#Detox Mental: Não confunda sinceridade com falta de educação! Muita honestidade na sua sinceridade!
Site: somostodasmarilyn.wordpress.com
Amorêêê,
Que saudades de você!!! Sinta-se abraçada por mim nesse exato momento! Um abraço bem forte igual abraço de urso! Kkkkk
Como está sendo o início de 2017 para você!?
De férias!? Que delícia! Aproveita!!!
Trabalhando!? Em época de crise econômica né... a gente só tem que agradecer que ainda tenha um emprego...
Enfim... mas mesmo assim, Janeiro é o mês das férias! E mesmo que a gente esteja trabalhando nesse período, dá pra sentir no ar a malemolência gostosa dessa época do ano!
Estamos todos de férias na alma! Descansando nossas mentes e nossos corações! Concentrando todas as nossas energias para o novo ano que começou!
E sejamos sinceros, precisaremos de toda a energia que temos disponíveis para que possamos fazer de 2017 o nosso ano de sucesso! Disso eu tenho certeza!
E falando em sinceridade...
Em tempos de redes sociais, o que mais vejo atualmente, são pessoas falando e escrevendo o que bem entendem e bem querem alegando o uso de total sinceridade na hora de se expressarem! Elas não estão sendo grosseiras ou rudes, estão apenas sendo sinceras!
Será mesmo!?
A sinceridade é um traço do caráter ou da personalidade do indivíduo. É uma virtude que se traduz em uma conduta franca, leal e verdadeira. Lembrando que a "sua verdade" também é uma percepção individual do mundo, ou seja, cada um tem a sua própria verdade e sobre isso não tem como discutir! A sua sinceridade sobre determinado assunto depende das suas experiências de vida e da sua percepção do mundo.
Se uma pessoa alega ser sincera, não necessariamente estará usando de ética ou consciência sistêmica coletiva, ou seja, ser sincero é dizer o que você realmente pensa sobre algo, mesmo sabendo que isso poderá trazer consequências, tanto positivas quanto negativas para você, dependendo do contexto e da sua intenção!
E nos tempos de hoje, estamos usando da sinceridade ou da falta de educação para nos expressarmos!?
Porque, na minha opinião, dá pra ser sincero, sem precisar ofender o outro!
Não é mesmo!?
Sinceridade para mim é ser honesto, verdadeiro e transparente comigo e com o próximo! É expressar a minha opinião, a minha verdade sem a necessidade nenhuma de criticar e de ofender o outro, e ainda assim conseguir deixar bem claro quais são as minhas ideias!
E por que eu usei o adjetivo honesto!?
Porque a honestidade é algo mais interno, mais profundo... significa incorporar a sua verdade pessoal e analisar com cuidado cada atitude e cada tomada de decisões em nossas vidas. Está intrinsecamente ligado à dignidade e honra. Requer que sejamos sinceros em nossas atitudes, coerentes com nossos pensamentos e sentimentos e que estejamos conectados com o senso ético, de justiça, de humanidade e de amor ao próximo!
A pessoa sincera é aquela criança que chama a tia de nariguda porque não pensa antes de expressar a sua opinião, mesmo ela sendo verdadeira. Mas a pessoa honesta... a pessoa honesta é empática! Ela pensa em cada palavra na hora de expressar a sua verdade e na dúvida, na ausência de ter algo bom para se falar, ela prefere se calar!
Então, sejamos mais honestos em nossa sinceridade! Que haja mais amor, respeito e tolerância em nossas palavras!
"Nada é mais complicado que a sinceridade!" (Luigi Pirandello)
As redes sociais encorajam algumas pessoas com posições extremas, a se sentirem mais confiantes a expressarem as suas opiniões. São pessoas que se dizem sinceras, mas que na verdade utilizam dessas ferramentas para agredir, humilhar e ofender o próximo! Fica então, a impressão de que, muitas vezes as palavras ultrapassam as intenções de quem as profere. O ser humano é a única espécie que sente "prazer" em punir os seus semelhantes. Um comportamento comum, mas ao mesmo tempo... bastante assustador!
E pensar que tem gente que impulsivamente ou não, gasta o seu precioso tempo se dedicando a criticar e a ofender outras pessoas! Muitas vezes gratuitamente e pelo simples "prazer" de prejudicar e constranger alguém para se sentirem melhores! E o pior, trazem esse comportamento ofensivo para o "mundo real"! Algumas pessoas perderam o filtro! O filtro do bom senso! E da educação!
"A sinceridade imprudente é uma espécie de nudez que nos torna indecentes e desprezíveis." (Marquês de Maricá)
Há uma necessidade interna enorme do "pseudo sincero" de se impor sobre os demais, como forma de esconder questões relacionadas a baixa autoestima. Uma maneira de compensar os seus fracassos, suas raivas, suas frustrações e suas impotências. De punir o mundo por ter lhe feito algum mal e assim conseguir uma falsa sensação de poder, de vitalidade e de alívio momentâneo das suas dores internas. Algumas pessoas tendem a se sentirem mais poderosas quando diminuem ou ofendem alguém! Muito triste...
Pessoas muito críticas, na maioria das vezes, são duras consigo mesmas e com os outros. Possuem dentro de si um vazio interior tão grande que acreditam piamente na impossibilidade de se achar algo de bom na sua vida! Quanto mais se autocriticam, quanto mais criticam os outros, maior o estrago que ela faz na imagem que tem de si mesma!
As ofensas batem de frente com a nossa autoimagem. Quanto maior a colisão com a nossa autoimagem, maior o "poder de fogo" da ofensa! Ou seja, quer "enfiar o dedo em nossa ferida", fale mal da gente! Venha de onde vier, a ofensa sempre atinge!
"A agressividade é uma forma de mascarar a uma fraqueza e continuará no topo comportamental da pessoa, quanto maior for a sua necessidade de atenção ou carência." (Rih Oliveira)
Os "pseudos sinceros" classificam e desqualificam pessoas na tentativa de impor o que desejam e no fundo convencer mais a si mesmo do que o outro sobre o seu "pseudo poder". Ele não está preocupado com a sua argumentação para mudar a opinião das outras pessoas através do seu conhecimento. Ele só quer agredir, impôr a sua fúria reprimida e suas manifestações de grosseria. Ele enxerga a sua personificação grosseira com a de uma pessoa sincera e autêntica.
Conquistas baseadas na agressão e na manipulação resultam em medo, insegurança, pena e desprezo. Não alcançam o devido respeito e admiração.
"Sinceridade, autenticidade e firmeza podem e devem ser expressadas com educação, respeito e elegância!"
Os insultos populares "conclamam" a opinião pública a se posicionar e tememos que os outros concordem com o que foi dito sobre a gente. Mas sem sombras de dúvidas, as ofensas que mais doem são as proferidas pelas pessoas que mais amamos! Pois abalam a imagem que construímos de nós junto a essas pessoas e nos torna desmerecedores desse amor, nos humilha, nos fere...
Mas, quando estamos seguros de quem somos e somos honestos com os nosso pensamentos e atitudes, não há necessidade de provar nada a ninguém! Não dê tanto valor à opinião alheia, ainda mais de pessoas que você não conheça! Os "pseudo sinceros" só querem te desencorajar a correr atrás dos seus sonhos e, principalmente querem "matar" o seu amor-próprio! Porque o amor-próprio deles... já nem existe mais.
Quando algo te magoar, vá até a raiz do problema! E busque recuperar a imagem real que você tem de si mesma! Autoconhecimento, autoconfiança, autoaceitação, autoestima, autoimagem... Com certeza, quem tem amor-próprio não se deixa atingir tão facilmente por comentários agressivos ou críticas maldosas.
Não permita que nenhum atrito mesquinho acabe o seu equilíbrio interior! Eu concordo que falar é mais fácil do que agir... mas não alimente os agressores e os seus devaneios, não se deixe abalar por provocações imaturas, não gaste sua energia e seu tempo com discussões que não levam a nada ou que servem somente para provar que alguém tem a razão. Não alimente a "fogueira das vaidades"! Controle o ímpeto de revidar e de se justificar. Demonstre sempre bom senso e prudência na vida. E use a sua força e a sua coragem se dedicando a ações construtivas e produtivas para o seu crescimento pessoal e profissional!
Há! E controle as sua palavras! Sempre diga menos do que gostaria. A maneira como se fala muitas vezes impressiona muito mais do que aquilo que se fala! Cuidado com o sentimento das pessoas. Se recuse a falar as faltas e fraquezas dos outros. Tenha como regra só falar algo que irá agregar positivamente na vida das pessoas!
Seja honesta em na sua sinceridade! Empatia pelos outros!
"O segredo para viver em paz com todos consiste na arte de compreender cada um segundo a sua individualidade!" (Frederico Luis Jahn)
E aí amorê!? Gostou do nossa conversa de hoje!?
Se ficou alguma dúvida estou aqui ên!?
Bjus mil.
Rih. :)
Gostou!? Curta e compartilhe! Siga as nossas redes sociais!
Profissional em Administração e Logística de Suprimentos
5 aAcabo de encontrar suas palavras e já estamos em 02 de novembro de 2019. Embora concorde plenamente com suas palavras, fico triste de perceber que elas poderiam ter sido escritas hoje. Não pelas palavras ou sentimentos da época que a levou a escrita e publicação, mas por perceber que nada mudou. Os ânimos menos exaltados, mas a intolerância e o desrespeito apenas escondidos aguardando nova oportunidade para serem vergonhosamente reapresentados.
Sales Representative II | Farmoquimica S/A
7 aMuito pertinente; as vezes confundimos, mais no fundo sabemos que estamos sendo grosseiros ao invés de sinceros.
Mentoria em Mindset e blogueira no site somostodasmarilyn.wordpress.com
7 aQue bom que vc gostou Thais! As palavras podem ferir tanto quanto uma arma! Precisamos ter muito cuidado... e muito obrigada por disponibilizar um tempinho seu para deixar um recadinho para mim! bjus e aproveita para conhecer o site somostodasmarilyn.wordpress.com
Estrategista de Marketing | Marketing digital | Martech | Dados | Performance | DEI | Gestão de Projetos | Gestão empresarial | Branding | ABM | Inteligência Artificial em mkt
7 aFalou tudo, "dá pra ser sincero, sem precisar ofender o outro!" Até o momento influencia... Precisamos antes de sinceros sermos empáticos, e inclusive deixar de falar algumas coisas e esperar um momento melhor.