Devo aceitar essa proposta?
Recebi essa pergunta recentemente, e achei pertinente trazer nesse artigo minha visão sobre a análise de novas propostas.
Você já se viu em um cenário de muita dúvida, incerteza ao receber uma nova oferta de trabalho? Se sentiu balançado, mas não tinha convicção de que era uma boa escolha?
Quero começar colocando um ponto: Mudanças envolvem riscos.
Algumas pessoas tem mais facilidade de lidar com mudanças, outras menos, é normal. Mas todas as escolhas que tomamos até hoje nos trouxeram até aqui. E até mesmo não escolher, é uma escolha (mesmo que outra pessoa tenha escolhido pra você e você de fato não foi protagonista).
Não existe uma fórmula mágica, sabe? Mas meu objetivo nesse artigo é te fazer refletir sobre pontos importantes em uma escolha tão importante como a de um trabalho. Para minimizar erros e te levar a decisões mais assertivas.
1) Desenvolva autoconhecimento - pode parecer óbvio, mas muitas pessoas não sabem o que estão buscando, e pra quem não sabe o que quer qualquer caminho serve, não é mesmo. Quando você não tem critérios bem definidos, pode ser movido por um salário legal por exemplo, mas se perguntar todos os dias porque ainda não se sente realizado.
2) Defina o que é inegociável pra você - Tendo como base suas vivências de carreira, valores pessoais, momento de carreira, e até o que gosta na empresa atual: do que você não abre mão?
3) Avalie perdas e ganhos - O que você ganha e o que você perde se aceitar essa proposta? E se não aceitar? Cabe aqui ganhos/perdas de qualquer natureza (aspectos tangíveis como salário ou intangíveis como autonomia). Coloque suas reflexões no papel.
4) Tenha clareza do seu alvo no futuro - Você sabe onde quer chegar? Esse objetivo é claro pra você? Depois de ter clareza sobre isso, se pergunte: essa proposta me aproxima ou me afasta desse objetivo?
5) Liste quais serão seus aprendizados nessa oportunidade - Sua carreira está sendo construída. Os aprendizados que terá nesse papel irão gerar valor para sua carreira? São demandados pelo mercado? Você seria um profissional com ainda mais empregabilidade com esse novo conhecimento ou desafio em sua bagagem?
6) Avalie a cultura e os valores da empresa - Pesquise a fundo sobre essa empresa. Conversa com pessoas que trabalham lá, se possível. Entre nas páginas da empresa nas redes sociais, veja as avaliações de funcionários no Glassdoor. A remuneração é sim um fator importante, mas se o ambiente não for saudável e compatível com os seus valores, pode levar a um desgaste emocional e frustração.
Recomendados pelo LinkedIn
Espero que esses pontos te ajudem e saiba que há 3 meses de finalizar o ano, você ainda pode receber novas propostas!!!
Se você quer fazer um movimento em sua carreira ainda em 2022 e atrair boas oportunidades, eu posso te ajudar!
✅ Quer mudar de emprego ou fazer sua transição de carreira para a área de TI? Clique aqui
Quem é Natália Aguiar?
Natália Aguiar é profissional de RH, especialista em recrutamento e seleção na área de tecnologia.
Atualmente, atua em uma multinacional de TI, como Tech Recruiter e soma mais de 8 anos de experiência na área de RH.
Também atua como Mentora de Carreira, com foco em carreiras em TI.
Software Developer | Analista de Sistemas | Programador LSP | SQL | PL/SQL Oracle | Python | LSP | Data Science | Data Analytics | ERP Sapiens | ERP Sapiens - Gestão Empresarial | ERP Sapiens - Gestão de Pessoas
2 aO artigo ficou muito bom Natália Aguiar!