Diário do Emagrecimento
E a balança subiu sem que tenhamos percebido, provando que comprometidos estamos mesmo com a DISTRAÇÃO e a mesma nos modelando foi ao longo do tempo.
Com o susto desse DESPERTAR, questionamos onde estará o culpado, metabolismo lento? Culpa da Tireóide ? Idade? Depressão? Como sair dela? Ansiedade? Eu? Imagine!!!
Percebemos os empecilhos e armadilhas, hormônios, neurotransmissores cerebrais, microbiota intestinal, cobranças sociais, familiar, excesso de trabalho, tempo escasso e todas as conspirações contra um peso saudável e quê fazer???
Fases distintas e relevantes fazem parte desse processo que se inicia ao perceber que algumas coisas mudaram, que as roupas não servem mais e a autoestima, essa, perdeu-se com a saúde que dá sinais de não ser a mesma. Após essa percepção e diversas sensações, vem a busca pelo "milagre" e a corrida em busca da melhor "dieta", a grande salvadora.
E todas são feitas: a metabólica, a termogênica, a do abdômen, mediterrânea, da lua, da sopa, das calorias, do jejum intermitente, a do amigo que não falta.
Com sucesso parcial e temporário e em busca de algo mais e na esperança ainda daquele milagre, pensa-se na ajuda de um médico.
E momento tão triste ocorre quando o profissional que se buscou para o tal milagre se explica dizendo que não se trata apenas de excesso de peso, de um simples emagrecimento, mas sim de uma doença e, pior ainda, crônica e recidivante (reaparecimento de uma doença após convalescido de um primeiro acometimento). Terei que tratar para sempre?
Que decepção! Partiremos para outro médico, que poderá sim entender o problema de maneira mais amena; nada de doença; nada de riscos à saúde; nada de complicações; afinal, emagrecimento é apenas e simplesmente emagrecimento.
Ir a outro profissional para mais exames laboratoriais, para quê? Anemia, colesterol alto, triglicerídeos, glicemia alterada, não pode ser, não é isso que se busca!
Mais uma dieta, dessa vez a dieta da moda atualizada, dará certo! Alguns dias e o efeito platô aparece, não há mais perda de peso, agora sim, outro médico.
Desta vez são exames de imagens. Imagens? Apenas para o emagrecimento? E o resultado: esteatose hepática acentuada.
Busca por leitura, conclusões precipitadas e até mesmo diagnóstico virtual, enzimas hepáticas nas alturas, será esteato hepatite, um dia cirrose? Glicemia de jejum alterada, será pré diabetes, um dia Diabetes?
Recomendados pelo LinkedIn
Dois caminhos, persistir ou desistir. Persistir, pois, merecemos resultados.
Diante da complexidade do quadro e a reunião de todas essas alterações, por evidente, que tudo começa a mudar, principalmente o pensamento de que o emagrecimento é algo que envolve muito mais, envolte profissionais que podem diagnosticar, tratar, acompanhar.
Emagrecer não é apenas eliminar peso na balança, mas conquistar hábitos de vida permanentes, educar-se na alimentação e na prática de exercício físico, combatendo e tratando as doenças associadas e a fome hedônica.
É um esforço conjugado que envolve muitos comportamentos e hábitos que se interligam no nosso cotidiano.
É conscientização da necessidade do tratar hoje para sempre. Do controle mental e emocional, do descobrir o poder do querer e alimenta-lo diariamente com bons propósitos.
É como habituar-se à prática do bem e do justo com o nosso organismo, que vai agradecer e nos proporcionar uma vida mais longa e saudável, com qualidade, vigor e resistência, com querer e consciência.