Investimento social. Como saber onde aplicar recursos financeiros se os grandes achados dos territórios não estão no Google?

Investimento social. Como saber onde aplicar recursos financeiros se os grandes achados dos territórios não estão no Google?

É preciso andar pelo território, perguntar, conversar, saber os nomes das pessoas.

Acabo de voltar de mais uma viagem a trabalho pro Mato Grosso. Dessa vez fui convidada a realizar um Diagnóstico Social em um bairro que foi todo construído para receber trabalhadores de uma das maiores companhias de alimento do mundo. O bairro fica na cidade de Lucas do Rio Verde. 

As pessoas vêm de muitos lugares: Maranhão, Pará, Pernambuco, Minas Gerais, Venezuela. Todas em busca de sonhos, de oportunidades. 

Meu trabalho consiste em buscar quais são as principais belezas e potenciais deste território e fazer conexões com possíveis investimentos que o instituto de responsabilidade social da empresa pode fazer no local. O processo sempre começa com um encontro e uma pergunta principal: Você conhece alguém que tenha um trabalho especial pro bairro? E dali começa. A lista de nomes cresce, o compartilhamento de contatos acontece. Novas conversas surgem e mais pessoas aparecem. O mapeamento vai acontecendo em um movimento coletivo.

Conheci tantas pessoas incríveis, cheias de comprometimento com a transformação. Todas na busca de oportunidades, de apoio. São muitas as dificuldades, mas o trabalho não deixa de acontecer.

Descobri escola de futebol feminino, curso de atletismo para crianças, encontros de crochê para mulheres no posto de saúde, ações de impulsionamento da gastronomia venezuelana, ações de dia das crianças, grupo de quadrilha junina, agitadores culturais que mostram a cultura do norte e nordeste do Brasil, mãe venezuelana que apoia a traduzir bilhetes e reuniões para o restante das famílias recém chegadas, diretor de escola que luta pela alfabetização de qualidade, ação de doação de móveis e roupas, projeto para uma horta comunitária.

Que bom seria se as grandes instituições estivessem atentas às pessoas. Todas essas iniciativas acontecem no bairro. Todas essas iniciativas não têm CNPJ. Essas coisas o Google não mostra. 

É preciso se conectar com as pessoas.

Helena Assis

Projetos socioambientais e culturais | Gestora de projetos | Facilitadora de Grupos | Captadora de recursos | Comunicóloga | Produtora de eventos

7 m

Amei o texto!! Trabalho importantíssimo realizado a partir da escuta do território! <3

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos