Seu perfil no LinkedIn realmente te representa?
Por que você está nas redes sociais?
Todos os dias durante incontáveis vezes checamos nossos celulares. Vivemos completamente envolvidos em mensagens, feed, stories, mas ainda assim é comum se sentir invisível para aqueles que precisam te conhecer.
Em meio a dicas fitness, receitas dos mais diversos tipos, memes, frases motivacionais e novas conexões, quase não percebemos a hora passar. Mas no LinkedIn é diferente.
Nessa, que é a maior rede social profissional do mundo, ninguém está a passeio, "matando tempo", mas sim, INVESTINDO tempo, absorvendo conhecimentos compartilhados e construindo relações profissionais.
Mesmo que você não seja alguém extremamente ligado em redes sociais, é bem provável que faça parte ao menos de uma. Quanto tempo você se dedica a ela(s) diariamente?
Todos os dias influenciamos e somos influenciados por meio delas. Mais de 90% dos recrutadores buscam candidatos no LinkedIn. Frequentemente a vaga nem é anunciada, eles apenas entram em contato com quem PARECE (no LinkedIn) estar preparado para essa posição.
Afinal de contas, queremos (e precisamos) nos comunicar, nos relacionar, nos conectar, nos informar e nos entreter.
Certo? Pois bem!
E se a cada dia ganhamos um novo seguidor, contamos um pedaço da nossa história, aprendemos coisas sobre um assunto que nos interessa e compartilhamos um pouco das nossas conquistas pessoais, por que não incorporar esse maravilhoso universo virtual à nossa vida profissional?
Aí você pode responder:
“Ah, mas eu já faço isso, tenho um perfil lá no LinkedIn há anos.”
Então agora pense:
1) Há quanto tempo você não atualiza o seu perfil no LinkedIn?
2) Qual foi a última vez que fez uma publicação relacionada com as suas habilidades e pontos fortes?
Recomendados pelo LinkedIn
3) Se alguém parar para ler seu perfil agora, terá uma ideia clara sobre a sua trajetória profissional e sobre quem você é?
4) Você deixa claro no seu perfil QUEM você ajuda e COMO ajuda?
Se ao refletir sobre as questões acima você se deu conta de que não visita seu LinkedIn há um tempo considerável, e se chegou até esse ponto da leitura sem se convencer da importância de usar essa rede social de forma estratégica e inteligente, aqui vão informações valiosas que poderão ser a virada de chave que sua mente está precisando:
§ O LinkedIn é a maior rede de relacionamentos profissionais e de negócios do mundo;
§ A plataforma já tem mais de 800 milhões de usuários, dos quais, mais de 50 milhões são perfis brasileiros;
§ De acordo com um relatório da própria rede social, a cada semana mais de 100 mil novos perfis são abertos só aqui no Brasil.
Impactante, não acha?
Já vai longe o tempo em que currículos eram impressos e entregues nas portarias ou recepções das empresas.
Principalmente após a pandemia, com o home office deixando de ser opção de um futuro distante e se tornando uma realidade para profissionais e empresas, ter um perfil no LinkedIn é a oportunidade de aumentar a visibilidade de suas qualificações.
Mas essa rede social não se limita a isso.
Com ela você pode se aproximar de colegas do mesmo nicho, construir networking com profissionais que admira, estabelecer conexões com referências de sua área, encontrar novas oportunidades e até mesmo potencializar um negócio.
Saiba que enquanto você lê este artigo, existem diversos recrutadores procurando candidatos que reúnam as habilidades que você tem para uma vaga que pode ser a dos seus sonhos.
E não basta fazer copia do currículo. É preciso trazer um posicionamento adequado e estratégico para ser atrativo, otimizando seu perfil com as palavras-chave certas, com quem entende de marketing pessoal.
Mas a dúvida é: será que esses recrutadores (ou líderes) conseguirão te encontrar?
E caso sua resposta seja sim, eles vão ter a percepção real sobre quem é você e como pode trazer resultados e contribuir?
Se sentiu que está pronto para dar esse passo, e deseja ajuda para acelerar essa jornada, agende um diagnóstico com um de nossos consultores pelo falecom@vcontent.com.br