Desmascarando os corruptos: #timeforjustice
Por mais cara-de-pau que um corrupto seja, a propaganda negativa e ficar marcado na história por seus atos ilícitos, sempre atingirá um de seus poucos "valores": a vaidade.
Além do dinheiro e do poder, a vaidade é um dos aspectos que alimentam os egos, do mais simples ao mais poderoso corrupto ou tirano, por toda a história da humanidade.
Essa luta é uma realidade global e a Transparência Internacional criou a campanha DESMACARE O CORRUPTO, através da votação dos maiores escândalos de corrupção, a fim de expor pessoas e empresas que cometeram atos ilícitos de grandes proporções, destacando o abuso do poder em benefício próprio ou de poucos, às custas da miséria de muitos. A notícia foi também divulgada num artigo no Estadão, em 09-12-2015.
RANKING
No processo de escolha dos candidatos, foram nomeados os casos de corrupção que mereciam atenção mundial. A votação encerrará em 9-2-2016 e depois desencadeará a campanha “Tempo para a justiça”, para escolher (sugerir) quais as consequências o(s) ganhador(es) deverão enfrentar.
Entre os destaques, estão o senador dominicano (atual #1), ex-presidentes da Ucrania, Panamá, Tunísia, Egito, a empresária filha do presidente de Angola, filho do ex-presidente da Guiné Equatorial e algumas empresas e órgãos de destaque global.
Uma novidade neste páreo, é o estado de DELAWARE, famoso por ser a sede de grandes corporações globais nos Estados Unidos, pelos benefícios e isenções fiscais (paraíso) oferecidos por essa unidade da federação.
Pela relevância e valores envolvidos, a PETROBRAS está concorrendo ao lado de políticos e empresários corruptos. Faltando 60 dias para o encerramento, está na 2ª posição com 34% dos votos. (Orgulho dos brasileiros? Me inclui "fora" dessa!)
RESULTADO TRARÁ MAIS DORES DE CABEÇA À PETROBRAS
Tal resultado influenciará negativamente, inclusive será munição nas cortes americanas que estão preparando a acusação para restituição de perdas em favor reclamantes que investiram nos ADRs da empresa, mesmo sendo sabedores da cláusula de “relacionamento do Acionista Controlador”.
Esta cláusula descrita nos Relatórios de Administração da Companhia, conferem poderes à União Federal a atender suas políticas e interesses, desconsiderando seu objeto econômico e mercantil ou resultado financeiro.
Ou seja, tal como todas as estatais brasileiras, a empresa é um instrumento de política de Governos, conforme seu estatuto.
TALVEZ GANHE QUEM ATINGIU MAIS PESSOAS
Por convicção, minha aposta nesta vergonhosa competição será a FIFA (ainda na 7ª posição).
Essa instituição e seus dirigentes vivem às custas da paixão de bilhões de pessoas, instituiu globalmente estruturas mafiosas e fomenta esquemas de lavagem de dinheiro, corrupção e alguns modelos de trabalho semi-escravo, onde empresários inescrupulosos exploram e ganham muito em cima do sonho, ingenuidade e da habilidade (dom) de jovens humildes.
Já tive em mãos a minuta de um contrato, que o empresário embolsaria 75% dos ganhos (salários e propaganda), durante toda a carreira de um jovem e promissor atleta (10 anos de idade!), filho de uma auxiliar de limpeza. Gente com um mínimo de instrução e muita necessidade.
EDUCAÇÃO E PROGRAMAS DE INTEGRIDADE COMO INSTRUMENTO DE MUDANÇA
No Brasil, além dos procuradores do MPF, a CGU vem estimulando a adoção de Programas de Integridade como combate a corrupção no âmbito corporativo, através de cartilhas apropriadas às distintas estruturas empresariais (empresa privadas, públicas, PMEs e estatais), além de projetos de educação desde nossa base.
Alguns colegas de docência aqui no Rio, já trabalham na elaboração de programas de treinamento com base nas orientações destes guias da CGU, que serão oferecidos e adicionados às grades curriculares dos programas de MBA, pós-graduação de executivos e mesmo nos cursos de graduação que ministramos, a fim de consolidar a formação dos futuros executivos e empreendedores num novo ambiente de negócios, livre de corrupção.
A todos os colegas, meus votos de Boas Festas e um 2016 mais sereno, limpo e próspero.
Governança Riscos & Compliance | Continuidade de Negócios | Prevenção de Fraudes | PLD | Forensic Accounting | prof 60+
8 aObrigado, Ricardo Teotonio. Com a ¨tempestade perfeita" que a PB está passando -corrupção, sucateamento, preço internacional do petróleo desabando, demonstrações de ineficiência operacional, venda de ativos, etc-, não sou otimista de que se recupere. Sobre a votação, faltando 29 dias para encerrar, a Petrobras está na 2ª posição. O ex-presidente da Ukrania passou a frente esses dias, mas tem apenas 150 votos a mais.
Consultor em Governança, Riscos Compliance e Controles Internos | GRC
8 aExcelente matéria, Gilberto Porto! Parabéns! E embora vergonhoso e lamentável, temos que encarar a realidade dessa nossa estatal que já foi orgulho nacional em outros governos. Torçamos para que os ratos sejam eliminados e a empresa se recupere.
Governança Riscos & Compliance | Continuidade de Negócios | Prevenção de Fraudes | PLD | Forensic Accounting | prof 60+
9 aA minha aposta no "puro-sangue" da corrupção (FIFA) não deslanchou. Já a Petrobras atropelou e conquistou ontem a 1ª colocação do ranking, com 46% dos votos... Em 54 dias, encerrará a votação e saberemos o grande campeão mundial, dessa copa da corrupção.
Orçamento e Custos na Odebrecht
9 aOutro artigo muito bom! Parabéns e feliz 2016.
Mais um excelente artigo Gilberto, obrigado por produzir e compartilhar conosco! Abraços, boas festas e um 2016 melhor para você e família também...