem nossas atitudes. Esse ritual sempre fez parte da nossa história.
Tudo isso também evidencia a capacidade do humano em improvisar quando seu instinto de sobrevivência é colocado à prova, tornando-o ser mais inadequado entre todos os seres vivos existentes em nossa natureza, porém somos os mais poderosos entre todos os animais. O Historiador da UNICAMP, Jaime Pinsky, em sua obra “As Primeiras Civilizações” da editora Contexto, exemplifica bem esse cenário que iniciou há milhares de anos, porém mesmo em uma realidade distinta, é atual e traz uma ótima passagem para que possamos refletir:
“Os animais herdam, individualmente, suas capacidades; por exemplo, cada rato nasce sabendo roer, cada lhama nasce com seu casaco natural, cada peixe nasce sabendo procurar seu alimento. Nenhum homem nasce sabendo construir casas, fabricar armas ou utilizar o pelo de outro animal. Só com os exemplos dos mais velhos, ou seja, por meio da aprendizagem, cultura, é que ele chega a receber sua herança”. (página 14)
Ou seja, a capacidade de aprendizagem e a consciência de um objetivo para ela que nos levou a ruptura entre a História Natural e Social, aliás, foi a criação da nossa cultural, sua transmissão e difusão, que passamos a escrever a nossa própria história e não apenas participarmos de mais um processo natural do meio ambiente. Nós modificamos, interferimos na natureza a todo instante e moldamos a nosso bel-prazer.
Porém, ao mesmo tempo em que essas características juntas com as ações humanas proveram o avanço da cultura colaborativa, tecnologia, maior capacidade de produção aliada à ampliação do trabalho, também trazem a exigência de aperfeiçoar o comportamento humano e despertar novas competências. No mundo globalizado de hoje é necessário investir em nosso desenvolvimento sob a ameaça de sermos poucos participativos dele, por isso os profissionais citados no início desse texto são importantes para a contemporaneidade.
Nossa vantagem é que temos à disposição ferramentas e processos eficientes que desenvolvem, potencializam com mais rapidez as nossas competências, direcionam nossas ações, fazendo com que tenhamos mais repertório para nossa vida profissional e pessoal.
O processo de coaching auxilia ativamente as pessoas nesse contexto, identifica qualidades, forças favoráveis, amplia habilidades, ou seja, trabalha de forma contínua o autoconhecimento, mapeando as melhores oportunidades com o objetivo de obter sempre resultados positivos em todas as etapas da vida. O papel do profissional Coach é criar situações favoráveis e gerir as competências humanas para alavancar as mudanças esperadas pelo Coachee (pessoa que passa pelo processo).
Não entenda esse processo como imperativo, mas como uma ótima opção para que você se torne um ser humano cada vez melhor, que possa oferecer ao mundo a sua melhor versão e alcançar seus objetivos.
Para concluir, foi possível perceber que o ser humano sempre se diferenciou dos outros seres vivos pelas suas capacidades cognitivas, desde o tempo paleolítico, a vantagem hoje é que temos as condições cientificamente comprovadas para acelerar essas capacidades, porém o primeiro passo depende de você, do seu livre arbítrio.