Dia Internacional da Biodiversidade: restaurar para preservar

Dia Internacional da Biodiversidade: restaurar para preservar

Biodiversidade é o conceito que resume a riqueza e a variedade do mundo natural. O termo engloba as diversas formas de vida animal e vegetal, além de estar presente em diferentes ecossistemas: terrestre, marítimo e demais âmbitos ecológicos. Devido a sua importância para o planeta, o tema marca 22 de maio como o Dia Internacional da Biodiversidade e, a cada ano, cresce a necessidade de se preservar a diversidade biológica e buscar alternativas para combater os riscos que a ameaçam.

Quer saber mais sobre a data e a importância de preservar a biodiversidade? Continue lendo!

Veja mais - Vida marinha: os impactos do tratamento de efluentes para a biodiversidade

Dia Internacional da Biodiversidade

A data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da biodiversidade e sobre a preservação deste bem em todos os seus ecossistemas. Este marco anual busca refletir, também, sobre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que buscam contribuir com o fim da pobreza, a promoção da luta contra as desigualdades e o combate às alterações climáticas até 2030.

Importância da diversidade biológica

A biodiversidade está presente em tudo o que há no planeta, pois é ela quem garante o equilíbrio biológico. A ONU alerta que cerca de 25% de espécies animais e vegetais do mundo estão ameaçadas de extinção nas próximas décadas e, quanto mais esse desequilíbrio cresce, mais pode afetar a saúde pública, por exemplo. A ciência explica que, quando há destruição de um ecossistema sem a devida restauração do local, o surgimento de doenças se torna mais fácil e pode acarretar perdas naturais e sociais.

A partir do equilíbrio biológico do ambiente, há a estabilidade no período de chuvas, as cheias dos rios, a rica diversidade de fauna e flora, a limpeza do ar e das águas, a redução de alagamentos e da poluição visual e sonora.

Riscos que ameaçam a biodiversidade

Entre os riscos que afetam a diversidade biológica, estão:

  • Desmatamento;
  • Esgoto doméstico;
  • Extinção;
  • Expansão urbana e industrial;
  • Poluição visual, hídrica, sonora e ambiental;
  • Uso excessivo de recursos naturais.

Alternativas para a preservação da diversidade biológica

A biodiversidade apresenta ao planeta diversas especificações de animais e vegetais, com uma estimativa de ter, ao todo, entre 10 e 50 milhões de espécies, contudo, apenas 1,5 milhão foram classificadas. Destas, a WWF Brasil indica que o Brasil possui aproximadamente 20% delas em seu território, com a Amazônia como principal berço natural para a fauna e a flora mundial.

Para que esta diversidade cresça cada vez mais, é preciso preservar. Restaurar. Proteger. Equilibrar. Os especialistas indicam algumas alternativas para seguir tais preceitos em relação ao equilíbrio biológico, como o reflorestamento, a restauração dos ciclos hidrológicos naturais, a revegetação, o gerenciamento de resíduos sólidos e o tratamento de efluentes.

Tratamento de efluentes pela MR Soluções Ambientais

Aqui, na MR Soluções Ambientais, o gerenciamento de efluentes busca atender aos enquadramentos ambientais propostos pelos órgãos municipais, estaduais e federais, e à necessidade das empresas. O processo, realizado em 7 etapas, alinha modernidade e tecnologia com o intuito de atender a uma população de, aproximadamente, 60 mil habitantes com o tratamento de efluentes na sede em Paulista, Pernambuco.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos