DESIGUALDADE MATA !!!
NOTA INFORMATIVA DA OXFAM - JANEIRO DE 2022
A riqueza dos dez homens mais ricos do mundo dobrou desde o início da pandemia. A renda de 99% da humanidade está pior em virtude da Covid-19. As crescentes desigualdades econômicas, de gênero e raciais, assim como as desigualdades que existem entre os países, estão destruindo nosso mundo. Isso não acontece por acaso, mas sim por escolha: A “violência econômica” é cometida quando as escolhas de políticas estruturais são feitas para as pessoas mais ricas e poderosas. Isso causa danos diretos a todos nós e principalmente às pessoas em situação de pobreza, a mulheres e meninas e a grupos racializados.
A desigualdade contribui para a morte de pelo menos uma pessoa a cada quatro segundos no mundo.
Porém, podemos mudar radicalmente nossas economias para que sejam focadas na igualdade. Podemos reaver a riqueza extrema por meio de tributação progressiva; investir em políticas públicas fortes e comprovadas contra a desigualdade; e mudar corajosamente o poder na economia e na sociedade. Se tivermos coragem e ouvirmos os movimentos que exigem mudanças, podemos criar uma economia em que ninguém viverá na pobreza, nem com um patrimônio bilionário inimaginável - uma economia na qual a desigualdade não mate mais.
© Oxfam International January 2022
Autor principal: Nabil Ahmed
Co-Autores: Anna Marriott, Nafkote Dabi, Megan Lowthers, Max Lawson, Leah Mugehera
Gerente de comissionamento: Dana Abed
https://portal.unicap.br/documents/475032/0/Davos_full_2022_pt-BR_vs02.pdf/bf794f5d-1330-acb7-4393-89453c3bcc2a?t=1642626121613