Design Sprint VS Design Thinking
Surge com muita frequência esta dúvida, Design Sprint? Design Thinking? Mas afinal há diferenças?
Embora o nome seja semelhante e possa gerar confusão, tratam-se de coisas diferentes. Vamos começar talvez por perceber o que é Design Thinking:
“Design thinking is a human-centered approach to innovation that draws from the designer’s toolkit to integrate the needs of people, the possibilities of technology, and the requirements for business success.”
— Tim Brown, president and CEO, IDEO
O Design Thinking trata-se então de um conjunto de ideias e insights para abordar problemas, análise de conhecimento e propostas de soluções. Isto claro numa explicação resumida.
Enquanto o Design Sprint:
“The sprint is a five-day process for answering critical business questions through design, prototyping, and testing ideas with customers”
-Jake Knapp, Author of SPRINT and one of the inventors of the Design Sprint
Design Sprint é uma metodologia ágil criada em uma empresa braço do Google, a Google Ventures.
A metodologia utiliza cinco etapas, que são divididas em cinco dias, ir de uma ideia a algo tangível, um protótipo.
De forma resumida, o Design Sprint é um modo de pensar, um kit de ferramentas que coloca o utilizador como parte central da discussão. O Design Sprint trata-se de uma "receita", um método para de forma rápida encontrar uma solução para um desafio. Sendo que cada vez que utiliza o Design Sprint, está também a utilizar Design Thinking.
O Design Sprint é uma ferramenta extremamente importante para produzir MVPs (Minimum Viable Product) ou em português Produto mínimo viável, ou seja, pegar numa ideia, conceito ou problema, e rapidamente viabilizar uma possível solução, para que rapidamente possa ser desenvolvida, lançada e testada. Desse modo rapidamente poderão ser implementadas melhorias na solução lançada e otimizar.