Diário de recrutamento

Diário de recrutamento

Esses dias aconteceu algo triste em nosso recrutamento e seleção que nos exigiu reflexão, empatia e muita inteligência emocional.


Na Liberi Consultoria e Treinamentos fazemos o recrutamento e seleção para algumas empresas que são nossas parceiras! E estávamos realizando o processo seletivo de uma vaga para área de expedição.


Eis que, dentre inúmeras ligações telefônicas e entrevistas presenciais, um dos candidatos não selecionados para as próximas etapas não gostou da devolutiva que recebeu.


Até aí, tudo bem. Até porque, quem gosta de receber uma devolutiva negativa, não é mesmo? E, pensando que esse é sempre um processo doloroso para o candidato, temos o maior cuidado para fazer com que a experiência dele seja a melhor possível com a gente! Afinal, não é possível aprovar todas as pessoas, normalmente muitas delas vão receber respostas negativas e fazemos isso sempre com muito carinho e cuidado!


Enfim que recebemos um e-mail do candidato menosprezando completamente a vaga com afirmações como:

"...levar galão de tinta fuleira até os clientes..."
" ...tanto bla bla bla pra carregar uma lata..."

e ficamos muito tristes. Por vários motivos:

- TODOS os cargos são importantes dentro de uma organização, não existe um setor sem o outro, não existe um maior que o outro. Cada pessoa tem a sua responsabilidade e a sua importância.

- Olhar apenas para o cargo é um erro - é preciso avaliar a empresa, entrar em um cargo com uma responsabilidade menor pode ser uma oportunidade para crescer e se desenvolver dentro da empresa mostrando o seu potencial. Quando você menospreza uma vaga, menospreza também uma oportunidade.

- Nos dedicamos muito para criar a melhor experiência possível para o candidato e quando não conseguimos fazer isso, é tristeza na certa!


Como boas psicólogas que somos, buscamos fazer o exercício da empatia o tempo todo. É claro que essa pessoa pode ter enviando essa mensagem em um momento de impulsividade. Pode estar passando por tantas coisas difíceis em sua vida que essa resposta foi uma gota d'água em um balde quase transbordando. Tantas possibilidades passam na vida de alguém que não temos ideia.


Mas, como a única coisa que eu sei é da experiência que EU tive, posso dizer que reviramos nosso processo do início ao fim para pensar se podíamos ter feito algo diferente para que ele não tivesse esse sentimento e melhorar nas próximas. Cremos que fizemos tudo que nos foi possível e que algumas coisas não vamos poder evitar.


Ficamos aqui na torcida para que essa batalha da luta pelo emprego seja promissora para todos que passam por nós e que os nossos processos seletivos sejam bem mais que apenas uma entrevista, sejam uma experiência transformadora para as pessoas!


E fica aqui também nosso abraço para os amigos recrutadores que também passam por esse tipo de tristeza como nós, mas que fazem parte da caminhada! Resta a nós estarmos em dia com as nossas habilidades de inteligência emocional e empatia, não é mesmo? rsrs


Até logo!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos