Desperdício zero: como ser criativo na gestão do caos
Andreia Loures-Vale
Ser criativo é uma habilidade decisiva na gestão do caos. Sim, estamos na Era do Caos. A pandemia vai passar, mas a marca do caos continuará por muito tempo. Aprender a produzir mais e melhor em situações caóticas é fundamental para seu sucesso profissional. Para isso, você precisará exercitar o "músculo da criatividade".
Ser criativo não é ter ideias mirabolantes, é conseguir usar todos os recursos disponíveis de uma forma original!
Desperdício zero é o foco da criatividade em ambientes caóticos. Precisaremos usar tudo o que temos disponível para criar as melhores soluções, se quisermos sobreviver e evoluir profissionalmente. Ser criativo na gestão do caos não tem nada a ver com ter pensamentos divergentes ou imaginações mirabolantes. Quando somos surpreendidos com um acontecimento totalmente imprevisto, que faz desaparecer o chão ou desabar o teto dos nossos negócios, é melhor sermos mais como MacGyver do que como o Forest Gump... Desperdício zero, identificar novos recursos em tudo o que nos acontece, aproveitar tudo o que temos em mãos, tudo o que fomos até aqui, tudo o que somos. Nada em você é desprezível! Tudo o que você é pode e deve ser encarado como um recurso direcionado para realização do seu objetivo - na sua carreira e na sua vida.
Experimentamos esta necessidade de ser criativo quando acordamos num certo dia de março de 2020 e, de repente, estávamos todos em quarentena. Adaptamo-nos, criamos soluções aproveitando ao máximo os recursos disponíveis. Home office, lives nas redes sociais, reuniões online, consultas online, cursos à distância, atividades educacionais para as crianças e adolescentes que não podiam mais ir para escola, novas formas de cuidar da casa, da limpeza, da alimentação... Foram alguns dos desafios que exigiram o alto desempenho da nossa criatividade.
Você se saiu bem? Como está sendo o desempenho do seu "músculo" da criatividade? Esta habilidade já estava bem desenvolvida em você?
A criatividade é como um músculo, você pode treiná-la e fortalecê-la progressivamente!
Sim, como qualquer outra habilidade, você pode treinar ser cada vez mais criativo. Mas como? Aumentando dois ingredientes fundamentais: (1) mindset focado na busca por soluções e (2) repertório cultural (e de experiências)
(1) Fortalecer uma configuração mental determinada na busca por soluções é cultivar o hábito de não desistir, é continuar se dedicando ao seu propósito até o fim e, depois do fim, continuar mais quantas vezes forem necessárias. É não parar nos erros e fracassos. É ficar grato pelos erros e fracassos pois eles são um recurso muito valioso para impulsionar grandes aprendizados e grandes transformações na direção do seu propósito. Tudo o que acontece na sua vida, todas as suas experiências, podem ser canalizadas para otimizar seu desempenho no desafio de realizar o seu objetivo, os seus sonhos, o sentido que está escolhendo para a sua vida.
(2) Ter um repertório cultural amplo e rico é fundamental para criar soluções originais com o que você tem em mãos, com as limitações imprevisíveis que tanto nos desafiam durante a gestão do caos. Mas entenda bem, repertório cultural não é apenas saber nomes de obras e artistas. É acumular diversas experiências de vida e transformá-las todas em informações e conhecimentos disponíveis para o uso da sua criatividade. Abrir-se para diversas experiências, em todas as áreas da vida, é fundamental para, quando o caos te entregar um novo desafio, você conseguir tomar decisões rápidas, criando soluções originais com os recursos disponíveis, aproximando-se dos seus objetivos.
Desperdício zero é a chave para dominar a arte de ser criativo na Era do Caos. Não desconsidere nada do que você viveu. Tudo o que você se tornou é uma valiosa força a ser canalizada para o seu propósito.