Despertando Redes Adormecidas
Venho oficialmente trabalhando dentro do conceito do CNO – Chief Networking Officer, que cunhei globalmente no Wikipedia desde 2007. Informalmente, aplico a metodologia de GRN – Gestão de Redes de Negócios desde 2001, quando ajudei a recuperar uma empresa pré-falimentar na Europa. Esse e-book resume bem essas experiências bem sucedidas.
É sempre bem mais fácil quando se aplica GRN dentro de organizações, visto que já estão estruturadas na forma de rede de negócios por definição. Ainda que seus líderes não entendam bem como aplicar a gestão de stakeholders no dia-a-dia.
A facilidade está na hierarquia natural e no fato da rede de gestores internos já estar prontamente acessível. Assim, uma vez que a liderança decida por implementar GRN, escolha o líder CNO e forme sua equipe, basta seguir o road-map que dentro de alguns meses os resultados tangíveis aparecerão. Recomendamos que se gerencie redes de negócios ao invés da simples atividade de networking.
Entretanto, o mais interessante é quando despertamos redes ditas adormecidas. Um exemplo clássico são as redes de Alumni (ex-alunos) de universidades de 1ª linha. Geralmente, estão abandonadas. Os colegas não se (re)conhecem, não se falam, não se encontram com regularidade e, como consequência, não criam oportunidades entre si. Esses profissionais possuem uma identificação muito forte com uma marca acadêmica mas o valor intangível da mesma não é convertido em valor tangível e real para todos.
Assim, em Agosto de 2018, resolvi resgatar as ovelhas do rebanho da RSM – Rotterdam School of Management na Holanda, onde fiz meu MBA. Consegui reunir cerca de 80 executivos. Fizemos cinco eventos no ano passado: três em SP e dois no Rio com média de 13 pessoas por evento. Conclusão: muito esforço para tão pouco retorno de capital de relacionamento. Como as escolas não ensinam GRN, os profissionais não entendem a importância de atender a esses chamados prontamente. Verificamos também que alguns dos quais são incapazes de sequer responder a uma mensagem pessoal de boas-vindas. E isso que estamos falando de executivos com MBA internacional.
Na virada do ano passado, pensei em aumentar tremendamente o alcance dessa rede adormecida de MBAs. Assim, juntamente com o Daniel Pripas da LBS - London Business School, criamos o MBA Alumni Brasil Europa (MBA ABE) em Jan 2019. E de lá prá cá já começamos a fazer muito barulho para acordar nossos colegas, a saber:
- Convidamos os líderes dos chapters de Alumni das principais Escolas Européias baseados no Brasil a aderirem à nossa iniciativa. A grande maioria aceitou de imediato.
- Criamos grupos no LinkedIN e WhatsApp, com 260+ e 170+ membros respectivamente
- Definimos canais no You Tube e Instagram, com diversas fotos, vídeos e testemunhos.
- Fizemos dois eventos de lançamento em prime venues no Rio com 25 participantes e em São Paulo com cerca de 100 participantes, entre 165 inscritos únicos oriundos de 37 escolas Européias. As fotos retratam o sucesso desses eventos.
- Motivamos colegas a voarem de Recife, Brasília, Curitiba e Rio para se juntar a nós.
- Fizemos parceria com a Assespro, que ofereceu condições especiais aos membros do MBA ABE para participar do IX PetroTIC ocorrido ontem.
- Criamos um calendário com mais 4 eventos com 8 palestrantes top de linha sobre inovação e empreendedorismo entre Rio e São Paulo (mais detalhes em breve nos grupos. Registre-se já!)
- Agendamos as festas de final de ano no eixo Rio/São Paulo.
- Anunciaremos um evento outdoor adventure networking no interior de São Paulo logo, logo.
Nosso potencial de crescimento em participantes é simplesmente 10x maior do que o que foi alcançado até o momento. Apesar de termos líderes e co-líderes claramente definidos, a adesão ao grupo é por convite e não por ser obrigatória. O maior engajamento dos colegas ao nosso propósito requer paciência e comunicação constante com todos os membros da rede de Alumni. Apesar de serem MBAs, nem todos são mega connectors e/ou early adopters. Alguns colegas precisam de mais tempo para amadurecer sua contribuição para o grupo.
Estamos abertos a muito mais parcerias com entidades que oferecem conteúdo relevante e com potenciais patrocinadores para nossos eventos.
Nosso lema é “águias generosas juntas voam mais alto”, pois acreditamos que pessoas bem qualificadas, corretas e generosas são capazes de gerar múltiplas oportunidades de prosperidade a todos. Não existe melhor forma de se apresentar para um grupo de elite do que sendo generoso/a com todos seus membros.
Nesse sentido, agradecemos imensamente pelo inestimável apoio dos locais que hospedam nossos eventos assim como de todos nossos palestrantes que doarão seu conhecimento e expertise em prol do sucesso dessa iniciativa.
Se você conhece colegas que tenham estudado em Escola Européia, seja MBA, Mestrado, PhD, pós-Doc e outros cursos de estudos avançados, fique a vontade para compartilhar esse artigo com seus pares. Sejam todos muito bem-vindos ao MBA Alumni Brasil Europa.
Muito obrigado a todos!
Octavio Pitaluga Neto
MBA ABE / Co-Founder
LUZES / CÂMERAS /AÇÃO .EVENTOS & ESPETÁCULOS MEMORÁVEIS "Arauto / Erudito & Magnetizador."
5 aDigno & Nobre.
LUZES / CÂMERAS /AÇÃO .EVENTOS & ESPETÁCULOS MEMORÁVEIS "Arauto / Erudito & Magnetizador."
5 aESPETACULAR !!!
Director of Digital Solutions LatAm - Samson Group / Creating value through digital transformation and cognitive solutions. Counselor, Columnist, Writer, Speaker, Professor and Thought Leader about Digital Transformation
5 aMuito obrigado Octavio Pitaluga Neto. Sua perseverança em promover o networking de alto nível está gerando resultados concretos para quem participa desta iniciativa. A ESADE estará representada nos próximos eventos e encontros. Grande abraço a você e todos da comunidade MBA Alumini Brasil-Europa!!
Octavio parabéns pela iniciativa e por todo o esforço para tornar essa rede realidade. Com certeza essa iniciativa ainda trará muitos frutos a todos os participantes e seu empenho tem sido fundamental. Conte com meu apoio e da comunidade da London Business School no Brasil.
Trainer - Coach - Consultant 🇫🇷🇧🇷
5 aObrigado Octavio por colocar a sua expertise a serviço de uma comunidade com grande potencial e por este relato detalhado da iniciativa MBA-ABE, ainda recém-nascida, mas já com futuro promissor. Como se diz no teatro clássico francês (Pierre de Corneille em 'Le Cid', 1636) : 'Je suis jeune, il est vrai, mais aux âmes bien nées, la valeur n'attend pas le nombre des années', em tradução livre 'Sou jovem, é verdade, mas para almas bem nascidas, o valor não espera o número dos anos', ou seja, o grupo é jovem mas bem nascido e não tardará a revelar todo o seu talento. Conte com todo o meu apoio como líder da ESCP Europe no Rio de Janeiro e aproveito para convidar os meus colegas Arnaud Bert e Laurent Sciama, líderes da comunidade ESCP Europe em São Paulo a entrar neste seleto grupo. Acabam de relatar na rede o sucesso do evento ESCP Europe de ontem (22/05/19) em SP sobre inteligência artificial com participação de especialistas do Bradesco e da Leroy Merlin. Parabéns a todos !