Desperdício - Como ajudar a reduzir a fome no mundo ?
Com mais de 30 anos de vivência no varejo alimentar, construí uma network bastante extensa, que conta com antigos colegas, funcionários, pares, empregadores, muitos estagiários que se destacaram e hoje são executivos de muito respeito no mercado, e muitos concorrentes e amigos empresários do setor.
Acompanho a vida pública da maioria através das redes sociais que nos mantém conectados e informados.
Vejo lindas fotos de novas lojas, reformas, reestruturações, modernizações e lindas exposições.
Porém, há um tema que ainda não está refletindo a modernidade e a responsabilidade que temos na evolução da sociedade.
Empilhamos frutas e verduras, algo que certamente gera desperdício. Não necessariamente perdas para a empresa, pois sempre ouvimos que o fornecedor aceita as trocas, ou que o hortifruti é terceirizado e só pagamos o que ‘passa no caixa’, e isso acontece não só no hortifruti, mas também em vários setores da loja, como queijos e outros perecíveis. Descontos que recebemos para jogar produtos no lixo, etc.
Fica cada vez mais claro que o desperdício poderia contribuir para reduzir a fome no mundo.
Recomendados pelo LinkedIn
E a nossa consciência sobre isso. Ou será que, por conta de não nos afetar diretamente, preferimos não pensar sobre isso?
Vamos ajudar a mudar essa situação? Talvez, empilhando menos os produtos? Reduzindo o descarte de produtos, mesmo que isso não faça parte do resultado do seu negócio ?
Creio ser possível todos pensarem e mudarem alguma coisa para melhorar este mundo que vivemos.
Quando falamos de prevenção a perdas, pensamos só em resultados e a segurança, mas estamos ainda relaxados quanto aos desperdícios. Tenho um amigo, Eduardo de Araújo Santos que tem ajudado as empresas a começar a mudar essa postura. Entrem em contato com ele para falar sobre isso. Não tenho interesse comercial algum nisso, mas acho que cada um deve fazer um pouco. Abraços !!!
Marcos Escudeiro
Comprador sênior
3 aRealmente vejo diversas exposições de hortifruti agressivas com alto volume de produtos Sempre suponho que aquilo vai vender rápido. É preciso equilibrar a beleza da exposição com a racionalidade de diminuir perdas. Os danos de manuseio fazem o varejo ter uma certa desvantagem em relação a feiras livres, mercado gourmet e redes de Hortifruti.
Orientação, aconselhamento e suporte estratégico. Ajudando sua empresa a tomar decisões e a desenvolver estratégias de negócios.
3 aMarcos. Uma forma de reduzir este índice de desperdício, é buscar amenizar a influência do "produto bonito". Temos que valorizar o produto que perdeu um pouco do viço, mas mantém suas características - sabor, textura, .... Pode ser um caminho.