Design Thinking: utilizando a ferramenta

Design Thinking: utilizando a ferramenta

Como designer por formação, posso dizer que procuro, de forma mais afetiva, entender não só o problema, mas o que o rodeia a partir do mapeamento do contexto, sendo possível identificar os impeditivos e as dificuldades de alcançar a solução através de uma perspectiva holística por meio de pesquisas centradas no usuário para alcançar uma solução inovadora. Para isso acontecer, a ferramenta propõe interações com equipes multidisciplinares para integrar a organização das ideias, apresentando a solução dos problemas que muitas vezes persistem em ficar “dentro da caixinha”, nos fazendo pensar fora dela, em busca da inovação como resultado.

E esta forma de pensar dos designers tem chamado a atenção no mundo dos negócios, sendo possível aplicar o Design Thinking como ferramenta capaz de levar a inovação para dentro das empresas.

Adequando para os negócios, a utilização deste modelo traz a possibilidade de identificar quem é o seu cliente, o que ele deseja, o que ele está pensando, o que ele sente e acredita aproximando ao cenário do projeto e acompanhando a aplicabilidade das etapas do processo, para aproximação do objetivo através das etapas de Imersão Preliminar, sendo esta exploratória, identificando o problema para realização de ajustes, e de Imersão em Profundidade, no reconhecimento das necessidades e oportunidades, seguindo por Análise e Síntese, que organiza dados que passam auxiliar na identificação de desafios e oportunidades, compreendendo o público alvo e analisando, de forma periódica, as mudanças de comportamento, evitando insatisfação e possíveis perdas para a concorrência, segundo Vianna, (2011).

Para a etapa de Ideação estarão as equipes multidisciplinares trazendo diferentes expectativas e expertises que contribua para o resultado mais assertivo através do Brainstorming, Cocriação, e ideias que surgirão ao longo da evolução a partir das atividades em grupo. Referente à Prototipação, que traz os modelos tangíveis que passam da idealização para o real, levando ao teste até chegar ao produto/serviço que será escolhido pelo público como solução.

Desta forma para a utilização do Design Thinking como ferramenta para ser inserida no modelo de negócio de uma empresa, é necessário avaliar a possibilidade de mapear os processos a partir da organização de grupos de setores que possam participar contribuindo com cada etapa na geração de ideias para que seja alcançada a solução única e criativa que atenda as expectativas do consumidor.

Nicoly Silva

Profissional de Marketing | Endomarketing | Cultura Organizacional | Valorizando o poder do time para transformar resultados

2 a

Incrível 🚀

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos