DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL – ESTRATEGIA DE 1º EMPREGO, INCLUSAO DE JOVENS, COMBATE A EVASAO DE CONSUMO

DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL – ESTRATEGIA DE 1º EMPREGO, INCLUSAO DE JOVENS, COMBATE A EVASAO DE CONSUMO

Em nossos trabalhos no CIDADE EMPREENDEDORA, verificamos uma crescente preocupação nas cidades atendidas com questões do tecido social:

·        Violência urbana

·        Criminalidade

·        Drogas

·        1º emprego para jovens

·        Falta de mão de obra

Isso afeta o crescimento das empresas locais e a atracao de investimentos. Acaba tambem por tornar o varejo local fraco, o que aumenta a evasão de consumo, e, se há grandes empresas no município, acaba criando a evasão de empregos (pessoas que trabalham na cidade, mas moram nas cidades vizinhas).

De tudo, a falta de perspectiva para o jovem é a parte mais preocupante. Desmotivados e psicologicamente abatidos, desde a pandemia, é preciso criar um horizonte de perspectivas para que seu desenvolvimento pessoal possa criar a sustentabilidade econômica local e até regional, sem o que o futuro será negro para a economia...

Visando atacar esse cenário desenvolvemos uma estrategia que busca atacar o problema pela raiz e que cria condições para a mudança do cenário:

·        Incubadora de marketing digital – uma empresa júnior, a ser criada dentro da prefeitura, pela contratação de estagiários da cidade, que serão treinados em marketing digital e monitorados por coordenador que tambem cuidara da orientação e supervisão da prestação de serviços.

·        Serviço de marketing digital básico, da prefeitura para o varejo local – usando os recursos da incubadora, a prefeitura apoiara o desenvolvimento do varejo local atraves da melhoria dessas empresas com os consumidores locais, permitindo a captação de novos negocios, a melhoria da satisfação com o atendimento e a customização da relação.

·        Redução da evasão de consumo e combate as drogas – essa combinação acima pretende contribuir para a redução da evasão de consumo e criar um cenário de possibilidades que motivara o jovem a ambicionar novos horizontes, combatendo assim o abatimento psicológico que por vezes o leva para o contexto dos dependentes químicos.

Usando os critérios de menor complexidade, menor resistência, menor investimento podemos encarar de frente um problema social de impacto crescente nas pequenas e medias cidades e dessa forma contribuir para a melhoria da sua sustentabilidade.

Augusto Aki – Consultor/Supervisor do CIDADE EMPREENDEDORA

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos