Design Review 3x3: a importância das boas perguntas
Apresentar um projeto de design para os seus colegas de trabalho, antes de soltá-lo para o mundo, é uma oportunidade única para demonstrar as soluções exploradas ao longo do processo. Mas mais do que isso, trazer um produto aos olhos de todos é um método extremamente eficaz para aprender de forma rápida e barata.
Essas apresentações, também chamadas de Design Review, têm o intuito de colher feedback instantâneo de stakeholders importantes da companhia, e também de outros designers do time. No final, tudo isso traz luz para questões fundamentais, que são capazes de fornecer iterações ainda mais inteligentes e eficazes para o produto.
No entanto, a qualidade de conhecimento gerado nesse processo depende muito de como a designer do projeto conduzirá essa reunião e quais tipos de questões ela incitará aos seus participantes. Porém, como isso pode parecer muito vago, preparei um guia para você.
Composto por 3 tópicos principais, com 3 perguntas fundamentais de cada tema, o Design Review 3x3 busca ajudar você a construir uma Review verdadeiramente objetiva, e que também permita a elaboração de insights úteis e aplicáveis. Vamos lá?
Estruture sua introdução para evitar a subjetividade
A principal diferença entre uma Design Review boa e uma ruim é a contextualização que a designer traz para a sala. Mais do que convidar as pessoas para discutir problemas, também é papel da profissional desenhar uma apresentação que provoque empatia.
Esse processo vai te ajudar a manter as declarações objetivas, por isso, é fundamental apresentar o seu problema com estrutura e intencionalidade. Antes de qualquer coisa, lembre-se também que uma Design Review é uma troca constante entre as duas partes interessadas.
As perguntas a seguir poderão te ajudar a montar um documento que provoque feedback sincero e realista. Ou seja, tudo que você precisa para aprender e melhorar de verdade.
1. Problema
Trazer o problema certo para a mesa ajuda a todos os envolvidos a compreenderem um pouco sobre o assunto e, assim, direcionarem esforços em busca da mesma solução.
Seguindo essas 3 perguntas, o problema ganha composição e conjuntura:
- O que você está tentando resolver?
2. Por que isso é um problema?
3. Quem esse problema afeta?
2. Contexto
O contexto do projeto como as limitações técnicas, métricas e metodologias fecham o escopo, impedindo que as pessoas sugiram coisas pouco factíveis ou práticas.
Com as perguntas a seguir, o projeto ganha foco:
1. Quais são as limitações técnicas e de negócios?
2. Como o sucesso é medido?
3. Qual sua hipótese?
3. Respostas
Para mim, este é o tópico mais importante porque traça a linha de expectativa da designer e delimita os pontos que são realmente críticos e importantes no produto apresentado.
Essas 3 questões ajudam a profissional a destacar suas necessidades e direcionar o esforço coletivo em prol da mesma causa:
- Qual feedback você está procurando durante esta crítica?
2. O que você não está procurando?
3. Onde você quer se concentrar?
Conclusão
Ao desenhar a apresentação do seu projeto com o Design Review 3x3 em mente, você traz contexto para os participantes e direciona os esforços corretamente. Isso acontece porque a informação permite que as pessoas se atenham aos problemas reais, com soluções realmente possíveis.
O segredo de uma boa Design Review não é vender seu projeto para a empresa, mas aprender o máximo possível com ela. Sendo assim, agora é a hora de deixar seus colegas fazerem o trabalho pesado de identificar as oportunidades de design que você não viu.
Eles provavelmente vão surpreendê-la e a iteração do seu produto digital será muito mais colaborativa, rica e abrangente. Afinal, emoções são universais, experiências não.
→ Gostou deste artigo? Inscreva-se no Bloco de Notas. A newsletter com inspirações semanais sobre Design, Produtos Digitais, Negócios e Criatividade.
Em tempo, aproveito para agradecer imensamente a Mariana Xavier por revisar, consertar e cuidar desse texto. ❤
Content Designer en Nubank
5 aGuia incrível para se organizar e aproveitar o tempo de todos ao máximo. Arrasou!