Dez minutos por dia para cuidar da Marca Pessoal no LinkedIn
Há pelo menos uma década, o LinkedIn adiciona recursos que nos ajudam a trabalhar melhor o posicionamento profissional, porém, muita gente ainda não aproveita o melhor dessa ferramenta. Algumas pessoas ainda estão presas à mentalidade cansada de “LinkedIn é a rede social onde você vai para procurar emprego”, e só comunicam no LinkedIn quando recebem uma promoção no emprego, uma mudança de empresa, um curso que estão fazendo ou simplesmente para olhar a timeline e aprovar (ou reprovar) contatos. Durante as reuniões de mentoria com meus clientes, muitas vezes me perguntam:
“Com que frequência devo interagir no LinkedIn?”
Aqui está uma sugestão sobre o que você deve fazer periodicamente no LinkedIn para construir sua marca pessoal e avançar em sua carreira.
A melhor maneira de maximizar o valor do LinkedIn é adquirir o hábito de interagir com a plataforma todos os dias. E antes pensar: “Mas quem tem tempo para isso?” considere o seguinte: você só precisa investir dez minutos ou menos no LinkedIn para concluir essas atividades, desde que as conclua regularmente.
1. Atualize seu status.
“Longe dos olhos, longe do coração” se aplica ao seu status: se você estiver invisível no LinkedIn, seu nome não virá à memória quando sua rede precisar de você. Caso você não saiba o que postar, escolha algum tema que responda “sim” a esta pergunta:
Isso será valioso para meu público-alvo?
Você pode algo como uma dica que aprendeu hoje ou uma estatística surpreendente que viu em algum lugar ou um link para um artigo ou blog que seu público achará útil, sempre vinculado a tópicos relacionados à sua marca pessoal. Talvez você pense que não tem nada a dizer todos os dias – mas provavelmente encontrará novos conteúdos valiosos sempre que visitar sites ou participar de reuniões.
2. Aceite solicitações de conexão.
Reserve algum tempo todos os dias para aceitar solicitações de pessoas que você gostaria de incluir ou “ignorar” as que você não deseja. Caso você não tenha certeza se aceita ou ignora, estabeleça seus critérios. Você pode estabelecer critérios como “eles trabalham na minha área” ou “estamos no mesmo grupo do LinkedIn” ou “o perfil deles está completo e atualizado e parece legítimo”.
3. Reconheça as conexões.
Se você ajustar suas configurações, receberá notificações por e-mail quando algo estiver acontecendo com pessoas em sua rede. Isso inclui aniversários, mudanças de emprego e aniversários de trabalho. Como isso está acontecendo em tempo real, você deseja entrar em contato com seus contatos imediatamente para enviar alguma mensagem. Se você receber essas notificações como e-mails diários, isso o ajudará a adquirir o hábito de enviar agradecimentos todos os dias. Não levará muito tempo e terá um impacto na sua capacidade de nutrir sua rede.
Estabeleça um limite de tempo para essas atividades diárias no LinkedIn. Tenho certeza de que você pode fazer tudo isso em dez minutos por dia. Para criar o hábito e aproveitar ao máximo seus dez minutos:
Defina uma hora específica do dia. Assim como a maioria dos nossos hábitos, quando eles se alinham com um horário específico do dia ou outro evento, fica mais fácil executá-los e é mais provável que isso aconteça. Assim como você escova os dentes logo depois de acordar todas as manhãs, programar seu hábito no LinkedIn para o mesmo horário todos os dias aumentará a probabilidade de isso acontecer.
Para aproveitar ao máximo o LinkedIn, aqui estão quatro coisas que você deve fazer todas as semanas. Sugiro que você reserve um dia e horário específico para fazer isso. Você não precisa reservar muito tempo, basta criar um hábito.
4. Revise o que está acontecendo em seus grupos.
Quando você deseja saber o que se passa na mente dos tomadores de decisão em sua área, os grupos são um ótimo lugar para começar.
5. Responda às mensagens.
Você é notificado por e-mail quando alguém lhe envia uma mensagem no LinkedIn, mas você deveria ir direto para a mensagem? Provavelmente não. Guarde-os e acesse-os uma vez por semana.
Recomendados pelo LinkedIn
6. Confira quem viu seu perfil.
Ao olhar a página inicial, você pode ver um instantâneo do seu perfil na coluna esquerda da tela. Logo abaixo do título, você pode ver “quem viu seu perfil”. Se suas configurações de privacidade não estiverem definidas para “modo privado”, o LinkedIn mostrará um subconjunto das pessoas que visitaram seu perfil durante os 90 dias anteriores. Isto é importante porque ajuda a determinar se você está atraindo as pessoas certas – os tomadores de decisão e influenciadores que podem ajudá-lo a expandir seu sucesso. Uma marca de sucesso não significa ser notada por todos. Trata-se de ser notado pelas pessoas certas. Ao verificar isso mensalmente, você começa a ter uma ideia do verdadeiro impacto de suas atividades.
7. Meça sua atividade.
Você gasta tempo atualizando sua rede e postando artigos, mas eles estão funcionando para você? Ao clicar em “visualizações de sua postagem” em seu perfil, na coluna esquerda da página inicial do LinkedIn, você é levado a uma página que mostra o impacto de suas comunicações. Se estiver usando o recurso de artigo do LinkedIn, você pode verificar as estatísticas de seus artigos. Você pode fazer o mesmo com suas atualizações. Ele mostra o número de visualizações, curtidas e comentários. Ao clicar no número de visualizações, você obtém informações valiosas sobre o impacto de suas comunicações. Existem três dados principais que você recebe sobre os espectadores: em que empresa eles trabalham, qual é o cargo e onde estão localizados. Ao visualizar isso, pergunte-se: estou atraindo as pessoas certas para o meu perfil? Em seguida, ajuste suas comunicações (tanto o conteúdo quanto os grupos nos quais você posta) de acordo.
O LinkedIn é uma ferramenta poderosa de desenvolvimento de carreira quando você tem uma estratégia de quando e como usá-lo.
Para realmente construir e nutrir sua rede, você precisa interagir com os contatos. Lembre-se, o LinkedIn é uma plataforma valiosa, mas não é como o seu próprio site ou banco de dados de conexões. Para ter certeza de que você sempre terá acesso aos contatos mais recentes em seu perfil e à sua lista completa de conexões, revise seus contatos periodicamente.
8. Atualize sua foto.
Mude sua foto periodicamente para atualizar sua imagem. Você pode ter mudado seu estilo de cabelo ou adotado um estilo mais casual de negócios – ou é apenas hora de uma nova foto. E lembre-se, as melhores fotos de rosto para o LinkedIn são cortadas para que 80% da imagem seja o seu rosto. O objetivo da sua foto é que alguém consiga identificá-lo.
9. Revise seu Sobre.
Revise seu Sobre e refine-o conforme apropriado. Talvez você tenha uma nova função para acrescentar ou um prêmio que recebeu. Certifique-se de que seja autêntico e ao mesmo tempo ambicioso – mostrando que você está pronto para a próxima função que deseja ocupar. Seu resumo é o lugar onde você conta sua história. Torne o seu atraente e atual.
10. Registre realizações.
O LinkedIn permite que você documente suas realizações nas seguintes áreas:
Certificações | Cursos | Honras e prêmios | línguas | Projetos | Publicações
Pense em todas as suas realizações do ano passado que se enquadram nessas categorias e adicione-as conforme apropriado. Faça o mesmo para qualquer diploma que você tenha obtido na seção Educação do seu perfil. Ao escolher sua escola na lista do LinkedIn, o logotipo da universidade aparecerá em seu perfil e você será adicionado à lista de ex-alunos. Isso o ajudará a aproveitar ao máximo o networking de ex-alunos.
Esses hábitos no LinkedIn expandirão a visibilidade e o valor da sua marca pessoal. Anote na sua agenda dez minutos por dia para dedicar-se a você.
Isso faz sentido para você?
Luciane Bemfica é jornalista, especialista em Personal Branding.
Para saber mais sobre a mentoria profissional para Marca Pessoal e Comunicação de Impacto: contato@lucianebemfica.com
Para acessar o site: www.lucianebemfica.com
Instagram: @lubemfica