Dia do Jornalista

Dia do Jornalista

Parafraseando o filme: ‘Orgulho e preconceito’

Hoje é Dia do Jornalista! A data é comemorada (se podemos dizer assim) anualmente desde 1931. No meu caso posso dizer que este ano, em especial, estou orgulhosa da carreira que escolhi há mais de duas décadas. E olha que nesse meio tempo hesitei ‘muitas’ vezes! Ora por questionar minha vocação, ora por sentir o desgaste físico, financeiro e emocional da profissão, ora por entrar no coro que julga todo profissional e veículo como parte da ‘imprensa marrom’. Erro grave! Pois bem, há 3 anos decidi empreender. Estava cansada da rotina, da remuneração e principalmente do retorno que o trabalho me dava enquanto profissional e cidadã. Amadureci e entendi: não vamos mesmo mudar o mundo!

Meu sentimento em relação à escolha que fiz em 1993 mudou este ano porque senti saudades. O empreendedorismo traz muitos desafios, especialmente neste país, mas também muitas conquistas. Sinto-me parte da mola propulsora da economia [uma parte mínima, ok!]. O problema é que sempre falta algo. Acompanhar o desenrolar do novelo de corrupção que se criou no Brasil me fez querer fazer parte disso. Senti uma imensa vontade de voltar às redações para integrar o trabalho investigativo. O emaranhado de contradições é grande, mas a verdade está em algum lugar e, nós, jornalistas honestos, temos papel crucial nesta hora. [Entendi, era este o sentimento que faltava!]. Quando o ‘Quarto Poder’ exerce seu papel com ética e responsabilidade, unindo esforços com as instituições sérias deste país, o resultado é fenomenal. Sim, existem instituições sérias e jornalistas idôneos! O inverso também é verdadeiro, afinal somos todos seres humanos. Mas também tem muita teoria da conspiração, cuidado!

Trocando em miúdos, o fato é que estou com saudades de ser jornalista, com saudades de trabalhar na área política e, principalmente, estou com inveja de vocês, repórteres e editores que estão fazendo parte deste momento histórico, ímpar do Brasil. Sem juízo de valor, pois tenho amigos de todas as vertentes e bem sabemos que a lama está espalhada por todos os lados, digo apenas que sim, podemos mudar o mundo, começando por mudar nossos próprios conceitos. Parabéns a todos os colegas jornalistas! Que mudem as ferramentas e tecnologias, mas vocês continuem firmes nos seus propósitos com a garantia da liberdade de expressão!

Boa Tarde Danielle. Eu gostaria de lhe deixar uma sugestão de pauta. Se isto for possível, para qual endereço de email poderia enviar detalhes? Obrigado

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Danielle Fuchs

  • Jornalismo em cheque

    Jornalismo em cheque

    Toda carreira tem seus altos e baixos e, hoje, celebra-se uma das profissões mais desafiadas e desafiadoras da…

    1 comentário
  • Venda certo com conteúdo relevante

    Venda certo com conteúdo relevante

    O ano mal começou e já está agitado, o que sugere um 2019 mais lucrativo para o empresariado. Contudo, a premissa será…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos